Bem-Estar Pessoal

Conheça aqui 6 das maiores maratonas e corridas no Brasil

24 de jan. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

A relação entre corrida e corpo saudável é grande. Não à toa, as maratonas e corridas no Brasil se configuram como desafios motivantes para muita gente. Levando isso em consideração, quais delas são as maiores? Qual é o público total que elas conseguem mobilizar em cada edição? Quais são as histórias e curiosidades por trás desses eventos?

Elaboramos este post com o objetivo de responder tais perguntas. Se você se interessa pelo tema e deseja saber mais a respeito, continue a leitura deste texto até o fim.

O cenário atual de maratonas e corridas no Brasil

Por mais incrível que isso possa parecer, são muitos os casos de pessoas que decidiram começar a correr em virtude de um evento desse tipo. O compromisso com uma data específica e com a linha de chegada pode fazer com que haja disposição para sair do sedentarismo e vencer longas distâncias.

Sendo assim, é possível dizer que a quantidade de inscritos nessas provas de resistência têm uma tendência a crescer cada vez mais. Este texto do site Divas que Correm mostra um recorte interessante: entre os anos de 2011 e 2014, o número de corredoras em provas de meia maratona (21 quilômetros) cresceu em torno de 90%.

A partir disso, é possível dizer que o cenário é bastante animador, já que esse tipo de acontecimento mescla o esporte à tradição de cada cidade, sendo não só um desafio de resistência e performance, mas também de superação pessoal.

As 6 das maiores corridas de rua brasileiras

Elencamos, logo abaixo, alguns dos maiores eventos e provas de corrida de rua que acontecem em todo o Brasil. O critério estabelecido considera diversos fatores e não se pauta, necessariamente, no maior número de inscritos, prezando também pela história, relação com a cultura da cidade e assim por diante.

As 6 das maiores corridas de rua do Brasil

  1. Corrida Internacional de São Silvestre

É praticamente impossível montar uma lista sobre esse tópico e não citar a famosa São Silvestre. Realizada anualmente em São Paulo (SP), ela foi fundada em 31 de dezembro de 1895, pelo jornalista Cásper Líbero.

Uma de suas grandes particularidades, além do fato de ocorrer no último dia do ano e ser extremamente conhecida no exterior, é que ela acontece de forma ininterrupta desde que foi fundada. Diferentemente de vários outros acontecimentos esportivos, ela não deixou de acontecer, nem mesmo durante a Ⅱ Guerra Mundial.

O percurso, que tem 15 quilômetros no total, teve mais de 22 mil concluintes em 2014, segundo levantamento feito pelo blog Recorrido. Curiosamente, ela também tem um traço carnavalesco, pois atrai muitas pessoas com fantasias engraçadas, que se aproveitam da extensa cobertura televisiva para aparecer e fazer brincadeiras.

  1. Volta Internacional da Pampulha

Ainda na região sudeste, a Volta da Pampulha foi criada em 1999 e acontece todo ano em Belo Horizonte (MG), a capital mineira. Seus 17,8 quilômetros servem não só para queimar calorias, mas também promovem uma interação entre os corredores e uma parte historicamente relevante da cidade, localizada nos arredores do Parque Ecológico da Pampulha.

Em 2014, foram mais de 10 mil concluintes, ao passo que em 2017 mais de 14 mil pessoas participaram da Volta, que funciona como uma espécie de teste para a São Silvestre, já que geralmente é realizada no começo do mês de dezembro.

Entre 2012 e 2017, a categoria masculina teve o mesmo vencedor. Natural de Minas Gerais, Giovani dos Santos emplacou seu 6º título consecutivo na 19ª edição da prova.

Maratona - Volta Internacional da Pampulha

  1. Volta à Ilha

Diferentemente das disputas anteriores, a Volta à Ilha é uma prova de revezamento, cujo percurso total tem algo em torno de 150 quilômetros. Nele, as equipes participantes atravessam praias, trilhas e estradas na ilha de Florianópolis (SC), o que ajuda a compreender o porquê de seu nome.

Criada em 1996, ela é anual e tem a particularidade de se relacionar plenamente às belezas naturais da capital catarinense. Os trechos desse grande trajeto variam. Mais do que isso: eles têm diferentes graus de dificuldade e, por consequência, você pode montar uma equipe formada por pessoas experientes e iniciantes, já que a ideia do revezamento é ressaltar justamente o espírito coletivo dos competidores.

Assim como qualquer outra prova de longa distância, ela requer um bom condicionamento físico de quem participa. Portanto, prepare-se bastante caso tenha sentido vontade de participar, OK?

  1. Meia do Descobrimento

Essa meia maratona começou a ser disputada em 2016 e leva esse nome por ser localizada em Porto Seguro (BA), região na qual o lusitano Pedro Álvares Cabral ancorou seu navio em abril de 1500. Por conta disso, ela também acontece no 4º mês do ano.

Ela teve 3 percursos disponíveis em sua última edição: 5 quilômetros, 10 quilômetros e 21 quilômetros. Por isso, é aberta para diferentes públicos, que buscam competir nas mais diversas intensidades. A melhor parte é que uma parcela significativa da prova se dá na orla do histórico município.

  1. Corrida de Reis

A Corrida de Reis é assim chamada por costumeiramente ser organizada no domingo posterior ao Dia de Reis, data comemorativa e religiosa associada ao 6 de janeiro. Com mais de 8 mil concluintes em 2014, ela teve seu início em 1985, quando era disputada por algo em torno de 250 corredores.

Seu trajeto, que tem exatos 10 quilômetros, vai de Cuiabá (MT) até Várzea Grande, também localizada no estado do Mato Grosso. Use o tênis ideal para disputá-la, já que o terreno é bastante acidentado em alguns trechos.

Corrida de Reis - Maratonas e corridas do Brasil

  1. Corrida da Cidade de Aracaju

Como o próprio nome já antecipa, essa prova é realizada na capital sergipana, sempre no mês de março, por conta das comemorações de aniversário da cidade. Já tem mais de 30 edições e oferece 3 percursos aos corredores: 5 quilômetros, 10 quilômetros e 25 quilômetros.

O belo caminho a ser percorrido é repleto de aclives e declives, o que faz dele muito desafiador. Há o limite de 2 mil pessoas nas inscrições para o evento.

As maratonas e corridas no Brasil têm um grande impacto para atletas locais e internacionais; profissionais e amadores. Se possível, faça a preparação para eventos nesses moldes com uma assessoria de corridas para evitar lesões e ter um melhor desempenho.

Se você gostou deste post, aproveite para conferir dicas infalíveis de recuperação pós-treino! Afinal, elas são essenciais para quem precisa de uma boa resistência.

Com o Gympass, você pode praticar corridas em parque com assessorias esportivas e diversas outras modalidades por uma única mensalidade. Quer saber mais? Clique aqui e escolha seu plano, ou consulte o RH de sua empresa, caso tenha o benefício Gympass Corporate.

 


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.