Bem-Estar Pessoal

7 exercícios para detonar o estresse

21 de jul. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Exercícios físicos são uma ótima pedida para driblar o estresse. Além de estimular nosso corpo a liberar hormônios ligados à sensação de bem estar, como a serotonina, a prática de atividade física também auxilia na perda de peso e melhora da autoestima.

Precisando combater o estresse? Confira as dicas de exercícios recomendados pelo  Dr. Romualdo Lima, especialista em medicina esportiva, que prometem aliviar esse mal.

 

Yoga

É o exercício clássico contra o estresse que atua por meio de técnicas de respiração e posições corporais específicas. Para os que pensam que a Yoga é um exercício “tranquilo”, o Dr. Romualdo Lima, “Dr. Doc“, alerta que dependendo da modalidade a Yoga pode ser uma prática extenuante e levar seu corpo ao limite, o que requer uma avaliação médica antes de você começar.

Corrida

Enquanto você corre o corpo libera endorfinas que ajudam a vocês a aliviar as preocupações do dia a dia, além de aprofundar a respiração e desconectar você de ligações, “zap-zaps” e e-mails. Doutor Doc é um praticante e recomenda cada passada, claro, após uma chek-up médico.

Natação

Dentro da piscina só ouvimos a água e nossa respiração e esquecemos um pouco o mundo lá fora. A natação ainda trabalha o corpo todo sem forçar as articulações.  Romualdo Lima, o Dr. Doc, recomenda que você leve uma garrafinha de água para os treinos, porque mesmo na piscina você desidrata.


Pilates

Além de trabalhar o corpo todo sem sobrecargas, a respiração lenta e controlada do Pilates é perfeita para quem está estressado, como aponta o Dr. Doc. Da mesma maneira da Yoga, não pense que o Pilates é um exercício “light” e dispensa avaliação médica prévia.

Boxe

Nada como uns socos para extravasar seu stress e frustações. Além disso, os exercícios de preparação física para o boxe são intensos e completos, o que conquistou o Dr. Doc para experimentar algumas aulas. Ele recomenda que você siga o seu ritmo para não forçar o corpo e faça uma avaliação clínica prévia.

Escalada

Na escalada o seu foco são cada movimento da subida, um errinho e você pode cair. Isso faz com que as preocupações com qualquer outra coisa despareça por algumas horas. O privilégio do contato com a natureza também e o envolvimento de todos grupos musculares. Acha que a escalada é um esporte radical demais pra você? Dr. Doc recomenda a escalada indoor em academias.

Caminhada ao ar livre

Essa é pra você não ter desculpa para não se exercitar e desligar do stress. De graça, no seu ritmo e em meio a natureza, a caminhada também libera endorfinas e tira você do sedentarismo. Mas nada de celular e paradas, vá aumentando o ritmo quando sentir que está confortável demais, sugere o Dr. Doc.

Com o Gympass, você faz Yoga, assessoria de corrida, natação, escalada e muito mais por uma única mensalidade. Quer saber mais? Clique aqui e escolha seu plano, ou se sua empresa oferece o benefício do Gympass, consulte seu RH. 

Sobre o autor: O Doutor Doc (Romualdo Lima) possui Certificação Internacional em Medicina do Esporte pela A4M (American Academy of Anti-Aging Medicine) e atende na Clínica Premium Life.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.