Bem-Estar Pessoal

Conheça 6 motivos para começar a fazer Yoga

6 de set. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Muitas são as possibilidades para quem está em busca de um estilo de vida saudável e pretende praticar alguma atividade física. Entretanto, você pode até não saber, mas poucas modalidades são tão benéficas quanto o Yoga.

Além de exercícios físicos que exigem e desenvolvem todo o corpo, a prática de Yoga tem como objetivo equilibrar corpo, mente e emoções e trazer uma sensação de bem-estar revigorante em meio a uma rotina corrida e exaustiva. É uma filosofia de vida que tem muito a acrescentar, não é mesmo?

Quer saber por que fazer Yoga é uma das escolhas mais certeiras que você pode fazer?

Confira 6 motivos para praticar essa atividade:

  1. Aprimora a respiração

Um dos pilares de toda a prática de Yoga está relacionado à respiração. Para se ter uma ideia, inspirar e expirar são ações conscientes e extremamente benéficas. Que a respiração é responsável por oxigenar todo o corpo já é um senso comum, mas no Yoga ela também tem a função de conectar corpo e mente e trazer o indivíduo para o momento presente.

A prática de Yoga procura mesclar os alongamentos e os movimentos dentro das posturas com a respiração. Por conta disso, determinados movimentos são feitos ao inspirar e outros ao expirar. É uma forma de conectar todo o corpo e criar mais compreensão em quem está praticando.

  1. Aumenta a flexibilidade

Você, provavelmente, já viu fotos na internet de pessoas que praticam Yoga fazendo posturas de força sobre os braços, invertidas sobre a cabeça e poses que podem desafiar a gravidade, certo? Esses são apenas alguns dos resultados da prática contínua de Yoga.

Com os alongamentos, o corpo adquire maior flexibilidade e resistência. Essa flexibilidade está relacionada à capacidade que o corpo tem de realizar certos movimentos e de se adequar a posturas que trazem muitos benefícios — que vão desde uma maior circulação do sangue até a prevenção de dores no corpo.

Com mais flexibilidade seu corpo tem mais mobilidade, as articulações são lubrificadas, desgastes e lesões são evitados e os músculos criam mais resistência.

  1. Reduz o estresse

Encontrar tempo para realizar uma atividade que una benefícios físicos e mentais parece impossível, mas não é! E é aí que entra o Yoga!

Fazer Yoga é uma forma de revigorar as energias gastas ao longo do dia. Os exercícios de respiração e, principalmente, a meditação são responsáveis por acalmar a mente e o corpo, além de “limpar” o indivíduo de todo o estresse e nervosismo naturais do dia a dia.

Além do aumento da sensação de bem-estar, o Yoga é uma arma incrível no combate a doenças como ansiedade e depressão, porque ajuda a equilibrar o corpo, tranquilizando-o e evitando sintomas como a taquicardia e o excesso de pensamentos negativos.

Do ponto de vista científico, a prática também é responsável por liberar no corpo endorfina e serotonina, substâncias que aumentam a oxigenação do sangue, a sensação de prazer e o relaxamento dos músculos.

  1. Melhora a concentração

A melhora na concentração é uma das consequências trazidas pela respiração consciente. Ao prestar atenção na respiração, você está 100% no tempo presente, cessando pensamentos desnecessários que geralmente o atrapalhariam a realizar as demandas do dia a dia.

Com uma mente mais calma e equilibrada é possível focar em tarefas do dia a dia com mais facilidade e boa vontade. Pequenos deveres se tornam mais fáceis e podem ser feitos até mesmo de forma mais rápida e eficiente.

Mais atenção significa menos estresse e menos ansiedade por não conseguir fazer tudo que nos obrigamos a fazer ao longo do dia. Isso pode ajudar muito no trabalho e no controle da ansiedade natural de quem tem um cotidiano exigente.

  1. Cria uma maior consciência corporal

Como já falamos acima, fazer Yoga é uma das formas mais eficientes de integrar corpo e mente e de conseguir atingir um equilíbrio mental e emocional. Com o tempo de prática é impossível não se sentir mais consciente do funcionamento do próprio corpo e das suas necessidades e limitações naturais.

O Yoga é responsável por criar uma inteligência emocional muito preciosa para quem busca bem-estar no dia a dia. Essa inteligência está relacionada à facilidade com que você consegue entender e analisar suas emoções e tirar proveito dessas conclusões.

A filosofia do Yoga preza muito a interiorização, ou seja, o olhar para dentro de si mesmo. Isso ajuda a entender que cada um tem seu tempo e suas limitações e que não há nada de errado com isso. É um caminho para uma paz emocional e mental bem mais saudável.

  1. É uma atividade inclusiva

Ao contrário do que a maioria pensa, não é necessário ter muita flexibilidade para praticar Yoga, muito menos ser um amante de meditação. O Yoga não possui rótulos ou exigências mínimas para ser praticado e vivenciado e esse é um dos seus principais benefícios.

Se você é um praticante de atividades físicas, vai conseguir alcançar os aspectos positivos do Yoga, e se você não tem o hábito de se exercitar, também vai! O Yoga tem diversas linhas que seguem objetivos variados. E, mesmo dentro dessas linhas, existem aulas e exercícios para todos. Isso independe do gênero da pessoa, da idade, da capacidade física etc.

Para se ter uma ideia, existem aulas de Yoga voltadas para mamães e seus bebês pouco depois do parto como uma forma de aumentar esse vínculo epromover mais tranquilidade! Algumas vertentes também contemplam a terceira idade ou apresentam como objetivo a queima calórica. Viu como existe um espaço para todo mundo?

Além disso, fazer Yoga é focar apenas em si mesmo, uma vez que não existe competitividade, aspecto presente em muitos esportes e atividades físicas. É uma prática que te faz entender que cada um tem seu tempo e suas capacidades individuais e que o progresso pessoal é tudo o que importa.

Viu como fazer Yoga pode ser um dos melhores presentes que você pode dar para si mesmo? Além conseguir resultados incríveis para a sua saúde física, você verá que sua mente e suas emoções estarão mais equilibradas e em harmonia. Dessa forma, a rotina fica um pouco menos pesada e você consegue mais tempo para cuidar das suas necessidades!

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios de fazer Yoga? Saiba como o Gympass funciona e encontre uma academia ou estúdio que ofereça aulas pertinho de você ou com as aulas virtuais.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.