Todo mundo sabe que a saciedade é essencial para conseguirmos focar no que estamos fazendo. Mas será que as escolhas alimentares fazem diferença na qualidade do raciocínio? A resposta é sim! Graças a uma combinação privilegiada de nutrientes, certos alimentos têm a capacidade de fornecer uma dose extra de energia e, inclusive, colaboram para o aumento da produtividade no trabalho.

Quer saber como isso acontece e quais são esses alimentos? Neste post, apresentamos algumas das delícias capazes de melhorar sua atuação profissional. Se você quer ou precisa render mais, não perca!

Como a comida influencia a produtividade no trabalho?

A glicose é o principal combustível para o funcionamento do cérebro. O que faz diferença na produtividade de cada um é a forma como ela é fornecida.

De maneira geral, alimentos ricos em proteínas magras, gorduras saudáveis e fibras são escolhas certeiras, pois são de fácil digestão e não provocam picos de insulina no corpo. Com isso, prolongam a energia e a sensação de saciedade por mais tempo.

Além de aumentarem a concentração, o bom humor, a motivação e a capacidade cognitiva, eles ainda reduzem o cansaço, a ansiedade, o estresse e a irritabilidade.

Quais alimentos ajudam a otimizar o rendimento diário?

Segundo pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pessoas com hábitos alimentares ruins reduzem em até 20% a produtividade econômica do país.

Para não fazer parte dessa estatística e dar um gás na produtividade no trabalho, turbine seu cérebro com estes 7 alimentos poderosos!

1. Café

Coado, expresso, italiano, não importa o tipo de preparo: o cafezinho é um baita estimulante! Isso acontece graças à cafeína, que atua como antioxidante.

Entretanto, é preciso moderação. De acordo com dados do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer, o consumo de até seis xícaras diárias não traz riscos para a saúde. Mantenha-se dentro do limite e dê preferência para o café sem açúcar.

2. Frutas vermelhas

Também chamadas de berries (termo em inglês para designar frutos pequenos e de cascas finas, que são ingeridos inteiros), as frutas vermelhas são ricas em antocianina (pigmentos que dão cor), vitamina C e ácido elágico, que tem ação antioxidante.

VEJA TAMBÉM  5 receitas fitness fáceis para incorporar no dia a dia

Para reduzir o cansaço, estimular as conexões cerebrais e aprimorar a memória, inclua morangos, amoras, framboesas, mirtilos e os exóticos goji berries entre suas frutas do dia a dia. Quer mais um ponto positivo? Elas também cuidam da saúde dos olhos — algo importante especialmente para quem trabalha o dia todo em frente ao computador.

3. Chocolate amargo

Principal matéria-prima do chocolate amargo, o cacau tem gorduras boas e alto teor de antioxidantes. Por isso, prefira as versões 70% ou mais intensas.

O consumo moderado — cerca de dois quadradinhos por dia — colabora para a produção de endorfinas e serotoninas, fazendo com que você melhore o foco no trabalho, o humor a sensação de bem-estar. Isso acontece devido aos compostos bioativos presentes no cacau, como a teobromina.

4. Banana

Aliada no combate ao colesterol alto, a banana é rica em potássio, fibras e vitamina B6. Outro destaque é o magnésio, que tem relação direta com a diminuição dos níveis de cortisol (conhecido como o hormônio do estresse). Além disso, sua ingestão aumenta a produção de adiponectina, hormônio que atua na captação de glicose e ajuda a equilibrá-la no sangue.

Para quem passando por um processo de emagrecimento, não é preciso se preocupar. Uma banana tem aproximadamente a mesma quantidade de calorias de uma maçã ou uma rodela de abacaxi.

5. Salmão

O salmão é fonte de ômega 3 e proteínas de alto valor biológico, que carregam os aminoácidos essenciais para o organismo funcionar em sua forma mais plena. Por isso, seu consumo protege o coração e o cérebro.

Além disso, o peixe é rico em vitaminas do Complexo B, capazes de aumentar os níveis de energia. Tudo isso colabora para a melhora da memória, da capacidade de concentração e do raciocínio.

6. Brócolis

Brócolis é um dos alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

Reconhecido como um dos alimentos medicinais mais potentes, esse vegetal é rico em ácido fólico e em vitamina K, que ajudam a prevenir doenças degenerativas e mantêm o cérebro ativo durante o processo de envelhecimento.

7. Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs, entre outras oleaginosas, são ricas em proteínas, antioxidantes, ácidos graxos (ômegas 3 e 6), vitaminas E e B6 e em outros nutrientes importantes para a saúde cognitiva.

VEJA TAMBÉM  12 dicas para emagrecer com saúde!

Apesar de calóricas, elas ajudam a controlar o apetite. Por isso, seu consumo moderado é mais do que indicado.

Qual é a melhor maneira de consumi-los no dia a dia?

Não à toa, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Cabe a ele garantir a energia necessária para você despertar e dar conta da jornada diária. Por isso, tomar uma xícara de café logo cedo é uma boa pedida.

Na hora do almoço, capriche na qualidade, mas não na quantidade. Refeições pesadas provocam sonolência e prejudicam a produtividade. Uma bela posta de salmão assado com brócolis ao vapor cai bem.

A tarde é a hora certa para se deliciar com seu chocolate amargo, uma porção de oleaginosas, algumas frutas vermelhas ou uma banana — opções de lanches práticos e revigorantes. Já o jantar pode ser bem leve, visto que antecede o merecido descanso.

Atividades físicas também colaboram com a atuação profissional?

Com certeza! Se o trabalho está puxado, nada melhor do que se exercitar para recuperar o pique. As práticas esportivas liberam respostas hormonais que se transformam em verdadeiras fontes de força física e mental para encarar a rotina diária.

E não pense que se trata apenas de yoga e meditação. Fazer exercícios aeróbicos com regularidade, como caminhada e corrida, colabora para a criação de novos neurônios, melhora da memória e aumenta a capacidade de aprendizagem.

Além de uma dieta balanceada e rica em alimentos que aumentam a produtividade e da prática regular de atividades físicas, levar um estilo de vida integralmente saudável faz toda a diferença na atuação profissional. Por isso, reserve-se momentos de descanso, passe o maior tempo possível na companhia de pessoas queridas, tenha um ou mais hobbies, beba bastante água e, principalmente, durma bem!

Se você gostou deste post, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a melhorarem sua qualidade de vida!