8 motivos para começar a praticar Muay Thai

6 de jul. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Se você está pensando em praticar Muay Thai, esteja certo que está escolhendo uma atividade física que possui inúmeros benefícios. Maior flexibilidade, disciplina, músculos definidos e gordurinhas a menos são alguns dos mais evidentes.

Além disso, a arte marcial tailandesa estimula a coragem e autoconfiança dos praticantes. Quer conhecer essas e outras vantagens de praticar Muay Thai? Então, está no lugar certo! Neste post, você vai conhecer tudo sobre a atividade. Acompanhe!

Conheça agora os motivos para começar a praticar Muay Thai hoje mesmo

  1. Aumenta o condicionamento físico

O Muay Thai é uma arte marcial tailandesa que consiste no aperfeiçoamento de socos, chutes, joelhadas, cotoveladas e de domínio do oponente. Tudo isso em meio a sessões de exercícios de condicionamento físico, alongamentos, flexões etc.

Por exigir muito do corpo, a atividade é uma excelente forma de aumentar a aptidão física das pessoas. Com o tempo, os praticantes da modalidade tendem a criar força e resistência muscular, diminuir a fadiga, aumentar a flexibilidade, entre outros benefícios.

O resultado disso é um indivíduo mais ágil, forte e resistente às atividades de maior impacto. Mas, se você não tem costume de se exercitar, não se preocupe: assim como outros esportes marciais, o Muay Thai se divide em níveis que vão do iniciante ao mestre.

  1. Contribui para o emagrecimento

O Muay Thai é uma atividade física muito intensa. Por isso, é ideal para quem quer perder algumas gordurinhas e ganhar massa magra. Isso ocorre porque a arte marcial estimula a velocidade do metabolismo, acelerando a queima de calorias.

Como as atividades demandam muita energia, o corpo entende que precisa trabalhar mais. Para se ter uma ideia, um aluno da modalidade pode queimar, em média, 1.000 a 1.500 calorias, dependendo do ritmo dos exercícios e do seu metabolismo.

Como consequência, você perceberá em poucos meses de treinamento um corpo mais enxuto e definido. Os treinos feitos em aula tonificam e desenvolvem diversos músculos, principalmente os glúteos, abdome e região lombar.

Praticar Muay Thais - Gympass

  1. Estimula a coragem

Os treinos de Muay Thai simulam confrontos. Por isso, o aluno precisa assumir uma posição desafiadora, além de esquivar-se dos golpes. Isso faz com a pessoa estimule o espírito de coragem que há dentro de si em diversas situações do cotidiano.

Além disso, os desafios propostos em aula induzem ao reconhecimento de seus próprios limites. Assim, o aluno é condicionado a tentar superar as suas dificuldades com muita responsabilidade, além de ser estimulado a evoluir na prática esportiva.

  1. Melhora a autoestima e a autoconfiança

À medida que as aulas de Muay Thai acontecem, os alunos são cada vez mais desafiados a superar os seus limites. Como consequência, eles acabam praticando golpes que jamais imaginariam ser capazes. Além disso, é possível perceber uma mudança no corpo (perda de massa gorda e ganho de massa magra) em pouco tempo.

Tudo isso aumenta a autoconfiança dos praticantes. As pessoas tendem a se sentir mais seguras e encorajadas a enfrentar diferentes situações da vida. O resultado são indivíduos com uma autoestima mais elevada — o que faz com que eles acreditem no próprio potencial e saibam lidar com os limites e dificuldades que possam aparecer.

  1. Aperfeiçoa a coordenação motora

Alguns exercícios de Muay Thai estimulam os alunos a desenvolverem habilidades no lado mais fraco do corpo (no caso de destros, o esquerdo). Para isso, é feita uma série de exercícios, como socos e chutes com braços e pernas não dominantes.

Com o tempo, a sua coordenação motora melhorará, o seu reflexo ficará mais aguçado e o seu tempo de reação será reduzido. Isso traz benefícios não só para os esportes, mas para a vida. Situações cotidianas simples — como segurar um copo que está caindo — terão um ganho significativo.

 

  1. Fortalece o sistema imunológico

A prática do Muay Thai — aliada a uma dieta rica em proteínas e outros nutrientes saudáveis — estimula o sistema imunológico a trabalhar melhor, tornando-se menos vulnerável a doenças. Entretanto, é preciso cautela.

Quem não está acostumado com os exercícios deve ir devagar. Caso contrário, pode ocorrer o efeito oposto: a temida baixa da imunidade. Por isso, converse com o seu treinador, respeite os seus limites e vá aumentando a performance aos poucos.

Além disso, se você pegar pesado em determinado treino, as próximas aulas devem ser mais leves. Tenha em mente que o seu corpo precisa de um tempo para se recuperar. Uma boa alternativa é encaixar com aulas de menor impacto, como yoga e pilates, por exemplo.

  1. Amplia a flexibilidade

Praticar Muay Thai também é uma excelente alternativa para quem deseja aumentar a flexibilidade do corpo. Os exercícios realizados nas aulas estimulam uma série de músculos, como os lombares, extensores dos quadris e posteriores da coxa.

O resultado é um corpo mais flexível e saudável. Isso ocorre porque a flexibilidade diminui o risco de dores e lesões, melhora a postura e o relaxamento muscular a ainda aumenta a qualidade do movimento.

Desse modo, você perceberá como atividades simples — como agachar para amarrar um tênis — se tornarão muito mais fáceis.

  1. Desenvolve a disciplina e a capacidade de concentração

Não basta saber chutar ou socar o oponente. Durante um duelo de Muay Thai, é necessário analisar o adversário, escolher o momento certo de golpear e se esquivar adequadamente.

Tudo isso estimula a nossa capacidade de concentração e disciplina, já que essas são capacidades imprescindíveis para se alcançar a vitória em uma competição.

Além de melhorar a performance nos treinos, essas qualidades são essenciais para quem quer aumentar o rendimento no estudo ou no trabalho, por exemplo.

A seguir, conheça outros benefícios da arte marcial tailandesa:

  • aumenta a força e a agilidade;
  • melhora o convívio social;
  • possibilita a criação de novas amizades;
  • estimula a agilidade mental;
  • promove o ganho de massa magra;
  • combate a ansiedade;
  • acelera o metabolismo.

Para começar a praticar Muay Thai, basta procurar as academias especializadas em artes marciais próximas a você. Vale lembrar que o esporte pode ser praticado por homens e mulheres em qualquer faixa etária: de crianças a adultos. Em casos mais especiais, como idosos ou gestantes, será necessário um aval médico.

Agora que você já conhece os motivos desta modalidade, acesse nosso site e procure as academias mais próximas da sua região. Com o Gympass, você pode praticar Muay Thai, Yoga, Dança, Musculação, Crossfit  e mais de 500 modalidades por uma única mensalidade.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.