Quando se trata de escolher o tipo de tênis ideal para praticar atividades físicas, muitas pessoas se deixam levar pelos atrativos dos últimos lançamentos do mercado.

Porém, não basta observar o visual ou a marca dos produtos. É preciso considerar, antes de mais nada, as características da modalidade esportiva praticada e o que elas exigem em termos de performance.

Sem o calçado adequado, o desempenho dos esportistas fica prejudicado e aumenta o risco de ocorrerem lesões nos membros inferiores, nos quadris e, até mesmo, na coluna.

Para evitar esses problemas, conheça o tipo de tênis ideal para usar em 7 exercícios diferentes e aprenda quais são os critérios importantes para orientar a sua escolha. Confira!

1. Tênis para musculação

Os principais requisitos para que um tipo de tênis seja considerado ideal para a musculação são o conforto e a estabilidade proporcionados durante o uso.

Sendo assim, os modelos feitos à base de couro e de nylon são bastante indicados, pois serão capazes de garantir sustentação para os pés ao mesmo tempo em que permitem uma boa circulação do ar.

O solado dos tênis para musculação precisa ser mais rígido, feito de materiais que garantem segurança na aderência ao solo.

Muitas vezes, a prática da musculação é associada a uma outra atividade oferecida pelas academias: aulas de ginástica coletiva.

Nesses casos, é importante optar por um tipo de tênis que, além de conforto, ofereça amortecimento.

 

2. Tênis para ginástica

Conheça o tipo de tênis ideal para praticar musculação

As aulas de ginástica coletiva costumam atrair adeptos de todas as idades. Modalidades como a zumba, o step, o jump e o street dance aumentam o gasto calórico e ajudam na perda de peso, combinando vários movimentos.

Entre saltos, giros e trotes, os joelhos e tornozelos são expostos a muita pressão, o que exige que os praticantes da ginástica usem um calçado capaz de amortecer o impacto da atividade sem prejudicar a flexibilidade e a agilidade.

Por isso, o tênis ideal para a ginástica precisa oferecer amortecimento combinado com impulso e tração, favorecendo o desempenho. Seu solado deve ser macio, flexível e ter boa aderência.

Esses são os requisitos para um outro tipo de tênis, procurado pelos esportistas quando o objetivo é percorrer longas distâncias.

3. Tênis para corrida

Conheça o tipo de tênis ideal para praticar corrida

Quando se trata de escolher o melhor tênis para praticar a corrida, a maioria das pessoas já sabe que é preciso optar por modelos que garantam um amortecimento reforçado.

Molas excessivamente separadas e solados mais altos no calcanhar devem ser evitados, pois podem causar desequilíbrio e quedas.

Entretanto, muita gente desconhece um critério anterior à absorção de impacto, fundamental para evitar lesões que podem gerar consequências graves. Trata-se do tipo de pisada de cada corredor.

Quando a ênfase ao tocar o solo está na parte de dentro dos pés, a pisada é pronada. Quando a parte de fora dos pés tem mais participação nas passadas, a pisada é supinada. E quando os pés tocam o solo de forma bem distribuída, a pisada é neutra.

Sem esse cuidado, os corredores estão sujeitos a desgaste articular, torções, contusões e outros problemas que afetam os membros inferiores, os quadris e a coluna.

Conhecer a sua pisada também é importante para escolher o tipo de tênis ideal para fazer trilhas e caminhadas.

4. Tênis para futebol

Conheça o tipo de tênis ideal para praticar futebol

Para quem não gosta de musculação e prefere uma atividade mais dinâmica, jogar futebol é uma excelente opção.

Nesse caso, o tipo de tênis ideal deve ter travas no tamanho certo, para permitir que os pés do jogador fiquem firmes no solo, promovendo as condições ideais para correr mesmo nos campos de grama sintética.

Como os chutes na bola exigem precisão, os modelos de tênis para essa modalidade esportiva costumam ter cadarços localizados lateralmente.

A prática do crossfit, outra modalidade que tem atraído as pessoas que preferem atividades alternativas à musculação, também exige cuidados especiais na escolha do tênis ideal.

5. Tênis para crossfit

Nos últimos anos, o crossfit firmou-se como uma das atividades físicas mais procuradas por quem quer manter a forma e melhorar o condicionamento físico.

Graças a uma combinação de exercícios baseados e movimentos naturalmente executados pelo corpo no dia a dia, essa modalidade favorece a flexibilidade, a resistência e o fortalecimento muscular.

Para evitar lesões e aproveitar todos os benefícios do crossfit para a saúde, é preciso escolher um tipo de tênis que ofereça estabilidade — para dar suporte principalmente ao tornozelo, flexibilidade e tração.

Ou seja, o calçado ideal para o crossfit deve garantir segurança para a execução dos movimentos, ao mesmo tempo em que permite liberdade de movimento.

Essas exigências também fazem parte do tipo de tênis ideal para praticar vôlei, última modalidade esportiva sobre a qual falaremos aqui.

6. Tênis para vôlei

Modalidades esportivas como o vôlei e outros esportes de equipe são grandes aliadas da saúde, pois combinam o exercício físico com a interação social.

Praticado de forma amadora ou profissional, o vôlei exige dos praticantes bastante disciplina quanto ao fortalecimento muscular e ao alongamento. Da mesma forma, é necessário dar atenção para o tipo de tênis usado durante os treinos e jogos.

Para diminuir o impacto na ponta dos pés, os modelos devem ter amortecimento reforçado na região anterior. Boa ventilação e aderência máxima são outros requisitos indispensáveis.

Finalizando o nosso artigo, vamos apresentar alguns critérios que se aplicam à escolha do melhor tipo de tênis, independentemente da modalidade esportiva praticada.

7. Tênis para parkour

Conheça o tipo de tênis ideal para praticar Parkour

Para quem está começando a praticar essa atividade, é muito importante escolher um tênis capaz de proporcionar amortecimento.

No entanto, com o ganho de experiência e aumento das dificuldades impostas no parkour, essa característica deixa de ser essencial, pois a pessoa passa a ganhar força nas pernas e a utilizar técnicas como o landing.

Além disso, tênis com molas podem prejudicar e até causar certos perigos em solos irregulares ou em saltos mais complicados. O ideal, portanto, é que o tênis seja confortável, tenha boa aderência e que garanta a estabilidade durante os exercícios.

Aprenda os critérios para escolher o melhor tipo de tênis

A escolha do calçado pode fazer toda a diferença não somente no desempenho durante o exercício, mas, também, na motivação para a prática esportiva.

Portanto, escolher o melhor tipo de tênis não é uma questão da qual se possa abrir mão quando a atividade física faz parte da rotina. Ergonomia, conforto e durabilidade são critérios que devem ser levados em consideração seja qual for a sua modalidade de preferência.

Quer saber mais sobre os tipos de tênis e outros cuidados necessários para otimizar os seus treinos? Siga o Gympass nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram. Conheça mais sobre os planos ou consulte o RH de sua empresa caso tenha o benefício do Gympass Corporate.

Comments