Bem-Estar Pessoal

Conheça 7 benefícios do crossfit para o seu corpo

11 de jan. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

Em uma sociedade cada vez mais preocupada com bem-estar e qualidade de vida, os benefícios do crossfit atraem praticantes que buscam resultados eficientes e fuga da rotina. Essa modalidade se baseia em uma série de exercícios físicos intensos e alternativos à musculação.

Ele trabalha todo o corpo, oferecendo bons resultados em pouco tempo. Você já passou pela rua e observou pessoas se exercitando com o uso de pneus, cordas e realizando treinos inusitados? O uso de instrumentos pouco comuns em academias tradicionais é uma das características mais marcantes dessa modalidade.

Além disso, ao não seguir uma rotina de exercícios, o crossfit garante que cada treino seja inédito, divertido e eficiente, mantendo seu praticante sempre disposto e motivado.

Quer entender um pouco mais sobre essa modalidade? Então confira 7benefícios do crossfit para o seu corpo:

Veja agora os 7 maiores benefícios do crossfit para quem o pratica

O crossfit emagrece de forma eficiente

  1. Emagrece de forma eficiente

O crossfit é uma das atividades mais indicadas para quem busca queimar calorias. Por ser um treino bastante intenso, é possível trabalhar o corpo inteiro com eficiência e ainda melhorar o condicionamento físico. Em uma aula de uma hora, dependendo da intensidade do treino e da frequência de exercícios, é possível queimar até 1000 calorias.

Com treinos que se baseiam em levantamento de peso, uso dos braços em flexões, agachamentos, tiros de velocidade, abdominais e saltos, todo o corpo é trabalhado e calorias são queimadas. É possível observar resultados na redução de medidas, fortalecimento do corpo, emagrecimento e definição muscular.

  1. Aumenta a mobilidade muscular

A mobilidade do corpo está relacionada à capacidade de executar movimentos, sejam eles de pequena ou grande amplitude, de forma natural e fluida. As articulações são as principais afetadas pela mobilidade do corpo já que são elas as responsáveis por realizar os movimentos.

Ter uma boa mobilidade é essencial para realizar movimentos sem causar lesões ao corpo. O crossfit é um dos exercícios responsáveis por cuidar das articulações enquanto as fortalece e aumenta a mobilidade, o quemelhora a performance do praticante durante suas atividades físicas.

  1. Aumenta a flexibilidade

Assim como a mobilidade, a flexibilidade é um fator fundamental para o bom funcionamento do corpo. Isso porque ela é responsável por aumentar a amplitude de movimentos do corpo e facilitar a execução de diversos exercícios.

Portanto, esse é mais um dos benefícios do crossfit. O treino dessa modalidade é responsável por aumentar a flexibilidade por meio de alongamentos, repetições e dos próprios movimentos executados ao longo da aula. Com mais flexibilidade é mais fácil prevenir lesões no corpo, como estiramentos do músculo.

Além disso, ela é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo que chega nos músculos, o que é essencial para a saúde do corpo não apenas quando se pratica exercícios.

O crossfit aumenta a flexibilidade do corpo

  1. Fortalece e tonifica os músculos

Um dos motivos que levou o treino de crossfit a ser tão popularizado é sua eficiência na tonificação dos músculos do corpo. Para aqueles que não gostam de musculação e procuram atividades alternativas para malhar o corpo, o crossfit é a pedida certa.

Os treinos de alta intensidade aliados a curtos intervalos de execução são responsáveis por otimizar o tempo e garantir que o corpo trabalhe até o limite. O uso de pneus, por exemplo, além de diversificar o treino, ajuda a usar o máximo de carga durante os exercícios.

Pernas, braços e abdômen são muito afetados e ganham força de forma saudável. A definição dos músculos vem com o tempo de prática e de acordo com a capacidade corporal de cada praticante.

  1. Melhora o condicionamento físico

Por ser um treino bem intenso e por trabalhar todas as partes do corpo, o crossfit é uma atividade física perfeita para melhorar o condicionamento. O condicionamento físico está diretamente relacionado à capacidade de executar exercícios sem muito esforço e sem lesionar o corpo.

À medida que o praticante de crossfit intensifica os treinos e faz da modalidade uma constante no cotidiano, é possível perceber que os exercícios ficarão mais naturais, que os movimentos se tornarão mais fluidos e que ele não exigirá tanto esforço.

A atividade física continuará sendo eficiente e dando resultados, mas o corpo não ficará tão exausto e a endorfina poderá ser percebida mais facilmente.

  1. É divertido

O crossfit, por buscar sempre oferecer opções de treinos que variam ao longo do tempo, é um ótimo jeito de fugir da rotina e manter sempre um aspecto de novidade. Justamente por contar com treinos inusitados e por fazer uso de instrumentos diferentes, como pneus e cordas, por exemplo, é uma modalidade extremamente divertida e motivadora.

Além disso, os treinos de crossfit geralmente são realizados em grupo, então é um exercício com alto potencial de socialização, o que significa que não falta companhia para treinar e se exercitar, tornando essa atividade física ainda mais divertida e espontânea.

Com mais motivação para treinar é mais fácil manter uma frequência de exercícios, trabalhar o seu corpo com regularidade e eficiência, garantindo resultados e mantendo um estilo de vida cada vez mais saudável.

A diversão é um dos benefícios do crossfit

  1. Reduz o estresse

Como a maior parte das atividades físicas que trabalham o corpo, o crossfit é responsável pela liberação dos famosos hormônios do prazer no corpo. A endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina são alguns exemplos de substâncias capazes de melhorar nosso humor e promover o aumento da sensação de bem-estar geral.

Esses hormônios são essenciais tanto para a saúde do corpo e seu bom funcionamento como para a saúde mental e emocional. Por ser um exercício intenso, o crossfit é responsável pela liberação de uma quantidade considerável dessas substanciais.

Praticando com regularidade é mais fácil perceber os efeitos desses hormônios do corpo e sentir-se mais disposto, alegre e menos estressado para enfrentar rotinas cada vez mais exigentes.

Viu como o crossfit é uma modalidade extremamente benéfica para o corpo? Além de atuar na tonificação dos principais grupos musculares, é uma atividade física que contribui para reduzir o estresse, melhorar o condicionamento físico e para aumentar a qualidade de vida de forma saudável e divertida!

Gostou do post e quer aprender um pouco mais sobre outros benefícios do crossfit? Então confira esse post e entenda melhor o que é, onde treinar e como começar a treinar Crossfit!

 


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.