Muita gente se pergunta como manter a alimentação nas férias tão saudável quanto ao longo do ano. É possível resistir às tentações das férias e manter o foco em um estilo de vida saudável?

Com tantas festas, eventos e até mesmo durante as viagens de férias, é impossível não sair um pouco dos trilhos e se satisfazer com algumas comidas que geralmente não fariam parte do cardápio habitual.

Isso é normal e não tem nada de mal em se paparicar um pouco. Entretanto, é preciso estabelecer alguns limites para continuar focado e alcançar os resultados depois de alguns deslizes normais nessa época do ano.

Confira 6 dicas para se manter fiel à dieta e com uma boa alimentação nas férias

Dicas para manter uma alimentação saudável nas férias

1. Tenha disciplina

Durante o período de férias, por mais gostoso que seja ter tempo livre para descansar e fazer tudo o que não foi possível durante o restante do ano, a mudança de hábitos pode ser prejudicial para aqueles que estavam acostumados a seguir uma rotina de exercícios e de alimentação.

Portanto, para não afetar negativamente seus objetivos, tenha disciplina para continuar com seus treinos e cardápios habituais. Aproveite a flexibilidade do tempo para se exercitar em horários mais agradáveis ou até mesmo aumentar um pouco seus treinos.

Em relação à alimentação, monte um cardápio para a semana. Dessa forma você se programa melhor e diminui as chances de cair em tentação durante o tempo livre. Ter foco e se planejar pode ser o grande diferencial para não sair dos trilhos durante esse período.

2. Estipule novas metas

Para se manter motivado durante o período de férias, adapte suas metas à sua nova realidade. Como você terá mais tempo livre, tente se desafiar um pouco mais também. Dessa forma você continua firme e forte na dieta e ainda otimiza seus resultados.

Estipule metas diárias em relação ao número de calorias consumidas, metas semanais que dizem respeito ao número de treinos e uma meta geral que englobe os resultados que você almeja. Tendo sempre uma meta em mente, é mais difícil deixar de lado uma rotina saudável.

3. Tenha sempre lanches saudáveis por perto

As pequenas refeições também podem afetar sua alimentação nas férias e interferir nos seus objetivos. De nada adianta comer um almoço saudável se ao longo do dia você tem várias barras de chocolate por perto, por exemplo.

VEJA TAMBÉM  Recuperação pós treino: 7 dicas infalíveis para melhorar seu desempenho

Tenha lanchinhos saudáveis sempre em mãos para saciar a fome no intervalo entre as refeições. Frutas como uva, maçã e banana são ótimas alternativas. Além de serem docinhas (o que pode matar a sua vontade de comer algo doce), elas são ricas em nutrientes e vitaminas.

Barrinhas de cereais também são bons aliados para se carregar na bolsa ou na mochila ao longo do dia. Além de matarem a fome por um tempo, elas podem servir como lanche pré-treino e te ajudar a ter energia para se exercitar e focar na dieta.

Beba muita água nas férias

4. Beba muita água

Ao longo de todo o ano, é imprescindível que você dedique um tempinho diário para beber água e se manter hidratado. Mas, durante as férias, essa dica tão habitual pode ser valiosa. Isso porque a água pode ajudar bastante na saciedade. Como?

Grande parte dos deslizes alimentares que cometemos acontecem por pura gula ou por acreditarmos que não estamos satisfeitos mesmo depois de comer uma quantidade razoável durante as refeições.

Beber água antes de se alimentar, por exemplo, ajuda a encher um pouco o estômago, o que faz com que você se sinta saciado mais rapidamente. Você continua comendo de forma saudável, não comete nenhuma loucura e ainda cuida para que seu corpo não exagere durante as refeições.

Além disso, manter-se hidratado é essencial para ficar saudável, manter seu corpo funcionando corretamente e motivado para se exercitar de forma frequente.

5. Compense os deslizes

É muito difícil resistir às tentações 24 horas por dia, em todas as ocasiões. Durante as férias, por exemplo, com a possibilidade de sair da rotina e variar o cardápio, é normal colocar a dieta em xeque. Não existe nada de errado nisso, o importante é não fazer disso um hábito e procurar sempre um equilíbrio.

Muitos praticantes de atividades físicas e atletas, por exemplo, reservam um dia para sair da dieta e comer alimentos calóricos e pouco nutritivos (o chamado “dia do lixo”). Esse dia é reservado para matar aquelas vontades normais que aparecem mesmo na rotina mais focada.

VEJA TAMBÉM  5 erros na alimentação pós treino

Entretanto, o dia do lixo só não se torna prejudicial à dieta quando ela é seguida à risca ao longo da semana. Por isso, busque compensar os deslizes com refeições leves no dia a dia, com exercícios físicos frequentes e muita determinação mesmo durante as férias.

Caso tenha exagerado durante uma festividade e comido alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, dedique o dia seguinte a um detox com direito a muitos sucos, exercícios aeróbicos e refeições leves, como salada com frango grelhado.

Equilíbrio é essencial, principalmente durante o período de férias.

6. Pratique exercícios físicos constantemente

Pratique exercícios físicos regularmente

Uma dieta saudável e uma rotina de exercícios são aliados inegáveis na busca por uma vida mais equilibrada. Todas aquelas saladas não trarão resultados tão visíveis se o seu corpo não é estimulado a queimar calorias, e pouco adianta se exercitar com frequência se a sua alimentação é extremamente calórica e pouco nutritiva.

Por isso, para manter uma boa alimentação nas férias, procure se exercitar com frequência. Use o tempo livre e a mudança de ares a seu favor e varie a sua rotina de treinos de forma divertida e dinâmica.

Caso uma viagem para a praia esteja em seus planos, pesquise alguns exercícios que podem ser feitos nesse tipo de ambiente e continue se movimentando enquanto curte alguns dias de descanso. Que tal praticar axé, ioga ou futevôlei?

Vai passar alguns dias no interior? Também existem opções para se exercitar e se manter em forma mesmo em lugares pacatos e reclusos. Dança, pilates e caminhada com assessoria são alguns exemplos de modalidades que podem ser praticadas.

Viu como é possível usar a alimentação nas férias a seu favor e manter o foco na dieta mesmo durante o recesso? Com um pouco de determinação, planejamento e força de vontade, é possível usar o tempo disponível dessa época do ano para focar na alimentação saudável e otimizar os resultados que você tanto almeja.

Gostou do post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a se manterem motivados!