Para quem quer sair da rotina e ainda assim praticar atividade física de qualidade, a aula de dança é uma excelente alternativa. Além de promover bem-estar e melhorar a consciência corporal, dançar pode ser a melhor opção para emagrecer com saúde e se divertir, enquanto corpo e mente se mantêm ativos.

Como nunca se buscou tanto por qualidade de vida, não faltam opções para se exercitar. É possível escolher aquelas modalidades que mais se adéquam à sua rotina e entender como a aula de dança pode tornar seus objetivos cada vez mais reais.

Conheça os principais benefícios da aula de dança!

Dançar, além de ser extremamente divertido, traz benefícios físicos e mentais que vão desde a promoção de um corpo mais em forma até o aumento da consciência corporal e da autoestima. Entenda!

Promove a queima calórica

A aula de dança é um excelente exercício aeróbico porque trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de maneira rítmica, constante e eficiente. Dançar envolve a coordenação dos membros inferiores, a força da região abdominal e o movimento dos membros superiores, o que ajuda a gerar mais energia e promove a queima calórica.

Emagrecer com saúde é um dos principais benefícios da aula de dança. Ela promove a aceleração do metabolismo, o que faz com que o corpo trabalhe de forma frequente queimando calorias, ajudando a reduzir medidas naturalmente.

Aliando a aula de dança a uma dieta balanceada, é possível ver resultados rápidos e se sentir cada vez mais motivado a buscar uma vida saudável e ativa.

Fortalece os músculos

Dançar ajuda a fortalecer os músculos porque exige que o corpo execute movimentos estimulantes e desafiadores, tudo de forma descontraída, natural e divertida.

É possível escolher modalidades de dança que tenham focos voltados para exercícios de agachamento, movimentos centralizados no abdômen ou até mesmo coreografias em que ombros, braços e mãos são mais usados.

Isso ajuda a tonificar os músculos e definir o corpo, sem precisar gastar horas levantando pesos em aulas de musculação.

Melhora a autoestima

A autoestima está extremamente relacionada à confiança e à autoimagem. Dançar promove mais consciência corporal, dando ao praticante maior entendimento em relação ao próprio corpo, às suas limitações e pontos fortes. É possível trabalhar essas características e fazer as pazes consigo mesmo por meio da dança.

VEJA TAMBÉM  Conheça 18 alternativas para quem não gosta de treinos de musculação

Uma aula de dança pode, por meio de músicas e coreografias sensuais, por exemplo, fazer com que você se sinta mais conectado com o seu corpo e enxergue mas beleza nos seus movimentos.

No que diz respeito aos benefícios físicos, músculos mais tonificados, um corpo mais definido e uma postura correta ajudam a melhorar a forma como o praticante se vê, ganhando mais confiança e autoestima.

A aula de dança é uma atividade lúdica

Um dos principais objetivos da aula de dança é promover saúde e bem-estar de forma divertida e descontraída. Dançar oferece todos os benefícios de uma atividade física de qualidade sem cair no banal. Como a música é a principal ferramenta, toda aula de dança é diferente da anterior, seja pela escolha musical ou pela coreografia montada.

Além disso, dançar envolve expressão corporal, o que faz com que cada praticante tenha uma experiência única, tornando a prática da atividade física mais pessoal e lúdica. Dançar ajuda a tornar natural a busca por qualidade de vida e insere os exercícios físicos na rotina de um jeito descontraído e estimulante.

Aulas de Dança com o Gympass

Conheça algumas modalidades para começar a fazer aula de dança agora mesmo!

Existem diversas variedades de aula de dança para escolher e conhecer. Algumas danças ajudam a queimar mais calorias, outras são atividades físicas extremamente divertidas para agitar a rotina e algumas fortalecem os músculos com rapidez. Defina seus objetivos para conseguir entender melhor qual modalidade vai ajudar você a atingir suas metas com mais facilidade.

1. Sh’bam

A Sh’bam é uma aula de ginástica que pode ser feita por praticantes de todas as idades. Com ritmos animados e divertidos, essa modalidade ajuda a melhorar a coordenação motora, promove mais resistência física, melhora a respiração, exercita a expressão corporal e aumenta a autoestima. É uma dança que, além de emagrecer, diverte, pois tem movimentos fáceis de acompanhar.

VEJA TAMBÉM  Dançar para emagrecer: 6 motivos para começar!

2. Zumba

A Zumba é uma aula de dança queridinha das academias. Essa modalidade mistura diversos ritmos latinos como samba, funk, axé e reggaeton para criar sequências de movimentos e coreografias divertidas e que ajudam a queimar calorias bem rápido. Uma hora de aula de Zumba pode queimar 600 calorias, o que faz com que essa dança seja um ótimo exercício aeróbico.

Além disso, a Zumba é conhecida como uma das modalidades de dança mais divertidas para se praticar. Com músicas atuais e alegres, os alunos podem se identificar com os ritmos, dançar em grupo e aprender coreografias novas.

3. Ballet fitness

Está enganado quem pensa que para praticar ballet é preciso começar cedo e aderir à modalidade clássica. O ballet fitness é uma linha mais recente que oferece os benefícios da dança com foco na queima calórica e no fortalecimento dos músculos. Não existem restrições de idade e é possível praticar o ballet fitness em academias.

4. Cardio Dance

O Cardio Dance também é uma boa opção de aula de dança para quem quer emagrecer. O foco dessa modalidade é mesclar diversos ritmos para trabalhar os músculos de forma localizada, o que ajuda a tonificar membros inferiores e a região abdominal.

Os exercícios são feitos com repetições para que o corpo seja trabalhado com eficiência e para atingir os grupos musculares corretos, eliminando gordurinhas localizadas. O Cardio Dance é uma boa alternativa para quem não gosta de praticar musculação e não se identifica com levantamentos de peso.

Uma aula de dança pode ser a solução perfeita para quem busca mais qualidade de vida e bem-estar. Além de melhorar o condicionamento físico, ajudar a emagrecer com saúde e fortalecer os músculos, existem diversas modalidades de dança que permitem sair da rotina e se divertir, sem perder o foco na saúde.

Agora que você já conhece todos os benefícios de uma aula de dança, confira as modalidades oferecidas pelo Gympass e comece a dançar onde e quando quiser, até mesmo de casa com as aulas online!