Você tomou coragem para começar, mas poucos meses depois recebeu uma folga no trabalho e acabou perdendo o foco nos treinos? Esse cenário é mais comum do que parece. Afinal, como manter a rotina de academia durante as férias? Será que isso é possível? O que fazer para reverter essa situação?

Levando isso em conta, nós preparamos este post para ajudar você a continuar treinando. Ao longo do texto, você encontrará informações relevantes e algumas dicas para colocar em prática. Leia até o fim para saber mais!

Qual é a importância de manter o ritmo?

Você trabalhou o ano todo, cumpriu suas metas e recebeu o tão esperado período de folga — nada mais merecido, não é mesmo? Não por acaso, esse intervalo é a brecha que muitas pessoas esperam para poder viajar, curtir a família e se dedicar ao lazer.

Não há nenhum problema em fugir da correria do dia a dia, é claro, mas isso não quer dizer que você precisa descuidar do seu condicionamento físico e deixar os exercícios de lado.

Aliás, muito pelo contrário, porque as atividades físicas podem ser grandes aliadas para detonar o estresse e obter o descanso que você tanto esperou. Ainda assim, permanece a mesma pergunta: por que tantas pessoas perdem o ritmo nas férias?

Isso acontece porque esses meses de folga dão uma sensação de relaxamento. É um tempo curto em comparação aos árduos meses de trabalho e, por conta disso, ele deve ser aproveitado.

No entanto, perder completamente o ritmo pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Ficar sem ir à academia durante as férias tende a deixar seu retorno ainda mais difícil. Ou seja, quando você voltar, precisará recomeçar de um estágio anterior àquele no qual já estava. Percebe o problema? Seu progresso fica comprometido, porque seu corpo não entende as férias da mesma forma que a sua mente.

Como fazer academia durante as férias?

Agora que você já sabe a importância de manter o ritmo mesmo nos dias de descanso, listamos algumas dicas práticas para ajudar nessa missão. Confira, logo abaixo, o que e como fazer!

VEJA TAMBÉM  Como tomar coragem para começar a academia (antes que seja tarde)?

Mude sua mentalidade

Esse é o primeiro e mais importante passo: você deve alterar sua mentalidade em relação a fazer academia durante as férias. Saiba, antes de tudo, que não é preciso treinar mais do que o habitual. É possível, aliás, fazer menos tempo de atividade física no decorrer da semana.

O que não pode acontecer é o total abandono do estilo de vida saudável. Não é porque você está de folga que precisa ficar no sofá todos os dias, certo? Aproveite para dormir um pouco mais e tenha alguma permissividade em relação aos horários, mas não deixe sua alimentação ou a rotina de treinos completamente de lado.

Tenha flexibilidade

Você está de férias e isso certamente é especial. Então, por que não aproveitar melhor seus dias a partir da prática regular de exercícios? Uma aula de HIIT, por exemplo, gasta poucos minutos do seu dia e é excelente para dar aquela energia extra.

Descansar é necessário, porém, se você quer ter disposição para passeios, eventos e viagens, as atividades físicas são aliadas indispensáveis. Use sua folga sabiamente e aproveite a flexibilidade em relação ao tempo e ao local de treino.

Pratique algo prazeroso

Pratique algo prazeroso dentro ou fora da academia durante as férias

Quando a folga finalmente chega, sentimos uma espécie de alívio e não vemos a hora de aproveitar esse período livre de obrigações, concorda? Por causa disso, muita gente logo se esquece da academia, porque vê a prática como mais um elemento do cotidiano.

Se você pratica algo prazeroso, as chances de isso acontecer são mínimas. Portanto, evite treinar apenas para emagrecer ou ganhar massa — faça algo que você realmente gosta e, assim, nunca terá essa sensação horrível de se exercitar somente por necessidade.

A boa notícia é que existem inúmeras modalidades espalhadas por aí, e você pode escolher uma de acordo com suas preferências e objetivos. Veja alguns exemplos:

  • musculação;
  • ginástica;
  • pilates;
  • corrida;
  • lutas;
  • danças;
  • natação;
  • yoga;
  • crossfit.

Tenha disciplina

Você não precisa ter a mesma aplicação de sempre, mas a indisciplina pode fazer com que aquelas famosas desculpas de última hora apareçam: está chovendo, fazendo frio, deu preguiça e assim por diante. Dessa forma, tente ter o mínimo de comprometimento com os treinos.

VEJA TAMBÉM  12 dicas para emagrecer com saúde!

Para ajudar, tente estabelecer pequenas metas, que podem ser diárias ou semanais. Para exemplificar: 30 minutos de academia por dia, 3 treinos de crossfit por semana etc.

Treine em qualquer lugar

A tão esperada oportunidade de fazer uma viagem pelo país durante as férias chegou. Com ela, surge a mesma questão de sempre: como manter uma rotina saudável mesmo estando longe de casa? Pois saiba que existem serviços que dão acesso a várias academias diferentes.

Funciona assim: você paga uma única mensalidade e tem acesso a diferentes academias em todo o Brasil. A melhor parte é que, dependendo do seu plano, você pode praticar suas modalidades favoritas mesmo a quilômetros de distância dos seus lugares habituais de treino. Não é ótimo?

Essa possibilidade contribui ainda mais para que você tenha horários flexíveis e possa aproveitar seus dias de folga sem abrir mão de uma rotina saudável.

Como cuidar da saúde durante as férias?

Essa é outra dúvida recorrente, já que é preciso ter disposição para treinar. Uma dica importante é tentar acordar e dormir sempre nos mesmos horários, o que contribui para evitar preguiça ao longo do dia.

Quando possível, faça algumas receitas fit para comer alimentos ricos em nutrientes. Se você não pretende cozinhar, opte pelos restaurantes self-service, assim pode escolher os componentes do seu prato e fazer uma alimentação balanceada.

Não se esqueça de comer regularmente, OK? Faça pequenas refeições de 3 em 3 horas para manter o metabolismo acelerado. Quando fizer algum passeio, leve frutas ou snacks saudáveis consigo.

Enfim, fazer academia durante as férias não só é possível, mas também fundamental para viver com mais saúde e bem-estar. Aproveite a folga para descansar e relaxar, mas não deixe seu corpo de lado!

Agora que você já sabe como continuar treinando mesmo nas férias, aproveite para conferir os planos Gympass e treine onde quiser!