Bem-Estar Pessoal

A importância da atividade física para a saúde física e mental

5 de abr. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Praticar atividade física regular é muito importante em qualquer idade. Não é à toa que é algo que todos os profissionais da área da saúde recomendam.

O aumento da aptidão física pode prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

Dessa forma, a necessidade de modificar o estilo de vida sedentário é cada vez mais vital.

A seguir, mostramos a importância da prática de atividade física regular e como ela está relacionada à melhora da saúde física e mental.

Saúde mental

São muitas as emoções presentes no nosso cotidiano: estresse, ansiedade, angústia preocupações em excesso, insatisfações, nervosismo.

Saber lidar com todos esses sentimentos é fundamental para a saúde mental.

Afinal, uma pessoa mentalmente saudável é capaz de encarar os desafios e as mudanças do dia a dia com equilíbrio, reconhece quais são os seus limites e busca ajuda quando necessário.

Como manter sua saúde mental em dia

Para manter uma boa saúde mental, é preciso cuidar bem do seu corpo, isto é, dormir bem, alimentar-se de forma adequada e praticar exercício físico regularmente.

Atividade física: uma grande aliada da saúde mental

A prática de atividade física, por exemplo, proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Quando nos exercitamos, o nosso corpo libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e após a realização de uma atividade física. A liberação de endorfina – também conhecida como hormônio da alegria – ajuda a relaxar, reduz o estresse e a ansiedade e melhora o humor.

Outros cuidados

  • Mantenha-se em contato com a natureza.
  • Fique longe do seu celular;
  • Além dos cuidados com o corpo, veja algumas dicas para manter uma boa saúde mental:
  • Reserve um tempo para momentos de lazer e convivência com amigos e familiares;
  • Dedique tempo às pessoas que são essenciais para você.

Tudo isso ajuda a ampliar a nossa visão de mundo, ter maior firmeza diante dos desafios da vida, além de contribui para a manutenção de um bom estado de saúde mental.

Saúde física

A saúde física, por sua vez, envolve a condição geral do corpo no que se refere a doenças e ao vigor físico.

Assim, uma pessoa fisicamente saudável possui um bom funcionamento do organismo e de suas funções vitais.

Para promover a saúde física, é preciso atingir e permanecer com um peso apropriado, reduzir o consumo de álcool, parar de fumar e, claro, praticar algum tipo de atividade física.

Consequências do sedentarismo

O sedentarismo nada mais é do que a ausência de atividade física suficiente para manter a saúde. Adotar um estilo de vida sedentário traz muitos malefícios para a saúde física e mental.

Estima-se que cerca de 5,3 milhões de mortes são causadas pela inatividade física por ano no mundo, segundo diagnóstico publicado na revista médica Lancet.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Esporte, o sedentarismo atingiu 45,9% dos brasileiros em 2013.

Intitulado de Diagnóstico Nacional do Esporte, a pesquisa alegou que o problema é mais comum entre as mulheres: 50,4% são sedentárias.

O estudo mostrou também o percentual de sedentários em outros países do mundo.
A Argentina apresentou a maior taxa: 68,3% da população não pratica atividades físicas. Em Portugal, a taxa chega a 53%; nos Estados Unidos, 40,5%; e na China, 31%.
Os países que apresentaram menor percentual de pessoas sedentárias foram índia, Inglaterra e França com 16%, 17% e 22%, respectivamente.

Saia do sedentarismo: faça 150 minutos de atividade física por semana

Para combater o sedentarismo, de acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, é recomendado que seja feito 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. Logo, podem ser feitos 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana.
Mas, atenção: pessoas sedentárias devem começar lentamente, aumentando pouco a pouco a intensidade e duração dos exercícios.

Pessoas que não estão acostumadas a praticar exercício físico podem se sentir desmotivadas após começar alguma atividade. Para que isso não aconteça, escolha uma modalidade (gympass.com) com a qual tenha afinidade, estipule metas possíveis de alcançar e adapte os horários dos exercícios a sua rotina.

Agora que você já sabe a importância de sair do sedentarismo, conte para gente: gostou do nosso artigo? Então, que tal começar a praticar atividade física hoje mesmo?

Acompanhe a nossa página no Facebook para saber mais sobre como adotar um estilo de vida mais saudável!


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.