Treinos de alta intensidade: conheça os 6 maiores benefícios

19 de out. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Podemos afirmar que emagrecer com saúde deve ser o objetivo de muitas pessoas, não é mesmo? Existem várias formas de alcançá-lo, mas a prática de exercícios, aliada a uma alimentação equilibrada, é a mais recomendada por inúmeros especialistas. Nesse sentido, os treinos de alta intensidade surgem como uma excelente opção para ajudá-lo a perder aqueles quilinhos indesejados.

Também conhecidos como HIIT (High-intensity interval training), eles queimam muitas calorias em pouco tempo. Ou seja, são a opção perfeita para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar às atividades físicas.

Se você desejar conhecer mais sobre essa modalidade de treinamento, continue lendo este post e veja os 6 benefícios dos treinos de alta intensidade!

 Blog Gympass - Treinos de alta intensidade

  1. Reverte o envelhecimento

Sim, você não leu errado: os treinos de alta intensidade podem ajudar a reverter o processo físico de envelhecimento.

A descoberta científica foi obtida por meio de um estudo publicado pela Mayo Clinic. Ele foi conduzido por pesquisadores do estado norte-americano de Minnesota, que trabalharam com duas faixas etárias: uma de 18 a 30 anos e outra que ficava entre as idades de 65 e 85.

Após comparar os resultados e as mudanças metabólicas de cada grupo por 12 semanas, eles constataram que o HIIT pode:

  • aprimorar a capacidade cardiorrespiratória;
  • aumentar a massa muscular;
  • melhorar as funções mitocondriais, que tendem a decair com a idade;
  • fortalecer os ossos;
  • beneficiar o funcionamento das proteínas e a síntese muscular, até mesmo nos mais velhos.

Dessa forma, eles conseguem ajudar os mais idosos a envelhecer com uma melhor qualidade de vida e sem sofrer tanto com os problemas desse processo.

Você jamais imaginou que o seu projeto verão poderia trazer tantas vantagens em longo prazo, certo?

  1. Queima calorias após o término do treino

Imagine a seguinte situação: você chega em casa após um treinamento de alta intensidade, tira seu tênis, toma uma ducha e vai descansar depois de um longo dia de trabalho.

Você sabia que, nessa hora, enquanto você relaxa, seu corpo ainda está trabalhando e queimando muitas calorias?

Parece inacreditável, mas o HIIT pode fazer isso por você! Com treinos curtos, que variam entre 4 e 30 minutos, é possível continuar emagrecendo mesmo após o fim dos exercícios. Isso acontece porque ele proporciona uma acentuada aceleração no metabolismo nas 24 horas que se sucedem ao fim do treino.

Trata-se, portanto, da solução ideal para quem tem uma rotina muito atribulada em virtude das obrigações. Com ele, você ataca as gordurinhas sem precisar se complicar no serviço ou deixar a vida social de lado.

A partir disso, também acaba aquela desculpa famosa, que todo mundo já usou uma vez na vida, pelo menos: “não tenho tempo para treinar”. Basta escolher um horário que se adéqua ao seu cotidiano e uma academia perto do trabalho.

  1. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória

Blog Gympass - Dicas de treinos de alta intensidade

Se você estiver atento à leitura, notará que esse benefício já foi mencionado neste texto. Contudo, ele é tão relevante para a saúde humana que vale a pena ressaltá-lo individualmente.

Uma pesquisa conduzida por Alex Castro, acadêmico da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), mostra como isso acontece. Além do mais, ela também estabelece uma interessante comparação em relação aos exercícios realizados com intensidade normal ou moderada.

Ao jornal da instituição, a professora Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil, coordenadora do estudo, disse que “o número de indivíduos que melhoram seu consumo de oxigênio é mais frequente no HIIT do que no treino aeróbico tradicional”.

Ou seja, os treinos de alta intensidade ajudam na frequência cardíaca e na respiração. De acordo com Castro, “quanto maior for a aptidão cardiorrespiratória, menor o risco de morte prematura por qualquer causa e de desenvolvimento de doenças cardiovasculares”.

Com tantas evidências e comprovações, é impossível negar a relevância dessa vantagem para a saúde. O estresse dos dias atuais pode fazer mal para muitas pessoas e, por isso, é excelente contar com um coração que esteja em dia e funcionando direitinho.

  1. Não precisa de equipamentos

Você é daquele tipo que chega a ter aversão à musculação? Quer alcançar seus objetivos, mas não suporta a ideia de ter que mexer naqueles aparelhos todos?

Então chegou a hora de experimentar os treinos de intensidade alta, pois eles dificilmente necessitam da utilização de algum equipamento. Desde que haja você, seu corpo e as orientações de um instrutor qualificado, está tudo ok!

Não tem nenhum segredo ou mistério, basta se entregar àquilo que lhe é pedido, fazer os esforços requisitados e aproveitar a ocasião. Lembre-se de sempre praticar em uma academia, porque assim você receberá as instruções de um profissional e ficará longe das lesões.

  1. Não é enjoativo

Muitas pessoas perdem a motivação de treinar porque se sentem enjoadas com as atividades físicas que escolheram. Se esse é o seu caso, o HIIT pode ajudar muito!

Leve em consideração que os treinos de alta intensidade sempre variam. Como são rápidos, você pode trabalhar diferentes regiões do corpo em um mesmo dia, dos glúteos aos bíceps.

Isso certamente colabora na motivação de quem deseja emagrecer sem dietas restritivas, mas não se identifica muito com nenhuma prática esportiva tradicional.

Lembre-se: escolher um exercício que tenha a ver com suas vontades e se encaixe no seu perfil é fundamental para se chegar aonde você deseja. Seja para melhorar o condicionamento, seja para o fortalecimento muscular.

Relacionar o treino a algo obrigatório não é benéfico para o seu desempenho e pode fazer com que você desista rapidamente de seus objetivos, ok?

Conheça os benefícios dos treinos de alta intensidade

  1. Melhora a sensibilidade à insulina

Uma pesquisa publicada na BMC Endrocrine Disorders mostra que o HIIT aumenta a sensibilidade do corpo à insulina. Esse hormônio é importante para a tolerância dos carboidratos e pode interferir muito na gordura corporal. Ter uma melhor sensibilidade a ele significa conviver com menos impedimentos para emagrecer.

De todo modo, essa modalidade também requer alguns cuidados, ainda mais se você ficou parado demais nos últimos tempos. Cuide da alimentação no dia a dia e não se esqueça de comer bem antes e depois do treino. Também é recomendado visitar um médico antes de começar a treinar.

Dessa forma, você poderá aproveitar ainda mais os benefícios dos treinos de alta intensidade e viver com mais saúde! Encontre uma academia conveniada ao Gympass perto de você, que ofereça essa modalidade, e dê início aos treinamentos.

Se você gostou do texto e quer saber de outras novidades relacionadas ao mundo fitness e ao bem-estar, siga nossos perfis nas redes sociais: FacebookInstagram!


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.