Bem-Estar Pessoal

Saiba por que você deve participar de aulas coletivas na academia

29 de jun. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

Reunir força de vontade para praticar um esporte sozinho é mais difícil do que parece. Manter uma rotina de treinos exige dedicação e regularidade, e fazer isso sem companhia pode tirar parte da graça de se exercitar. Entretanto, existem aulas coletivas na academia que podem transformar as atividades físicas em verdadeiros momentos de prazer, além de oferecerem vários benefícios.

Conheça os principais abaixo e saiba por que você deve participar desses treinos!

São uma motivação a mais para o treino

É muito bom poder compartilhar experiências, e é melhor ainda conseguir crescer em determinada prática ao lado de alguém. Além de encontrar pessoas com os mesmos gostos e desejos, nas aulas coletivas na academia é possível compartilhar metas e incentivar os amigos a cumpri-las.

É bem mais fácil sentir vontade de praticar algum esporte sabendo que, ao chegar na academia, você poderá encontrar amigos, conhecer pessoas novas e melhorar seu convívio com conhecidos. Saber que alguém vai sentir sua falta nos treinos também ajuda a reunir força de vontade para sair de casa, mesmo depois de um dia cansativo.

Oferecem a chance de socializar

Aulas coletivas na academia oferecem a chance de sociabilizar

Em meio à rotina corrida, é importantíssimo separar um tempo para conviver com pessoas e socializar. O convívio é fundamental para a saúde mental e emocional. Assim, participando das aulas coletivas na academia é fácil unir o útil ao agradável.

Além de se manter em forma praticando uma atividade física, é possível conversar e se divertir ao lado de pessoas novas e, por que não, amigos. É uma maneira de transformar um exercício rotineiro em um momento muito esperado do dia, com algumas horas agradáveis e saudáveis.

Aulas coletivas na academia são inclusivas

Por serem coletivas, algumas modalidades da academia precisam oferecer atividades que englobem diversos perfis e capacidades físicas. Por isso, geralmente elas são bastante inclusivas, podendo ser praticadas por pessoas de diversas idades e gostos.

Isso faz com que você tenha contato com pessoas novas, exercite a sua paciência e empatia e se permita a conhecer gostos diferentes dos seus. É divertido observar o desenvolvimento pessoal dos outros e ajudar de alguma forma.

Ademais, as aulas coletivas tornam possível sair da zona de conforto e se aproximar mais de outras pessoas. Além de ampliar o círculo de amizades, é uma maneira de trabalhar a forma com a qual você lida com os outros em um ambiente novo.

As aulas coletivas são inclusivas

Aumentam a capacidade cardiorrespiratória

Apesar de incluírem treinos anaeróbicos, as aulas coletivas na academia representam, em sua maioria, atividades físicas aeróbicas, como spinning e danças. Esses tipos de exercícios são excelentes para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, uma vez que estimulam o corpo a fazer circular o sangue de forma mais rápida e eficiente.

Além disso, a prática regular desses exercícios permite que o corpo desenvolva mais resistência e condicionamento físico, tornando a rotina de treinos algo extremamente estimulante, prazeroso e saudável.

Diminuem o percentual de gordura

Atividades coletivas na academia geralmente englobam modalidades como zumba, jump, pilates e step, que são extremamente eficientes na queima de gordura. O treino de zumba, por exemplo, é um dos mais potentes no quesito emagrecimento. Estima-se que dançar essa modalidade por uma hora queime até 1000 calorias!

Ademais, ao participar de aulas coletivas é mais fácil manter uma regularidade nos treinos, o que permite que os benefícios se estendam em longo prazo. Os resultados podem ser observados na diminuição do percentual de gordura e na redução de medidas de maneira gradativa.

Viu como participar de aulas coletivas na academia pode ser uma ótima solução para se manter em forma, saudável e feliz? Com companhia, dedicação e estímulo é fácil se sentir bem consigo mesmo e melhorar sua qualidade de vida cada dia mais!

Gostou do post? Então, curta a nossa página do Facebook e não perca mais nenhuma novidade!


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.