Crossfit é uma das modalidades que mais cresce atualmente. Para te deixar por dentro desse esporte, convidamos o Wellington Alves, Coach da modalidade no box Born to Crossfit, para contar as principais informações sobre o esporte, para quem é indicado, entre outras curiosidades. Confira:

 O que é Crossfit?

O Crossfit é um método de condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, de alta intensidade e constantemente variados. Esses movimentos se encaixam em três categorias: aeróbico/cardio, movimentos ginásticos (exercícios para controlar o próprio corpo, desde flexão de braços à movimentos mais complexos como subida nas argolas); e levantamento de peso olímpico.O principal objetivo do Crossfit é melhorar a qualidade de vida e a saúde de seu praticante, e consequentemente melhora da estética e composição corporal.

Quem pode fazer?

O Crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, etc., desde que acompanhado por um profissional qualificado.

Preciso me preparar antes de começar a fazer?

A maioria dos boxes exige aulas preparatórias para iniciantes, que podem variar no número de aulas e duração. Mas além dessas aulas, não é necessária nenhuma preparação adicional ou ter feito alguma outra modalidade antes. Além da adaptação à intensidade – que deve ser individual-, todos os movimentos podem ser adaptados. Aos poucos, a coordenação motora e o condicionamento dos alunos vão melhorando.

Como são as aulas?

O Crossfit é muito abrangente e por isso, nem sempre é possível determinar  um modelo fixo de aulas, mas a maioria costuma ter duração de uma hora e é dividida em três etapas: Aquecimento, Técnica, em que os alunos aprendem ou aperfeiçoam alguns exercícios,  e o WOD, a parte mais esperada! O Work Out of The Day, ou treino do dia em português, é a execução dos exercícios aprendidos na etapa anterior de forma intensa, no menor tempo possível ou na maior quantidade de execuções em um determinado tempo.

VEJA TAMBÉM  8 motivos para começar a praticar Muay Thai

Vou ficar muito musculosa ou muito magro treinando Crossfit?

É possível direcionar seus objetivos, seja no aumento de massa muscular ou no emagrecimento,  dependendo de como você se alimenta. Procure um especialista no assunto para receber orientação sobre como alcançar seus objetivos.

Quais os benefícios?

Aumento da força física, flexibilidade corporal, definição muscular e redução do potencial de gordura são apenas um dos benefícios que o Crossfit oferece. Ele ainda ajuda a reduzir o estresse, melhora o equilíbrio,  a capacidade cardiovascular e respiratória, melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância e reforça o espírito de equipe.

Como escolher um box para treinar?

Escolha um box com treinadores experientes, que sejam formados em Educação Física e em que a técnica dos movimentos seja a prioridade. Crossfit não é só levantamento de peso, tem que existir uma variação nos movimentos para um equilíbrio nos estímulos motores. Melhorar a mecânica dos movimentos é o que irá te proteger de lesões e aumentar sua capacidade de trabalho. O importante não é treinar mais, é treinar certo.

Quanto custa?

O Gympass tem parceria com mais de 300 boxes de Crossfit a partir de R$ 199,90 por mês. Clique aqui para conferir. Com um plano Gympass, você pode fazer Crossfit e acessar mais 12 mil academias parceiras até o valor do seu plano para fazer musculação, muay thai, yoga, entre muitas outras opções.

@wellingtoncoach é Headcoach da @BorntoCrossfit, staff do CrossfFit Gymnastics Course, com certificações em CFL1 and L2, Crossfit Gymnastics, Row, Endurance; Ketbell Training, LPO, FMS System e é formado em Educação Física e especialista em biomecânica.