Bem-Estar Pessoal

Escalada esportiva: conheça os seus 7 maiores benefícios

16 de mar. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

Concentração, força e raciocínio rápido. Essas são algumas das habilidades trabalhadas na escalada esportiva, atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo.

Existem diversos tipos de escalada (tanto que é possível realizá-la até mesmo na academia!). No estilo chamado esportivo, o objetivo não é chegar ao cume de uma pedra, por exemplo, mas sim ultrapassar partes difíceis do caminho. Tudo isso, é claro, com muita proteção.

Quer conhecer os benefícios de se aventurar em paredes, montanhas ou rochas? Então, confira o nosso post e entenda por que a escalada esportiva faz bem para o corpo e a mente!

A escalada aumenta a força e resistência

  1. A escalada aumenta a força e a resistência física

O aumento da força é um dos primeiros benefícios percebidos pelas pessoas. Isso acontece porque, ao escalar, o indivíduo movimenta diversos membros do corpo, como panturrilhas, antebraços e core (composto por 29 músculos, incluindo os do glúteos).

A consequência disso é que começamos a recrutar fibras musculares que antes estavam inativas, aumentando, consequentemente, a força do corpo no geral. Com o tempo, a pessoa tende a perceber um aumento na resistência física. Afinal, na escalada, existem caminhos de diversos tamanhos e intensidades, o que exige um bom condicionamento.

  1. A flexibilidade também é trabalhada

Subir uma rocha, montanha ou até mesmo uma parede na academia requer do corpo a execução de posições específicas. Para que os movimentos sejam perfeitos, os músculos do corpo precisam se alongar.

No início, é comum que as pessoas sintam dificuldades nesse processo. Após algumas aulas, porém, o organismo ganha mais flexibilidade, o que melhora a movimentação corporal.

  1. Os músculos ficam tonificados

Como a escalada trabalha todos os músculos do corpo (principalmente dos braços e das pernas), ela pode ser uma ótima alternativa para quem não gosta de fazer musculação.

Apesar de exigir força e condicionamento físico (assim como a musculação feita em academia), o esporte é mais divertido e dinâmico. Atualmente, inclusive, existe a modalidade indoor, feita em paredes ou placas de madeiras dentro de academias.

Nessas placas, há inúmeros pontos afixados que simulam as dificuldades encontradas em um ambiente natural (áreas rochosas). Uma das vantagens da escalada indoor é que ela pode ser feita até mesmo em dias chuvosos, já que as academias são fechadas.

  1. A escalada esportiva diminui o estresse

A escalada esportiva diminui o estresse

Há inúmeros motivos para essa afirmação.

O 1º deles se refere ao convívio social. Geralmente, a escalada esportiva é feita em grupo, com pessoas experientes dispostas a ajudar as mais novas. Além disso, quem faz parte de uma comunidade esportiva costuma viajar regularmente para explorar novos lugares para praticar a atividade.

O contato com a natureza é outro ponto importante. Durante um treino, a pessoa tem a oportunidade de apreciar paisagens bem diferentes daquelas das grandes cidades. Tudo isso contribui para melhorar a qualidade de vida.

Ao praticar a modalidade regularmente, portanto, o estresse vai embora e o bem-estar permanece.

  1. O esporte aumenta a autoconfiança e autoconhecimento

Todos os dias, o praticante de escalada enfrenta diversos desafios. Por isso, o esporte requer que a pessoa saiba não só controlar o corpo, mas também os pensamentos.

Nesse sentido, frases como “não vou conseguir” devem ser abolidas. Para ultrapassar os obstáculos, o indivíduo precisa enfrentar os medos e respeitar as suas limitações.

Com o tempo, ele aprende a controlar a mente e descobre até onde o seu corpo aguenta. Esse autoconhecimento aumenta, consequentemente, a confiança em si mesmo. Afinal, a pessoa percebe que consegue controlar o medo e vencer desafios que antes julgava impossível.

No entanto, essa evolução acontece aos poucos. É importante que o atleta comece devagar, escalando rochas baixas, e aumente a dificuldade progressivamente.

  1. A escalada possui diversas modalidades diferentes

Engana-se quem pensa que a escalada se resume em atingir o cume de determinada montanha. Dentro do esporte, existem diversas modalidades com objetivos distintos.

A seguir, conheça as principais e veja qual combina mais com você:

Escalada clássica

O objetivo da escalada clássica é atingir o topo de determinada pedra ou montanha (geralmente, a extensão da via é superior a 50 metros). Para garantir a proteção dos esportistas, existem grampos para a fixação de equipamentos de segurança.

Escalada top rage

Na escalada top rage, há uma corda de proteção afixada na parte de cima da rocha. Dessa forma, o atleta consegue segurar o objeto, dando mais segurança aos movimentos.

Escalada boulder

Nessa modalidade, a escalada é feita em pequenas rochas. O objetivo é vencer partes difíceis do caminho. Como o atleta fica bem próximo ao solo, o uso de equipamentos de segurança é facultativo (exceto a sapatilha e o magnésio, que mantêm as mãos secas).

Escalada indoor

Como já dissemos, a escalada indoor é feita em diversas academias. Aqui, o atleta sobe paredes que simulam um ambiente natural, incluindo os obstáculos.

Escalada esportiva

Já a escalada esportiva você já conhece: a principal característica da modalidade é vencer partes difíceis pelo caminho. O atleta não precisa, necessariamente, chegar ao topo da rocha. No entanto, é necessário utilizar algumas técnicas de montanhismo.

Para realizar o esporte com segurança, alguns equipamentos são indispensáveis, como:

  • capacete;
  • sapatilhas especiais;
  • cordas; e
  • pó de magnésio.

Além disso, é necessário contar com a ajuda de um bom profissional, que seja bastante experiente na modalidade.

  1. O esporte pode ser feito por qualquer pessoa

A escalada esportiva pode ser feita por qualquer pessoa

Uma das grandes vantagens da escalada é que ela é bem democrática. Nesse sentido, homens e mulheres de qualquer idade podem se aventurar no esporte. Isso porque a atividade possui diferentes níveis de dificuldade, que vão do iniciante ao profissional.

Se você deseja começar a praticar o exercício, recomendamos iniciar pela modalidade indoor. Além disso, o acompanhamento profissional é sempre indispensável.

Já se o seu objetivo for partir logo para as escaladas feitas em ambientes naturais (como a esportiva), o ideal é fazer um curso preparatório e praticar o esporte na companhia de pessoas experientes. Fazendo isso, você garante a sua segurança e a sua integridade física.

Ficou animado? Quer saber onde praticar a escalada esportiva pertinho de você? Então, acesse o site do Gympass e veja as academias que possuem essa modalidade perto de você.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.