Está com pouco tempo na agenda e não sabe qual atividade física escolher para praticar em seu tempo livre e sair do sedentarismo? Que tal fazer natação?

Considerado um dos esportes mais completos, a natação é indicada para todos os tipos de pessoas, independentemente da idade, uma vez que trabalha bastante a parte aeróbica, colaborando para o fortalecimento cardiorrespiratório, o condicionamento físico e para a perda de peso, além de ser uma ótima forma para relaxar e distrair a mente da rotina cotidiana.

Além desses, existem diversos outros motivos para fazer natação

A seguir, vamos listar 7 razões para convencer você a cair na água o quanto antes.
Confira:

1. Desenvolve a musculatura

Além de proporcionar diversos benefícios ao corpo humano, que listaremos ao longo deste texto, a natação é considerada um esporte completo por movimentar e exercitar quase todos os grupos musculares simultaneamente, algo que nenhuma outra modalidade esportiva faz.

Essa atividade física colabora para o desenvolvimento e a definição da musculatura dos membros superiores e inferiores, do peitoral, das costas e do abdômen.

O fortalecimento dos músculos da região central do corpo, chamada de “core”, que também engloba a pelve e a lombar, melhora a capacidade de realizar esforços físicos, mantém o equilíbrio e a estabilidade da coluna, promovendo a correção da postura e contribuindo para desenvolvimento de outros aspectos, como resistência, flexibilidade, mobilidade e elasticidade, sem provocar o aumento excessivo de massa magra.

2. Ajuda a emagrecer

Embora não aparente, uma aula de natação pode queimar, em média, entre 500 e 600 calorias por hora, dependendo da intensidade dos exercícios. O nado borboleta é o que mais derrete gordura, aproximadamente 770 Kcal/hora, seguido do estilo crawl. Costas e peito, empatados, são os que menos queimam — de 560 a 630 Kcal/hora.

Além disso, o fato de a água ser 800 vezes mais densa do que ar faz com que nadar exija muito mais esforço muscular e respiratório do que correr, por exemplo. Em compensação, exercícios aquáticos são livres de impactos, o que reduz consideravelmente os riscos de dores e de lesões, sobretudo nas articulações.

VEJA TAMBÉM  Saiba como planejar o seu projeto verão de acordo com a atividade física

3. Desenvolve a capacidade cardiorrespiratória

Em aproximadamente 12 semanas é possível notar os benefícios promovidos pela prática regular de natação na qualidade de vida. Entre eles, a melhora da capacidade cardiorrespiratória.

O exercício aeróbico melhora o condicionamento físico, a respiração, o fôlego e a resistência dos músculos, entre eles o coração, que passa a bombear mais oxigênio por meio do sangue para todo o corpo, favorecendo o trabalho de todas as células do organismo.

Por isso, esse esporte é recomendado para quem sofre de doenças respiratórias e cardíacas, uma vez que também ajuda a controlar a respiração, regula a pressão arterial e deixa os batimentos mais estáveis, reduzindo em até 40% as chances de ocorrências de doenças do coração, principalmente em mulheres.

4. Favorece a memória e a concentração

7 motivos pelos quais você deveria fazer natação - Gympass

Fazer natação vai muito além do preparo físico. Praticar esportes com intensidade moderada também melhora a atividade cerebral, contribuindo para a memória e a concentração do atleta.

A prática regular de exercícios aumenta a produção e a liberação de serotonina e endorfina pelo organismo, deixando o cérebro de seus praticantes em estado de alerta e mais concentrado, melhorando a produtividade no trabalho, nos estudos e nos afazeres diários.

A atividade aeróbica também aumenta a oxigenação do corpo, inclusive do cérebro, proporcionando uma maior atividade intelectual, o que também ajuda a potencializar o raciocínio.

5. Melhora a autoestima

Por falar nos hormônios do “quarteto da felicidade” — serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina —, eles também podem fazer toda a diferença na autoestima de uma pessoa.

Como? Praticando atividades físicas regularmente e em boa intensidade. Fazer natação ao menos três vezes por semana, em dias intercalados, de 45 a 60 minutos por aula, incluindo aquecimento e alongamentos, é o suficiente para obter um bom condicionamento físico e estimular a produção dessas substâncias pelo tecido cerebral.

Geralmente, as aulas de natação são realizadas em grupos, o que garante novas interações sociais e possibilita a construção de novos laços de amizade, fator benéfico para elevar a autoestima de qualquer pessoa.

6. Reduz o estresse e a ansiedade

7 motivos pelos quais você deveria fazer natação - Estresse e Ansiedade

A natação pode ser uma ótima alternativa, uma verdadeira válvula de escape, para combater o estresse e a ansiedade do dia a dia.

VEJA TAMBÉM  Abdominal: 9 exercícios para definir a barriga

O controle da respiração colabora para esvaziar a mente e manter o foco na atividade esportiva, afastando os problemas cotidianos. A liberação dos hormônios do “quarteto da felicidade”, por sua vez, promove sensações de bem-estar, felicidade e relaxamento.

O som da respiração aliado à paz embaixo d’água, assim como as ondulações da piscina, também auxiliam a relaxar o corpo, aliviar dores, diminuir a tensão, acalmar a mente e melhorar o humor.

7. Aumenta a longevidade

Diante de todos esses benefícios promotores da saúde e da qualidade de vida, impossível não associar a natação a uma maior longevidade.

Na terceira idade, os benefícios da natação são ainda maiores, pois aumentam a velocidade de transmissão de estímulos nervosos, tornam as artérias mais saudáveis, melhoram os reflexos e ajudam a combater doenças respiratórias, cardíacas, cerebrais e degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

Fazer natação também aumenta a massa óssea, fator imprescindível para a qualidade de vida de mulheres e pessoas na terceira idade, uma vez que reduz consideravelmente a evolução de doenças como artrite, artrose e, principalmente, da osteoporose, grande causadora de quedas em idosos.

Agora que você conhece os principais benefícios da natação, que tal começar a praticar esse esporte regularmente? Vale lembrar que a natação pode ser praticada por pessoas de todas as idades, de crianças a adultos, e até gestantes.

Apenas lembre-se de antes de iniciar qualquer tipo de atividade esportiva procurar um médico para verificar seu estado físico e de sua saúde.

Jamais comece a fazer natação ou quaisquer outras atividades físicas sem acompanhamento de profissionais especializados para evitar lesões e outros problemas.

Para começar a fazer natação e economizar tempo nessa sua rotina corrida e complicada, procure sempre por academias ou locais especializados próximos a você, de preferência em seu bairro ou em sua região.

Com o Gympass, você pode fazer Natação, Muay Thai, Yoga, Dança, Musculação, Crossfit e mais de 500 modalidades em qualquer lugar por uma única mensalidade. Aproveite!