Concentração, força e raciocínio rápido. Essas são algumas das habilidades trabalhadas na escalada esportiva, atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo.

Existem diversos tipos de escalada (tanto que é possível realizá-la até mesmo na academia!). No estilo chamado esportivo, o objetivo não é chegar ao cume de uma pedra, por exemplo, mas sim ultrapassar partes difíceis do caminho. Tudo isso, é claro, com muita proteção.

Quer conhecer os benefícios de se aventurar em paredes, montanhas ou rochas? Então, confira o nosso post e entenda por que a escalada esportiva faz bem para o corpo e a mente!

A escalada aumenta a força e resistência

1. A escalada aumenta a força e a resistência física

O aumento da força é um dos primeiros benefícios percebidos pelas pessoas. Isso acontece porque, ao escalar, o indivíduo movimenta diversos membros do corpo, como panturrilhas, antebraços e core (composto por 29 músculos, incluindo os do glúteos).

A consequência disso é que começamos a recrutar fibras musculares que antes estavam inativas, aumentando, consequentemente, a força do corpo no geral. Com o tempo, a pessoa tende a perceber um aumento na resistência física. Afinal, na escalada, existem caminhos de diversos tamanhos e intensidades, o que exige um bom condicionamento.

2. A flexibilidade também é trabalhada

Subir uma rocha, montanha ou até mesmo uma parede na academia requer do corpo a execução de posições específicas. Para que os movimentos sejam perfeitos, os músculos do corpo precisam se alongar.

No início, é comum que as pessoas sintam dificuldades nesse processo. Após algumas aulas, porém, o organismo ganha mais flexibilidade, o que melhora a movimentação corporal.

3. Os músculos ficam tonificados

Como a escalada trabalha todos os músculos do corpo (principalmente dos braços e das pernas), ela pode ser uma ótima alternativa para quem não gosta de fazer musculação.

Apesar de exigir força e condicionamento físico (assim como a musculação feita em academia), o esporte é mais divertido e dinâmico. Atualmente, inclusive, existe a modalidade indoor, feita em paredes ou placas de madeiras dentro de academias.

VEJA TAMBÉM  Treino de parkour: conheça os benefícios e saiba como praticar

Nessas placas, há inúmeros pontos afixados que simulam as dificuldades encontradas em um ambiente natural (áreas rochosas). Uma das vantagens da escalada indoor é que ela pode ser feita até mesmo em dias chuvosos, já que as academias são fechadas.

4. A escalada esportiva diminui o estresse

A escalada esportiva diminui o estresse

Há inúmeros motivos para essa afirmação.

O 1º deles se refere ao convívio social. Geralmente, a escalada esportiva é feita em grupo, com pessoas experientes dispostas a ajudar as mais novas. Além disso, quem faz parte de uma comunidade esportiva costuma viajar regularmente para explorar novos lugares para praticar a atividade.

O contato com a natureza é outro ponto importante. Durante um treino, a pessoa tem a oportunidade de apreciar paisagens bem diferentes daquelas das grandes cidades. Tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida.

Ao praticar a modalidade regularmente, portanto, o estresse vai embora e o bem-estar permanece.

5. O esporte aumenta a autoconfiança e autoconhecimento

Todos os dias, o praticante de escalada enfrenta diversos desafios. Por isso, o esporte requer que a pessoa saiba não só controlar o corpo, mas também os pensamentos.

Nesse sentido, frases como “não vou conseguir” devem ser abolidas. Para ultrapassar os obstáculos, o indivíduo precisa enfrentar os medos e respeitar as suas limitações.

Com o tempo, ele aprende a controlar a mente e descobre até onde o seu corpo aguenta. Esse autoconhecimento aumenta, consequentemente, a confiança em si mesmo. Afinal, a pessoa percebe que consegue controlar o medo e vencer desafios que antes julgava impossível.

No entanto, essa evolução acontece aos poucos. É importante que o atleta comece devagar, escalando rochas baixas, e aumente a dificuldade progressivamente.

6. A escalada possui diversas modalidades diferentes

Engana-se quem pensa que a escalada se resume em atingir o cume de determinada montanha. Dentro do esporte, existem diversas modalidades com objetivos distintos.

A seguir, conheça as principais e veja qual combina mais com você:

Escalada clássica

O objetivo da escalada clássica é atingir o topo de determinada pedra ou montanha (geralmente, a extensão da via é superior a 50 metros). Para garantir a proteção dos esportistas, existem grampos para a fixação de equipamentos de segurança.

VEJA TAMBÉM  Conheça aqui 6 das maiores maratonas e corridas no Brasil

Escalada top rage

Na escalada top rage, há uma corda de proteção afixada na parte de cima da rocha. Dessa forma, o atleta consegue segurar o objeto, dando mais segurança aos movimentos.

Escalada boulder

Nessa modalidade, a escalada é feita em pequenas rochas. O objetivo é vencer partes difíceis do caminho. Como o atleta fica bem próximo ao solo, o uso de equipamentos de segurança é facultativo (exceto a sapatilha e o magnésio, que mantêm as mãos secas).

Escalada indoor

Como já dissemos, a escalada indoor é feita em diversas academias. Aqui, o atleta sobe paredes que simulam um ambiente natural, incluindo os obstáculos.

Escalada esportiva

Já a escalada esportiva você já conhece: a principal característica da modalidade é vencer partes difíceis pelo caminho. O atleta não precisa, necessariamente, chegar ao topo da rocha. No entanto, é necessário utilizar algumas técnicas de montanhismo.

Para realizar o esporte com segurança, alguns equipamentos são indispensáveis, como:

  • capacete;
  • sapatilhas especiais;
  • cordas; e
  • pó de magnésio.

Além disso, é necessário contar com a ajuda de um bom profissional, que seja bastante experiente na modalidade.

7. O esporte pode ser feito por qualquer pessoa

A escalada esportiva pode ser feita por qualquer pessoa

Uma das grandes vantagens da escalada é que ela é bem democrática. Nesse sentido, homens e mulheres de qualquer idade podem se aventurar no esporte. Isso porque a atividade possui diferentes níveis de dificuldade, que vão do iniciante ao profissional.

Se você deseja começar a praticar o exercício, recomendamos iniciar pela modalidade indoor. Além disso, o acompanhamento profissional é sempre indispensável.

Já se o seu objetivo for partir logo para as escaladas feitas em ambientes naturais (como a esportiva), o ideal é fazer um curso preparatório e praticar o esporte na companhia de pessoas experientes. Fazendo isso, você garante a sua segurança e a sua integridade física.

Ficou animado? Quer saber onde praticar a escalada esportiva pertinho de você? Então, acesse o site do Gympass e veja as academias que possuem essa modalidade perto de você.