Tecido, trapézio, cama elástica, malabarismos… As aulas de circo mais parecem brincadeiras de criança, não é mesmo? Mas saiba que elas proporcionam inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente.

Além de emagrecer e ajudar a definir os músculos, as atividades desenvolvidas estimulam o equilíbrio, a concentração e aumentam a autoestima dos praticantes. Tudo isso em meio a aulas muito divertidas, que ainda vão fazer você perder peso sem sofrimento!

Ficou interessado em conhecer mais detalhes sobre as aulas de circo?

Então, continue conosco e veja porque essa é uma excelente opção para quem não gosta de monotonia!

1. Os exercícios queimam até 500 calorias por aula

Durante as aulas na academia, os professores criam um ambiente idêntico a um picadeiro, com tecidos, trapézios, slackline e muito mais. Mesmo sendo divertidas, as atividades são muito difíceis de serem executadas e exigem uma enorme força física.

Tudo isso faz com que o corpo trabalhe intensamente, potencializando os resultados. Para se ter uma ideia, uma única aula de circo pode queimar até 500 calorias — valor que equivale a um treino de crossfit.

É claro, porém, que tudo vai depender do grau de intensidade e dificuldade da série de exercícios que o professor montar. Assim como em outras aulas, as atividades circenses, geralmente, são divididas em níveis que variam entre iniciante, intermediário e avançado.

Dessa forma, não há motivo para preocupação. Esteja certo de que o professor só vai exigir aquilo que você aguenta. Assim, os seus resultados tendem a ser mais satisfatórios.

Vale lembrar também que, além de emagrecer, as aulas ajudam a definir e potencializar os músculos — sendo ideais, portanto, para quem deseja perder uns quilos e ganhar massa magra.

2. As aulas de circo proporcionam mais elasticidade, equilíbrio e força

6 coisas que você precisa saber já sobre aulas de circo - Elasticidade e Equilíbrio

Não são só uns quilinhos a menos que são facilmente percebidos após algumas aulas de circo. As atividades proporcionam inúmeros benefícios para todo o corpo. Com o tempo, os praticantes ganham mais elasticidade, equilíbrio, força, resistência e reflexo.

Além dos treinos no solo — malabarismos, slackline etc. —, os exercícios aéreos são os grandes responsáveis pela maior consciência corporal. Nos tecidos acrobáticos, por exemplo, os alunos são orientados a subir no teto fazendo movimentos específicos.

VEJA TAMBÉM  Conheça 18 alternativas para quem não gosta de treinos de musculação

Tudo isso aumenta o equilíbrio, a força e a elasticidade, além de fortalecer os músculos — principalmente os membros superiores, como o core, o abdômen e a área lombar. Vale lembrar, ainda, que o desempenho nas primeiras aulas vai depender da capacidade e da coragem de cada aluno. Aos poucos, todo mundo consegue chegar lá.

3. Os truques aprendidos são surpreendentes

Zumba, pilates e yoga são exemplos de exercícios mais comuns para as pessoas. O circo, por sua vez, é um tipo de atividade diferente que, com certeza, vai despertar o interesse dos seus amigos. Afinal, quem já se imaginou subindo em tecidos ou fazendo acrobacias aéreas como uma forma de se exercitar?

Cada aula apresenta um novo desafio e a tendência é que você tente superar todos os seus limites. Com o tempo, você vai se surpreender com os truques que aprendeu! Por isso, se você gosta de sair do óbvio, certamente o circo é uma boa opção de treino.

4. As atividades aumentam a autoestima e a autoconfiança

6 coisas que você precisa saber já sobre aulas de circo - Tecido

Se você começar a praticar as atividades circenses hoje, é provável que fale “eu nunca vou conseguir fazer isso” ao se deparar com algum exercício proposto. Com o passar das aulas, porém, você começará a ter uma maior consciência do próprio corpo — e de quais movimentos ele pode realizar — e, consequentemente, superará o medo.

Esse desafio faz com que a autoconfiança dos indivíduos aumente e, como resultado, a autoestima também. O legal é que essa melhora no campo psicológico tende a extrapolar as paredes da academia, sendo útil, portanto, para toda a vida.

Nesse sentido, as mulheres podem perceber muitas vantagens com as aulas de circo. Isso porque vários exercícios artísticos trabalham a sensualidade e à beleza, o que faz com que elas enxerguem uma imagem mais positiva de si mesmo. Mas isso não quer dizer que elas serão as únicas beneficiadas, como veremos no próximo tópico!

5. Todas as idades podem praticar os exercícios

Outro fato importante é que todas as idades e sexos podem participar das atividades de circo feitas em academia. Desse modo, toda a família pode se beneficiar com as aulas, o que faz com que a união e o bem-estar de todos — casal, filhos etc. — aumente.

VEJA TAMBÉM  Conheça as divertidas e desafiantes aulas de circo!

É claro, porém, que em caso de crianças muito pequenas ou idosos o ideal é sempre consultar um médico. É ele quem vai definir o tipo de exercício e o grau de dificuldade que a pessoa aguenta. A boa notícia é que, geralmente, as aulas são divididas em níveis.

Depois de alongar, a turma de iniciantes costuma começar com treinos mais básicos, como as pequenas acrobacias (cambalhota, estrelas e paradas de mão). Conforme a capacidade e o interesse do aluno, as aulas vão evoluindo para exercícios que envolvem equilíbrio, trapézio, argola, tecido, entre outros.

6. A diversão é garantida

Se adaptou às atividades tradicionais das academias e quer praticar um exercício que o deixe motivado, certamente o circo é para você! As aulas, feitas geralmente em grupo, são extremamente divertidas.

Apesar dos treinos serem intensos e exigirem muito do corpo, eles são quase sempre lúdicos e recreativos. É uma forma de enfrentar desafios e queimar uns quilinhos em clima de descontração!

Quem tem uma rotina estressante e trabalha o dia todo, por exemplo, pode ganhar mais qualidade de vida com as aulas. Afinal, elas farão você sair da rotina e mergulhar em um mundo completamente novo e divertido.

Além disso, os exercícios costumam trabalhar a cooperação e a sociabilização dos alunos, sendo uma ótima oportunidade para você fazer novas amizades.

Como vimos, as atividades circenses fazem bem para o corpo e para mente. Sem contraindicação, os exercícios são uma forma divertida de perder peso, tonificar os músculos, ganhar mais confiança, aumentar a autoestima e melhorar a qualidade de vida.

Agora que você já conhece os benefícios das aulas de circo, que tal praticar a modalidade em uma academia bem pertinho de você? Acesse nosso site e veja onde fazer aula bem perto de você!

Imagens da Gympasser @carolinerifer com alguns movimentos utilizados nas aulas de circo.