Bem-Estar Pessoal

Conheça 6 das melhores atividades físicas ao ar livre

16 de fev. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

Frequentar academias e fazer exercícios indoor pode não ser a melhor opção de todos, mas isso não quer dizer que não existam formas de se exercitar e manter o corpo ativo. Existem atividades físicas ao ar livre tão eficientes quanto uma típica aula de musculação e elas podem ser extremamente divertidas e estimulantes.

É importante se exercitar para manter o corpo saudável, promover o bem-estar e garantir mais qualidade de vida. Mesmo com rotinas cada vez mais agitadas, é possível fugir das tradicionais modalidades oferecidas nas academias e se movimentar com frequência.

Ao optar por fazer esportes ou atividades físicas em outros espaços além de estúdios fechados, é possível redescobrir espaços dentro da própria cidade, sair da rotina de um jeito espontâneo e trabalhar cada vez mais o corpo e a mente para se tornar uma pessoa mais feliz e saudável

Conheça 6 atividades físicas ao ar livre para sair da rotina e garantir os resultados que você almeja:

Caminhada com Assessoria - Atividades físicas ao ar livre

  1. Caminhada com assessoria

Fazer caminhada é uma das melhores atividades físicas ao ar livre porque pode ser feita em qualquer lugar. Caminhar ajuda a emagrecer, melhora a circulação sanguínea, o que pode prevenir doenças cardiovasculares, melhora o condicionamento físico e oferece um exercício que pode ser feito por todas as idades, sem muitas restrições.

A caminhada com assessoria garante que você consiga todos os benefícios de uma caminhada ou corrida da forma mais saudável possível. Isso porque você estará acompanhado de um profissional que garantirá que os movimentos estão sendo executados corretamente, te auxiliará com percursos e será uma companhia para que a prática de exercícios seja sempre motivadora e estimulante.

Mais do que caminhar por aí, a caminhada com assessoria ajuda a focar nos seus objetivos e garante que a sua rotina de exercícios esteja alinhada com aquilo que você busca, tanto para a sua saúde física quanto mental e emocional.

  1. Treinamento funcional

Atividades físicas ao ar livre como treinamento funcional

O treinamento funcional está se tornando cada vez mais comum e não é à toa. Essa modalidade tem como princípio montar uma rotina de exercícios baseada nos movimentos naturais do corpo como pular, agachar, correr etc., buscando desafiar o praticante cada vez mais dentro dos seus limites.

É uma alternativa aos tradicionais exercícios e aparelhos utilizados na academia e pode garantir os mesmos benefícios, como aumento da flexibilidade e da força, mais equilíbrio e consciência corporal, e pode ser feito ao ar livre.

Várias academias oferecem essa modalidade e é comum que existam turmas de treinamento funcional que fazem uso de espaços abertos das cidades para se exercitar, socializar e manter um estilo de vida saudável e ativo.

  1. Ciclismo

Ciclismo é uma das Atividades físicas ao ar livre

O ciclismo é um esporte que vem conquistando adeptos no mundo todo e ele pode ser uma alternativa incrível para quem quer fugir da musculação ou de treinamentos aeróbicos em esteiras, por exemplo.

Pedalar causa menos impacto nas articulações do que correr e queima calorias de forma tão eficiente quanto outros exercícios físicos feitos indoor. Além disso, ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras no sangue, o que melhora o colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Pedalar na cidade é uma forma de redescobrir os espaços urbanos, se locomover de forma saudável e menos estressante do que em carros, por exemplo, e é possível reunir turmas para pedalar por aí.

Algumas academias oferecem essa modalidade justamente para dar uma alternativa aos treinos tradicionais e sair da rotina sem perder o foco na saúde e no cuidado de se exercitar sempre com o apoio e orientação de um profissional capacitado.

  1. Mountain Bike

Praticar Mountain Bike com o Gympass

Já que estamos falando de ciclismo, é necessário citar essa modalidade esportiva que vem ganhando espaço e atraindo cada vez mais adeptos aventureiros.

O Mountain Bike é uma das atividades físicas ao ar livre mais desafiadoras e inusitadas. Isso porque cada percurso pode ser diferente do anterior já que essa modalidade explora trajetos que usam e abusam dos espaços naturais, e é preciso condicionamento físico e determinação para superar os obstáculos.

O Mountain Bike exige força para pedalar a bicicleta na trilha, atenção para os trechos sinuosos e resistência para melhorar cada vez mais o seu desempenho. É uma atividade que melhora o condicionamento físico, tonifica músculos, ajuda a queimar calorias de forma eficiente e oferece a oportunidade de explorar belas trilhas, ter um contato maior com a natureza e ajuda a se sentir motivado para se exercitar de forma constante.

Justamente por ser uma modalidade tão intensa, é preciso sempre contar com a presença de um profissional capacitado e experiente e até mesmo de uma academia que ofereça auxílio para a prática dessa atividade física. Aventurar-se por aí sem ajuda de alguém experiente pode ser perigoso, portanto não abra mão da segurança.

  1. Beach Tennis

Praticar Beach Tênis ao ar livre - Beach Tennis Online Interlagos
A imagem acima é da Beach Tennis Online Vila Mariana, que você pode frequentar com um plano Gympass.

Tanto para amantes das raquetes quanto para iniciantes que buscam uma modalidade divertida, o Beach Tennis é uma alternativa às tradicionais modalidades oferecidas em academias e que, mesmo assim, garante muitos benefícios a quem o pratica.

Por ser uma das atividades físicas ao ar livre considerada intensa, o Beach Tennis ajuda a emagrecer e perder peso de forma saudável. Além disso, como é praticado na areia, ajuda a tonificar e fortalecer os músculos, principalmente os das pernas e abdômen.

Além disso, é um esporte que contribui também para a socialização, oferecendo uma oportunidade para conhecer pessoas de diversas idades. Dessa forma, é possível encontrar parceiros para continuar motivado e ativo.

  1. Yoga

Yoga ao ar livre com a surfista Chloé Calmon
A foto acima foi registrada em uma das práticas da surfista e influenciadora do Gympass, Chloé Calmon.

Yoga é uma atividade que pode ser feita tanto em estúdios especializados quanto ao ar livre. Muitos lugares que oferecem essa modalidade se preocupam em manter um espaço aberto justamente para oferecer ao praticante um contato maior com a natureza.

Muito procurado por pessoas que querem criar mais consciência corporal, o Yoga oferece inúmeros outros benefícios para a saúde física e, também, mental. Aumenta a flexibilidade por meio dos alongamentos, tonifica músculos ao fazer com que o praticante permaneça dentro das posturas, melhora a oxigenação do corpo a partir de exercícios de respiração e meditação, reduz o estresse com a prática constante etc.

Ao praticar Yoga ao ar livre é possível usufruir de todos os benefícios dessa modalidade e ainda tirar proveito de tudo o que a natureza pode oferecer, fugindo de salas fechadas e barulhentas. É muito mais fácil se exercitar com consciência, sem distrações desnecessárias.

Viu como atividades físicas ao ar livre podem ser estimulantes e oferecer benefícios tão bons quanto aquelas atividades indoor? Além de manter o corpo em movimento e em busca de qualidade de vida, é possível usufruir dos espaços abertos da cidade em que você está e fazer da sua rotina de exercícios ainda mais prazerosa!

Conheça o Gympass e saiba como ter acesso ilimitado a todas essas e outras 600 modalidades esportivas, em mais de 16.000 academias por todo o Brasil, pagando uma única mensalidade e com preço flexível.

 


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.