Você já imaginou unir funcional, musculação, cardio e corrida em um único treino? Pois saiba que isso é possível graças a uma nova modalidade das academias: o Boot Camp. Inspirado no treinamento militar americano, ele promete trabalhar todas as partes do corpo em uma aula de apenas 45 minutos.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo com todos os detalhes sobre essa nova modalidade fitness que promete revolucionar a vida de quem sonha em mudar o corpo e não tem muito tempo livre.

Qual o diferencial do Boot Camp?

O cenário comum de uma academia tem salas repletas de aparelhos, com pessoas se revezando para cumprir o seu treino do dia. Com o Boot Camp esse cenário muda completamente.

Em primeiro lugar, quase todos exercícios são feitos em grupo, um estímulo extra para que ninguém desista. E mesmo com tantas pessoas em um mesmo ambiente, não há espaço para conversas — todo o progresso é medido de maneira individual.

Assim como em um treinamento militar, os exercícios são feitos em circuitos marcados por tempo, em que o aluno nunca sabe o que esperar, já que sempre aparecem movimentos surpresas e desafios maiores.

Mesmo com o “ambiente de guerra”, não pense que é preciso subir em cordas ou rastejar na lama. Na prática, as aulas são leves e têm como foco encorajar o aluno a não desistir.

A inspiração militar se restringe à filosofia, com foco em exercícios rápidos, mas de alta intensidade. Os mais comuns são corridas na esteira, treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), além de agachamentos, burpees, flexões e outras atividades feitas com o próprio peso corporal.

O material utilizado também é bem diferente: saem os aparelhos de musculação, entram os halteres, os pneus, as barras, o kettlebell e o TRX. Além deles, o próprio peso dos alunos é utilizado para realizar os movimentos propostos pelo professor.

Boot Camp: entenda o que é e como praticar!

E como funciona uma aula de Boot Camp?

Uma aula de Boot Camp é completamente diferente do que você está acostumado: da iluminação (que costuma ser avermelhada) até os “gritos de guerra” ditos pelo professor. Tudo para que o aluno sinta que está em uma missão importante: queimar calorias e ganhar definição muscular.

VEJA TAMBÉM  Qual o melhor horário para treinar? Entenda aqui!

As academias brasileiras já estão investindo na prática que faz sucesso há 25 anos nos Estados Unidos. Para criar o cenário perfeito, elas são divididas em salas ou espaços em que o aluno deve permanecer por no máximo 1 minuto e meio cumprindo uma série de exercícios.

Por exemplo: o seu treino começa com uma corrida de um minuto, depois o professor sinaliza que é hora de mudar para outro espaço e fazer agachamentos por mais um minuto, e assim sucessivamente, até chegar ao final do circuito de 45 minutos.

Quais os benefícios dessa modalidade?

1. Menos tempo gasto na academia

Uma hora na esteira, ou bicicleta, e depois mais uma hora de musculação: esse é o tempo médio que uma pessoa que quer emagrecer e definir o corpo gasta diariamente na academia.

Para quem não pode se dar a esse luxo, o Boot Camp é uma modalidade excelente, pois ajuda a trabalhar todas as partes do corpo em uma aula que dura menos de uma hora.

Por intercalar exercícios de força, cardio e aeróbico, pernas, abdômen e braços também são trabalhados intensamente de uma vez só. Algo diferente de outros treinos, como a musculação, que exige que o aluno malhe cada grupo muscular em diferentes dias da semana.

2. Resultados rápidos

Quarenta e cinco minutos em aula de Boot Camp e o aluno perderá no mínimo 600 calorias. Essa é a promessa da maioria dos educadores físicos dessa modalidade.

A combinação entre os exercícios cria um combo excelente para o corpo, o que traz resultados em menos tempo. Enquanto a prática de cardio ajuda a queimar gordura, os treinos de força possibilitam a construção de tecido muscular.

Eles ainda elevam o metabolismo, possibilitando a queima extra de calorias ao longo do dia. Essa eficácia garantida ainda é nova no Brasil, mas já conquistou academias e famosos do mundo inteiro: de David Beckham à família Kardashian.

 

3. Superação de limites

A prática de exercícios ajuda na prevenção e tratamento de doenças físicas, mas também é uma importante aliada no tratamento de doenças psicológicas como a depressão. Nesse aspecto, a prática do Boot Camp é uma excelente aliada na superação de dificuldades e construção de autoestima.

VEJA TAMBÉM  Abdominal: 9 exercícios para definir a barriga

Um aspecto importante dessa modalidade é que com o passar do tempo o praticante observa uma evolução natural da sua capacidade de superar os desafios dos circuitos. Com isso vai ganhando mais confiança em si mesmo e própria capacidade de também vencer barreiras em outras áreas da vida.

Entenda o que é a modalidade Boot Camp

4. Exercícios democráticos

Apesar da intensidade dos exercícios, o Boot Camp é uma prática democrática e sem restrição de idade e tipos físicos. Diferentemente de outras modalidades, não é preciso ter um histórico de prática de atividades físicas.

Mesmo quem possui algumas limitações consegue acompanhar os exercícios. Por isso, não é incomum encontrar nos “campos de treinamento” pessoas com lesões ou problemas de coluna, idosos e até gestantes. Qualquer um é bem-vindo!

Como o foco também é a superação, tudo é realizado com acompanhamento médico e respeitando os limites físicos de cada pessoa. Ou seja: o objetivo não é premiar quem pega mais peso, mas incentivar os alunos a superar os limites do próprio corpo com o passar do tempo.

5. Aumento da motivação

Muitas pessoas desistem de emagrecer ou ganhar definição muscular porque não conseguem se adaptar ao ambiente das academias ou se cansam da rotina de repetição que a musculação ou as aulas aeróbicas podem ter.

Com o Boot Camp fica mais fácil se manter motivado porque há uma fuga dessa rotina. O aluno nunca sabe quais exercícios vai encarar na próxima aula e observa os resultados no seu corpo com mais rapidez, algo que dá um “boost” na vontade de continuar se superando.

E você, já conhecia o Boot Camp? Ficou com vontade de participar? Então conheça as academias que oferecem essa modalidade e comece hoje mesmo a ser exercitar!

Confira a playlist “Impulse” com músicas que vão agitar seu treino de Bootcamp da batida certa: