Bem-Estar Pessoal

Corrida ou caminhada: qual atividade física é melhor?

11 de mai. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

Praticar corrida ou caminhada pode ser uma ótima opção para quem deseja levar uma vida com mais disposição ou emagrecer de forma saudável. Apesar de parecidas, essas atividades têm muitas diferenças em relação aos benefícios trazidos para o corpo humano.

Sendo assim, qual delas é melhor? Como utilizá-las para atingir diferentes resultados? Se você se interessa pelo tema e quer saber mais a respeito de ambas, continue lendo o texto até o fim e aproveite este conteúdo!

Corrida ou caminhada: quais são as diferenças?

Em linhas gerais, pode-se dizer que a corrida nada mais é do que uma caminhada mais intensa. Ao caminhar, seu corpo se desloca lentamente a partir dos movimentos das pernas. Correndo, você se move de maneira acelerada, utilizando-se da força de impacto dos membros inferiores.

Caminhar, na prática, é uma modalidade comum, que envolve um movimento naturalmente humano. Como somos seres bípedes, nos adaptamos evolutivamente para percorrer certas distâncias a partir da locomoção com as pernas.

Saiba, porém, que há uma sutil diferença entre separar um tempo para caminhar e andar para ir à padaria, por exemplo. Fazer essa atividade física de forma comprometida e regular traz mais benefícios à saúde do que fazê-la de vez em quando ou em ocasiões esparsas. Também é válido frisar que uma caminhada pode ser mais ou menos acelerada.

Corrida ou caminhada: quais são os benefícios de cada uma?

A corrida, por sua vez, pressupõe uma aceleração constante e contínua. Por isso, se configura como uma atividade mais intensa. Para quem está começando, aliás, ela geralmente é mesclada com a caminhada, a fim de melhor adaptar o corpo para a prática.

Ainda assim, vale ressaltar que as duas trazem vantagens muito boas para o bem-estar, a autoestima e o condicionamento físico. Confira, no próximo tópico, como elas podem ajudar.

Corrida ou caminhada: quais são os benefícios de cada uma?

Corrida

A corrida tem um importante papel no processo de emagrecimento, além de ajudar muito na definição muscular, entre outros benefícios. Veja, logo abaixo, como ela contribui com a sua saúde.

Colabora com a perda de peso

Você mudou suas refeições e está fazendo uma boa alimentação no cotidiano. No entanto, ainda sente que falta alguma coisa para perder aqueles quilinhos a mais, certo?

A corrida pode apresentar resultados incríveis para quem deseja emagrecer. Para se ter noção, uma corrida de uma hora de duração queima, em média, cerca de 900 calorias. Esse valor varia bastante de acordo com alguns fatores, como peso, sexo, intensidade da atividade, entre outros.

Sendo assim, aliá-la a uma reeducação alimentar é um caminho seguro e saudável para se chegar ao emagrecimento. Dê preferência a uma prática regular, sem exageros e planejada.

Contar com os serviços de uma assessoria de corridas pode ser muito proveitoso, principalmente se você não está acostumado a praticar exercícios físicos. Profissionais que trabalham nessa área conseguirão indicar uma progressão de treinos que se adéque às suas limitações e expectativas, fazendo com que sua performance cresça gradativamente.

A corrida colabora com a perda de peso

Ajuda a dormir bem

Poucas coisas são tão ruins para a saúde quanto uma noite maldormida. Sem um boa noite de sono, a tendência é que você se sinta mais cansado ao longo do dia e sem disposição para fazer nada.

Muitas pessoas têm dificuldades para emplacar 8 horas ininterruptas na cama — esse intervalo de tempo é o mínimo recomendado por inúmeros médicos e especialistas no tema.

Por conta do esforço demandado pelas corridas, a sua noite pode melhorar muito. O desgaste causado pelo exercício, bem como os estímulos que gera no corpo, são bastante úteis para que você consiga dormir como um bebê.

Auxilia no desenvolvimento muscular

Na esteira ou na rua, a corrida funciona como uma grande aliada daqueles que desejam desenvolver os músculos e ter uma aparência mais definida. Além de o emagrecimento ser parte importante do processo de definição muscular, os movimentos realizados durante a prática são importantes para determinadas regiões musculares.

Os membros inferiores são muito exigidos quando corremos. Eles recebem o impacto do exercício e fornecem a força necessária para a execução das passadas mais aceleradas. De qualquer modo, também acabam ajudando no fortalecimento de outros grupos de músculos, como o abdômen.

Caminhada

Não é por ser mais leve que a caminhada não tem suas vantagens. Confira as principais!

Fortifica os ossos

Os ossos são a estrutura básica de sustentação do corpo humano. De acordo com o médico do esporte Victor Matsudo, em entrevista concedida à Revista SAÚDE, “o impacto das passadas estimula a produção de massa óssea”. Ou seja, caminhar pode ser uma forma de ajudar no tratamento e prevenção de doenças como a osteoporose.

Cabe ressaltar que a caminhada raramente é contraindicada, porque dificilmente causa alguma fratura por impacto ou desgastes semelhantes. Tudo depende, é claro, de uma avaliação médica prévia e das condições de saúde de cada pessoa.

Caminhar ao ar livre ouvindo música

Faz bem ao coração

Andar ao ar livre, escutando uma música e curtindo a paisagem pode ser uma atividade física muito relaxante, não é mesmo? Além disso, ela também pode ajudar o seu coração a funcionar melhor.

Quem ainda é amador ou acabou de sair do sedentarismo tem na caminhada uma poderosa fonte de proteção em relação a doenças cardiovasculares. A melhor parte disso é que, como não exige muito do ritmo cardíaco, ela não coloca seus praticantes em risco.

Aumenta a imunidade

Atividades leves ou moderadas como uma boa caminhada são excelentes para aperfeiçoar a atuação das células de defesa do organismo. São elas as responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico. Resumindo: quem caminha tem menos chances de contrair doenças.

Evita lesões

Esse benefício faz mais sentido ainda quando comparado ao ato de correr. Trotar e andar são formas mais seguras e menos arriscadas de pisar o chão. Por isso, exigem pouco das articulações, sendo improvável que causem qualquer tipo de lesão.

A prática consistente de exercícios é positiva para o corpo de modo geral. Os benefícios oferecidos por corrida ou caminhada são muitos e podem colaborar para uma melhor qualidade de vida. Não se esqueça de consultar seu médico antes de começar e escolha a atividade que acha mais interessante.

Agora que você já sabe as diferenças entre correr e caminhar, aproveite para assinar nossa newsletter logo abaixo e fique por dentro das novidades e conteúdos de qualidade!

 


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.