5 alimentos que ajudam a destoxificar o organismo

24 de out. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

A destoxificação acontece no organismo o tempo todo, enquanto transpiramos e eliminamos toxinas pela urina ou pelas fezes. Porém, com a alta exposição que temos atualmente a poluentes ambientais, a produtos químicos e aos aditivos artificiais de alimentos industrializados, deixamos nosso corpo sobrecarregado e por isso se torna fundamental destoxificar o organismo.

O excesso de toxinas pode levar à alteração da permeabilidade intestinal, diminuição na absorção de nutrientes e  consequentemente ao cansaço e exaustão. Para quem pratica atividade física, destoxificar o organismo e cuidar do sistema antioxidante do organismo são tarefas fundamentais para aumentar o rendimento ou pelo menos ter mais disposição para treinar e manter as tarefas diárias.

Ao fazer uma alimentação com caráter destoxificante, ajudamos nosso corpo a eliminar esses elementos tóxicos.

Conheça agora 5 alimentos que ajudam a destoxificar o organismo

Colaboração especial da nutricionista Camila Laranja

1# Cúrcuma

Também é conhecido como açafrão da terra, é rico em curcumina, que tem um grande efeito antioxidante e antiinflamatório. Pode ser usada para temperar carnes, peixes ou frango. Vai bem também em sopas e algumas pessoas gostam de colocá-la como ingrediente em sucos destoxificantes.

2# Alecrim

É uma erva rica em carnosol e ácido carnosoico. Tem atividade antiinflamatória e ajuda no processo de destoxificação. Pode ser usada para temperar peixes, carnes e em legumes assados. Também pode ser consumida na forma de chá, que é um bom meio para extrair seus compostos antioxidantes.

3# Chá verde

É rico em catequinas e além dos efeitos comuns na destoxificação pode ter efeito em inibir a progressão da carcinogenese. Pode ser tomado em forma de chá, quente ou gelado.

4# Alho

O alho apresenta uma variedade de compostos enxofrados, inibe a ação mutagênica de alguns carcinógenos e auxilia na destoxificação. Pode ser consumido cru em patês para aumentar a sua biodisponibilidade.

5# Couve

Faz parte da família das brássicas, assim como o brócolis, couve manteiga, couve-flor, o rabanete e etc. Esses alimentos podem prevenir alguns tipos de câncer induzidos por xenobióticos (substâncias tóxicas estranhas ao organismo), inibindo enzimas de fase I de destoxificação e acelerando enzimas de fase II.

Para manter os benefícios, o ideal é consumir a couve crua, batida em sucos ou em forma de salada.

5 alimentos que ajudam a destoxificar o organismo

Bônus: Receitas de alimentos que ajudam a destoxificar o organismo

Criadas, testadas e aprovadas por Camila Laranja, especialista em nutrição funcional

1# Suco de Limão + Alecrim + maçã + Chá verde

Bata no liquidificador o suco de 1 limão + 1 colher de chá de alecrim + ½ maçã + 1 xícara de chá verde gelado

2# Suco de Couve + laranja + linhaça + limão

Bata no liquidificador ½ folha de couve + ½ laranja sem casca + 1 collher de sopa de linhaça + ½ limão + água a gosto.

3# Creme de couve-flor com brócolis

Receitas e 5 alimentos que ajudam a destoxificar o organismo

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de couve-flor
– 1 xícara de chá de brócolis
– 1 dente de alho
– ½ cebola pequena
– Azeite de oliva extra virgem
– Pimenta do reino a gosto
– Sementes de mostarda a gosto

Modo de preparo:

Refogue a couve-flor e o brócolis com alho e cebola e no processador ou no mixer triture até virar um creme. Finalize com sal marinho integral, bastante pimenta do reino, azeite de oliva e sementes de mostarda. Essa receita também fica ótima se você acrescentar a farofinha de amendoim antes de servir!

4# Farofa de amêndoas

5 alimentos que ajudam a destoxificar o organismo

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de quinoa em grãos
– 1/2 xícara de chá de farelo de aveia
– 1/2 xícara de chá de amêndoas trituradas em pedaços médios ou em lascas
– 3 colheres de sopa de linhaça
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
– 4 colheres de sopa de água
– Cúrcuma, sal, pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Coloque as amêndoas em uma frigideira untada com um pouco de azeite e mexa suavemente por cerca de 10 minutos com cuidado para não queimar. Acrescente todos os outros ingredientes, exceto a água e mexa por mais 5 minutos. Por último, coloque a água e mexa por cerca de 10 minutos ou até que a quinoa fique crocante.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.