7 motivos para você começar a praticar tênis hoje mesmo

7 de nov. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Você sabia que praticar tênis é uma ótima alternativa para trabalhar todo o corpo de forma saudável e eficiente e ainda reduzir o estresse do dia a dia? Em um momento em que muito se fala sobre qualidade de vida e bem-estar, o tênis surge como uma modalidade para aqueles que querem fugir de atividades como musculação e treinos aeróbicos tradicionais.

Quer entender por que essa modalidade é tão eficiente? Confira 7 motivos para começar a praticar tênis agora mesmo:

7 motivos para você começar a praticar tênis hoje mesmo

  1. Melhora o condicionamento físico

Um dos principais benefícios de se praticar tênis é a melhora no condicionamento físico proveniente desse esporte. Pode parecer fácil à primeira vista, mas o tênis é uma modalidade que trabalha o corpo inteiro, estimulando-o constantemente ao longo de toda a prática.

O condicionamento físico está relacionado à resistência, ao funcionamento do corpo, ao rendimento, ao desenvolvimento do corpo e à capacidade de executar alguns movimentos de forma mais fluida e natural.

Ao praticar tênis, todas as partes do corpo precisam trabalhar em conjunto para executar os movimentos, seja na corrida para alcançar a bola, no movimento dos braços para rebatê-la, na força do abdômen para dar suporte e sustentação ao corpo.

Os efeitos desse trabalho contínuo são percebidos no fortalecimento da musculatura, na facilidade de execução dos movimentos com o tempo de prática e no aumento da resistência corporal.

  1. Desenvolve a coordenação motora

A coordenação motora está diretamente relacionada ao que foi dito no item anterior. Ela é a capacidade de usar o corpo de forma eficiente, coordenando movimentos de diversas partes ao mesmo tempo.

Dentro desse conceito existem duas classificações menores: a coordenação motora grossa e a coordenação motora fina. A grossa está relacionada aos movimentos de correr e pular, por exemplo, e a fina engloba o manuseio de objetos para determinado fim.

O tênis é um esporte que trabalha ambos os tipos de coordenação porque exige que o corpo se esforce para correr com rapidez e eficiência, requisita que os braços tenham força e capacidade de responder a estímulos rápidos e demanda que a raquete seja manuseada com exatidão para que os movimentos sejam precisos.

Ou seja, praticar tênis promove mais consciência corporal, estimula diversas partes a trabalharem em conjunto e aprimora a capacidade de execução de movimentos de todo o corpo.

  1. É inclusivo

Um dos motivos que fazem o tênis ser tão aceito como uma modalidade saudável e ser tão recomendado, é o seu caráter inclusivo. Não importa a idade, o gênero ou o perfil, é possível praticar tênis. Inclusive se for a primeira vez que você entra em contato com esse esporte.

Há equipamentos adequados tanto para adultos quanto para crianças, existem aulas para todos os perfis e para todas as categorias de atletas e não existem contraindicações, respeitando, claro, os limites de cada um.

Para praticar tênis basta ter vontade de se exercitar, curiosidade para se aventurar em uma modalidade diferente e dedicação para continuar praticando. É um esporte inclusivo, divertido e muito eficiente.

  1. Amplia o círculo de amizades

Um dos benefícios da modalidade está relacionado ao seu caráter social. É motivador encontrar pessoas que compartilham os mesmos gostos que você e sentir-se parte de um novo grupo de pessoas que podem ter muito em comum.

Criar vínculos sociais é importantíssimo para o aumento da autoestima e a sensação de pertencimento. De acordo com um estudo da Universidade de Brigham Young, nos EUA, pessoas que têm relacionamentos sociais fortes têm 50% mais chance de sobreviver, independentemente de idade e sexo.

O convívio com pessoas é importante não apenas para ampliar o círculo de amizades, mas para aprender constantemente com indivíduos diferentes, socializar com frequência, abrir a cabeça para novas formas de pensar, aumentar a sensação de bem-estar e fugir da rotina.

Praticar tênis nunca foi tão fácil com o Gympass

  1. Fortalece os músculos

Muitas pessoas procuram a musculação pela promessa de músculos mais fortes e definidos, certo? O tênis também cumpre essa promessa e entrega músculos mais tonificados com o tempo e a prática.

Repare que os grandes atletas da modalidade como Roger Federer e Rafael Nadal, alguns dos nomes mais conhecidos do tênis, mostram como o corpo de um tenista é forte, saudável e tonificado.

E isso não vale apenas para os homens! Serena Williams e Maria Sharapova exibem belos corpos, com músculos trabalhados e abdômen definido. O tênis mostra como é possível trabalhar o corpo de forma saudável, divertida e ainda conseguir tonificá-lo de acordo com seus objetivos.

  1. Diminui o estresse

O tênis, assim como qualquer outra atividade física que trabalha o corpo, é responsável por produzir os conhecidos hormônios do prazer como a dopamina, ocitocina, serotonina e a famosa endorfina. Essas substâncias estão relacionadas ao bem-estar, interferem diariamente nas nossas sensações e são responsáveis pela redução do estresse.

Com a produção desses hormônios, você se sente mais motivado, percebe uma sensação crescente de satisfação e plenitude e encara desafios e obstáculos com mais tranquilidade. Ou seja, essas substâncias são importantes não apenas para o melhor funcionamento do seu corpo como também afetam positivamente a forma como você encara e sente o seu dia a dia.

Além disso, o tênis é um esporte que exige concentração, calma e foco, o que, consequentemente, passa uma sensação de tranquilidade após o exercício. É possível sentir o corpo cansado devido ao esforço, entretanto, mais relaxado e pleno.

Os benefícios de se praticar tênis podem ser vistos na melhora no trabalho e na produtividade, na alegria e tranquilidade ao lidar com problemas, na redução da ansiedade e até mesmo da depressão.

  1. Emagrece

Emagrecer é, definitivamente, o objetivo de várias pessoas que procuram alguma modalidade esportiva para se sentir bem consigo mesmas e para reduzir algumas medidas. O tênis surge como uma alternativa aos métodos mais comuns de emagrecimento e é, sim, eficiente.

O tênis é um esporte que trabalha o corpo inteiro porque precisa das pernas para se locomover com rapidez, usa os braços para rebater com precisão e força e abstrai e força do abdômen e dos músculos do core para executar os movimentos.

Um dos maiores benefícios do tênis é que é uma modalidade que emagrece e isso acontece sem que o praticante perceba porque está se divertindo e está concentrado em executar os movimentos da melhor forma possível.

Estima-se que seja possível queimar entre 600 e 1000 calorias por hora, mas isso varia de acordo com a capacidade do praticante, regularidade, condicionamento etc.

Viu como praticar tênis é uma ótima opção para ficar em forma, melhorar a qualidade de vida promovendo o bem-estar e a redução do estresse e ainda conhecer pessoas novas?​ Então descubra quais academias oferecem aulas de tênis e saiba como você pode ter acesso a todas elas com o Gympass!


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.