Bem-Estar Pessoal

Conheça 5 tipos de exercícios que prometem queimar mais calorias!

27 de jun. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Exercícios para queimar calorias existem aos montes e, provavelmente, você já deve ter praticado alguns deles, como corrida,natação, pedal, musculação, jump ou spinning.

Porém, novos métodos e combinações de treinos surgem sem parar com o intuito de ajudar a queimar um número ainda maior de calorias em um menor espaço de tempo.

Já pensou em queimar de 700 a 1000 calorias em uma hora de aula, de uma maneira totalmente diferente e em treinos completamente monitorados? A seguir vamos listar 5 tendências de exercícios para torrar calorias, diminuir seu percentual de gordura e melhorar seu condicionamento físico. Confira:

  1. Crossfit

Nos últimos anos o Brasil viu um “boom” do termocrossfit e de boxes da modalidade espalhados por diversas cidades. E não foi à toa! Esse modelo de treinamento mistura exercícios funcionais, movimentos ginásticos e levantamento de peso com atividades aeróbicas, todos de alta intensidade.

Queimar calorias com a prática do crossfit é apenas questão de tempo. Mas o melhor de tudo é que ele também melhora o condicionamento físico, respiratório e cardiovascular, a composição corporal, postura, coordenação motora e a qualidade de vida de seus praticantes.

Com aulas bastante variadas, geralmente de uma hora, o crossfit estimula e aprimora uma série de aspectos cognitivos essenciais para todas as idades, como equilíbrio, flexibilidade, força e resistência, balanceando grupos musculares e prevenindo problemas osteomusculares.

Essa modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que com acompanhamento especializado de profissionais qualificados, sempre de acordo com o nível de experiência, limitações e restrições médicas.

  1. HIIT

OHigh Intensity Interval Training (HIIT), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, é uma espécie de treinamento aeróbico curto, feito com a máxima intensidade possível, intercalado por breves pausas para descanso a fim de potencializar a queima calórica, que prossegue sobretudo nopós-treino.

De acordo com especialistas e educadores físicos, sessões de vinte minutos intervaladas em blocos são suficientes para acelerar o metabolismo e queimar gordura por aproximadamente até 24 horas.

Como as atividades do HIIT são de alto impacto e elevam a frequência cardíaca quase ao limite, entre 85% e a máxima, antes de topar essa parada é preciso uma avaliação médica completa. Essa modalidade não é recomendada para cardiopatas, hipertensos, pessoas com problemas na coluna e nas articulações.

Entre os benefícios do HIIT também estão o aumento do volume de massa magra, melhora da síntese muscular, da resistência e da capacidade cardiorrespiratória, fatores fundamentais para a qualidade de vida, inclusive de mulheres acima dos 30 anos e idosos, uma vez que ajudam a retardar o envelhecimento celular.

  1. Boxe Funcional

Já pensou em mesclaraulas de boxe com treinamento funcional? Essa combinação é uma das tendências fitness atuais! Cada aula tem, em média, 45 minutos de duração e devido a ritmo intenso pode queimar incríveis 700 calorias. Excelente, não?

As aulas misturam sessões de polichinelos, flexões, agachamentos, exercícios funcionais e de sombra com sequências de chutes e socos em sacos de areia suspensos. Antes das aulas cada aluno recebe um bracelete para monitorar sua performance e avaliar seu desempenho durante os treinos, e também para acompanhar sua evolução com o passar do tempo.

Essa composição, além de ajudar a eliminar calorias rapidamente, melhora o condicionamento físico, alinha a frequência cardíaca, aumenta a massa magra e colabora para o aumento do tônus de todos os grupos musculares.

  1. Spinning com abdominal

Tendência trazida de Nova York para o Brasil, esse novo conceito mescla spinning indoor com exercícios intensivos com pesos livres e flexões para queimar cerca de 800 calorias a cada aula de 50 minutos.

Esse treino segue um modelo com predominância de zonas aeróbicas de média e alta intensidade com vários intervalos anaeróbicos que permitem o trabalho e a definição de todos os grupos musculares do corpo, principalmente costas, bíceps, tríceps e abdômen, além, é claro, da musculatura dos membros inferiores.

A tecnologia disponível nas bikes de treino são um diferencial a parte, uma vez que elas monitoram diversos indicadores importantes com precisão, como a performance durante o treinamento, a frequência cardíaca do praticante, queima de calorias, desempenho de pico e outras métricas envolvidas.

  1. Método Tabata

O Método Tabata se confunde bastante com o HIIT, mas apesar de alguma semelhança, são técnicas diferentes. Esse treino tem duração total de quatro minutos, divididos em sessões de 20 segundos por 10 de descanso.

A proposta do japonês Izumi Tabata é realizar a quantidade máxima que conseguir de exercícios livres, como agachamentos com salto sobre um caixote, ou algo semelhante, em um curto espaço de vinte segundos divididos em oito séries.

De acordo com o “Protocolo Tabata”, as atividades não bastam ser intensas, precisam ser realmente exaustivas durante esses quatro minutos. Apesar da rapidez, esse método queima aproximadamente 13 calorias por minuto e dobra a taxa metabólica de repouso por cerca de meia hora, mantendo a queima calórica horas após o fim do treino.

Intensificar os exercícios de agachamento com salto ou burpee é a forma mais eficaz desse método para perder calorias. Mas outros exercícios também podem ser realizado baseados nesse protocolo, como flexões, saltos de corda, sprints de corrida, remadas eabdominais.

Entretanto, como são atividades complementares, os grupos musculares exigidos variam, assim como os resultados, como ganho de potência muscular, aumento da resistência ou da força ou definição muscular, por exemplo, dependendo do tipo escolhido.

Como já dissemos, antes de começar qualquer um desses exercícios, consulte seu médico e faça uma avaliação completa para atestar sua condição física, pois nem todo mundo está apto para realizar um esforço tão intenso em um período muito curto de tempo.

E àquelas sedentárias ou de nível iniciante que desejam praticar uma novaatividade física, a dica é começar devagar, com calma, para evoluir gradualmente para diminuir os riscos de lesões em decorrência dos esforços repetitivos e dos impactos desses exercícios.

Agora é com você! Escolha o tipo de modalidade que quer conhecer primeiro para ver como funcionam essas técnicas eficazes de emagrecimento e definição corporal.

Aproveite também para compartilhar este post em suas redes sociais para que outras pessoas possam conhecer esses exercícios para queimar calorias inovadores. Vai que algum amigo se interessa e vocês iniciam essa nova empreitada juntos?

Com o Gympass, você faz spinning, crossfit, assessoria de corrida, natação, Muay Thai e diversas outras modalidades por uma única mensalidade. Quer saber mais? Clique aqui e escolha seu plano, ou consulte o RH de sua empresa, caso tenha o benefício do Gympass Corporate.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.