Bem-Estar Pessoal

Conheça 5 motivos para fazer pilates

13 de jul. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Atividades físicas e esportivas para perder peso, definir a musculatura e modelar o corpo não faltam para escolher. Mas você já pensou em fazer pilates para, além de obter todos esses benefícios, também melhorar sua qualidade de vida e bem-estar?

O pilates é uma técnica de condicionamento físico e mental, com base em alongamentos e exercícios de força, resistência e flexibilidade, todos de baixo impacto, ideais para pessoas de qualquer idade e em todos os níveis de condicionamento físico.

Para tirar todas as dúvidas sobre esse método e você descobrir se ele se encaixa em seuperfil, a seguir vamos listar e explicar 5 motivos pelos quais pode deve apostar no pilates para levar uma vida mais leve e saudável. Confira:

Os benefícios de fazer pilates

  1. Corrige e melhora a postura

Você sofre por ficar diariamente horas sentado em frente ao computador e isso lhe causa diversas dores nas costas? Na maioria dos casos, isso ocorre devido à má postura.

Corrigir esse problema é um dos principais benefícios de fazer pilates. Os exercícios de alongamento e de fortalecimento são focados no “core”, o conjunto de músculos centrais do corpo, responsáveis pela adequação da postura, e ajudam a realinhar a coluna vertebral, melhorando rapidamente a postura de seus praticantes.

Quando bem trabalhada e estimulada, a musculatura da região pélvica e lombar mantém a estabilidade da coluna e também dão suporte aos quadris, aliviando dores nas costas e proporcionando a postura ideal, mais ereta e altiva, contribuindo para movimentos corporais mais elegantes e harmoniosos.

  1. Fortalece os músculos e aumenta aspectos como força e resistência

O fortalecimento muscular global e o correto alongamento dos músculos do “core” melhora diversos aspectos essenciais, como força, resistência, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e elasticidade, sem provocar aumento excessivo de massa magra.

Isso ocorre porque as séries de exercícios e de alongamentos realizados durante as aulas de pilates contribuem para a tonificação dos músculos das costas, abdômen, pelve e quadris, região considerada o centro gravitacional do corpo humano e que dá estabilidade aos movimentos.

Todo exercício praticado regularmente também ajuda a perder peso e diminuir o percentual de gordura localizada. Com o pilates não é diferente! E pode ser ainda melhor se esse método estiver associado a algum tipo de exercício aeróbico para promover a queima calórica ainda mais rápida.

  1. Diminui o estresse

Como dissemos anteriormente, o pilates é uma técnica de condicionamento físico e também mental. Para realizar esses exercícios, respirar corretamente é fundamental para relaxar, aliviar dores e tensões osteomusculares e energizar corpo por completo.

Além disso, o controle mental exigido durante essa prática faz com que seus adeptos desenvolvam uma melhor capacidade de controlar seu próprio corpo, sobretudo as atividades cerebrais, diminuindo aspectos nocivos à saúde humana, como o estresse e a ansiedade.

Aprimorar o controle das emoções também contribui para lidar melhor com situações cotidianas adversas, como pressões profissionais ou acadêmicas, por exemplo, garantindo tranquilidade e serenidade para tomar decisões difíceis ou resolver problemas.

  1. Melhora a qualidade do sono

Considerado um problema de saúde pública, dormir bem é importante para a qualidade de vida de pessoas de todas as idades. E quem pratica pilates com frequência percebe rapidamente essa mudança, com noites mais tranquilas, bem-dormidas e relaxantes.

O equilíbrio entre o corpo e a mente proporcionado por essa prática milenar reduz consideravelmente sintomas prejudiciais ao sono e ao bem-estar, como dores crônicas, tensões e estresse que são somatizados durante todo o dia.

O alongamento dos músculos e o fortalecimento da musculatura do tronco obtido com o pilates ajuda a regular e melhorar a qualidade do sono, acabando ou diminuindo com seus distúrbios, como ronco, apneia e a insônia, problemas enfrentados por mais de 60% dos brasileiros.

Para se ter ideia, mais da metade da população brasileira adulta sofre de ronco (54%), principalmente as pessoas obesas, idosos e mulheres na pós-menopausa. Em cerca de 70% dos casos, esse não é um problema sério.

Entretanto, em 30% deles isso pode se tornar algo sério, evoluindo para a apneia do sono, condição na qual o indivíduo para de respirar consecutivamente por mais de 10 segundos enquanto dorme. Além disso, mais de 15 milhões de pessoas — cerca de 7,5% da população brasileira — faz uso de medicamentos para dormir.

  1. Ajuda na prevenção da osteoporose

Três em cada quatro mulheres brasileiras, sobretudo as que estão na fase da pós-menopausa, na faixa etária de mais de 50 anos, sofrem com perda acentuada de massa óssea, a famigerada osteoporose, distúrbio que diminui a absorção de minerais e cálcio pelo organismo e enfraquece os ossos.

Mas isso não acontece apenas com as mulheres. Pessoas idosas, acima dos 60 anos, e homens adultos, a partir da adolescência, também podem desenvolver a doença em decorrência de uma dieta pobre em vitaminas e da falta da prática de atividades físicas regulares.

Por ser uma doença silenciosa, a osteoporose começa a agir bem mais cedo, por volta dos 30 anos, mas como seus sintomas são praticamente imperceptíveis, pouca importância se dá para o problema, que se intensifica com o passar dos anos.

A fraqueza dos ossos ocorre especialmente na região do “core”, em locais como quadril e na coluna, e também nos ossos dos membros inferiores, uma das principais causas de quedas em idosos.

E o pilates, justamente por atuar no fortalecimento dos músculos dessas regiões e prezar pela boa postura e o equilíbrio, ajuda na prevenção e a diminuir as consequências dessa doença, como os riscos de quedas ou de fraturas ósseas repentinas em decorrência da osteoporose.

Diferentemente de outras atividades físicas que têm um grau mais elevado de chances de lesões, no pilates esse risco é baixíssimo e os benefícios são enormes. Praticar essa modalidade é sinônimo de saúde e de qualidade vida, e os efeitos dos exercícios e alongamentos feitos nas aulas são nitidamente sentidos durante o dia a dia, no desempenho das tarefas em casa ou no trabalho.

Você já conhecia os benefícios de fazer pilates? Se interessou em participar de uma aula? Assine nossa newsletter e receba outras dicas e novidades como essa para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar!

Com o Gympass, você faz spinning, crossfit, assessoria de corrida, natação, Muay Thai e diversas outras modalidades por uma única mensalidade. Quer saber mais? Clique aqui e escolha seu plano, ou consulte o RH de sua empresa, caso tenha o benefício do Gympass Corporate.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.