Bem-Estar Pessoal

As 7 melhores opções para quem gosta de atividades físicas na água

14 de nov. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Com a chegada das altas temperaturas no Brasil, a procura por atividades físicas na água cresce consideravelmente. E não é para menos: além de melhorar a resistência, os exercícios aquáticos aprimoram a capacidade cardíaca, emagrecem e aumentam a flexibilidade. Tudo isso em meio a aulas muito divertidas, prazerosas e refrescantes!

Sem contar que, geralmente, a água diminui o impacto dos treinos, tornando-os excelentes opções para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos.

Para te ajudar a escolher a modalidade ideal, separamos tudo o que você precisa saber sobre as 7 atividades físicas na água mais populares. Acompanhe com a gente!


A Hidrobike é uma das modalidades para se fazer na água

  1. Hidrobike

Como o próprio nome diz, a hidrobike consiste em pedalar dentro da água! O treino é similar ao realizado em uma bicicleta ergométrica comum, mas é mais agradável.

Geralmente, as aulas de hidrobike duram cerca de 40 minutos. O grau de intensidade e a alternância das posições vão depender do condicionamento físico de cada aluno.

A atividade traz inúmeros benefícios, sendo que a queima de calorias, a tonificação muscular e a melhora da celulite são os mais evidentes. O legal é que a modalidade apresenta um baixo risco de lesões, já que ela não tem sobrecarga e nem impacto.

Dessa forma, a hidrobike pode ser feita por todos os indivíduos, incluindo os idosos.

  • benefícios: perda de peso, redução de dores, tonificação muscular, melhora do condicionamento físico, da capacidade cardiorrespiratória etc.
  • pode ser feito por: adultos de todas as idades;
  • a atividade queima: cerca de 600 calorias por aula (45 minutos).

  1. Hidrojump

Assim como no jump tradicional, o aluno da atividade aquática realiza os movimentos (chutes, simulação de corridas etc.) em uma minicama elástica. Nas primeiras aulas, é permitido que o praticante fique nas bordas da piscina até que ele pegue confiança.

Com o tempo, o ideal é deixar as mãos livres para a utilização de acessórios. A vantagem dessa atividade em relação à tradicional é que ela chega a queimar 20% a mais de calorias! Para se ter uma ideia, uma única aula pode queimar até 500.

Outra vantagem da modalidade é que, com o movimento da água, a pele recebe uma espécie de drenagem linfática, que melhora a circulação e reduz celulites e varizes.

  • benefícios: perda de peso, redução da celulite, melhora na resistência, baixo risco de lesões, aumento da força, do equilíbrio etc.;
  • pode ser praticado por: adultos e idosos, com restrição aos pacientes com insuficiência cardíaca (nesse caso, é necessário aval médico);
  • a atividade queima: cerca de 500 calorias a cada 50 minutos.

  1. Hidroginástica

Ao contrário do que muita gente pensa, a hidroginástica não é indicada somente para idosos. Crianças e adultos podem se beneficiar com a modalidade, que promete queimar calorias, melhorar a resistência, aumentar a capacidade aeróbica, entre outras vantagens.

  • benefícios: perda de peso, melhora do condicionamento físico, redução do colesterol, aumento da capacidade respiratória etc.
  • pode ser praticado por: pessoas de todas as idades;
  • a atividade queima: cerca de 400 calorias por aula.

Hidroginástica - Atividades físicas na água

  1. Hidroterapia

A hidroterapia — também chamada de fisioterapia aquática — é um exercício físico terapêutico que baseia-se na realização de movimentos específicos dentro de uma piscina, com temperatura em torno dos 34 ºC.

Geralmente, os treinos, feitos sob a supervisão de um fisioterapeuta, são indicados para gestantes, idosos ou pessoas com problemas de saúde (dores musculares, lesões, inchaço nas pernas, dificuldades respiratória, artrite, inflamações etc.).

Isso não impede, contudo, que outras pessoas realizem a atividade. Afinal, além de prazerosa e relaxante, ela previne dores, melhora a circulação e diminui o estresse.

  • benefícios: fortalecimento dos músculos, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, diminuição de dores musculares, alívio do estresse etc.;
  • pode ser praticado por: indivíduos de todas as idades, principalmente gestantes, idosos ou pessoas com problemas musculares e respiratórios.

  1. Aqua zumba

A aqua zumba nada mais é que uma aula de dança (que mistura ritmos latinos como salsa, mambo, merengue etc.) feita na água. A grande vantagem é que, dentro da piscina, os movimentos são intensificados, o que favorece a tonificação dos músculos e queima de gordura.

Além disso, assim como acontece com outras atividades físicas na água, os exercícios são de baixo impacto — sendo ideais para idosos e para quem tem problemas articulares.

  • benefícios: aumento da flexibilidade, melhora da circulação sanguínea, perda de peso, redução de medidas, tonificação muscular etc.;
  • pode ser praticado por: pessoas de todas as idades;
  • a atividade queima: até 800 calorias por aula.

  1. Natação infantil

É muito importante que as crianças sejam estimuladas a praticar esportes desde cedo. Nesse sentido, a natação infantil (também indicada para bebês) é muito recomendada.

Durante a aula, as crianças precisam do acompanhamento de um responsável (geralmente os próprios pais). Desse modo, cria-se uma relação de confiança fundamental para o desenvolvimento afetivo dos pequenos, principalmente dos bebês.

Por meio das aulas, as crianças também tendem a ganhar segurança e perder o medo do desconhecido. Além, é claro, dos outros inúmeros benefícios da prática.

  • benefícios: melhora do desenvolvimento neuromotor, fortalecimento da musculatura, aumento da capacidade respiratória, estímulo do sono, apetite reforçado, evolução de noções espaciais e temporais etc.;
  • pode ser praticado por: crianças de todas as idades, incluindo bebês.

As 7 melhores opções para quem gosta de atividades físicas na água

  1. Natação adulto

Engana-se quem pensa que só as crianças são beneficiadas com a natação. O esporte, considerado completo, auxilia desde a queima calórica até a recuperação de lesões.

Além disso, a modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biotipos, já que ela não afeta as articulações, promove o relaxamento dos músculos e alivia a tensão.

  • benefícios: melhora da capacidade aeróbica, equilíbrio muscular, desenvolvimento de uma postura correta, perda de peso etc.;
  • pode ser praticado por: pessoas de todas as idades;
  • a atividade queima: cerca de 500 calorias por aula.

Vale ressaltar que o número de calorias que as atividades físicas na água queimam pode variar de acordo com o peso, idade e condicionamento físico do praticante. Além disso, se o seu objetivo é perder medidas, o mais indicado é alinhar os exercícios a um cardápio equilibrado.

Como pudemos ver, existem diversas atividades físicas que são realizadas dentro da água. Cabe a você, portanto, escolher a que mais se adéqua ao seu perfil e objetivos.

Tenha em mente que, atualmente, é possível adquirir planos de academia que contemplem essas e outras modalidades, como crossfit, pilates e yoga. Desse modo, você consegue praticar diferentes atividades pagando apenas uma mensalidade!

Quer saber mais detalhes sobre isso? Então, conheça os nossos planos e veja as opções de atividades físicas na água (e fora dela) disponíveis para você!


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.