Normalmente, há dois tipos de pessoas quando se trata de exercitar: aqueles que amam e se exercitam o tempo todo e aqueles com as famosas desculpas para não se exercitar e que vão seguir dessa forma a qualquer custo. Mas também há o meio termo, onde muitos de nós ficamos mais à vontade.

Todos nós sabemos a importância de se manter em forma e os benefícios de uma vida saudável para o nosso corpo. Adotar uma estilo de vida mais saudável traz maravilhosos benefícios para a nossa mente e também pode nos dar uma vida social mais alegre e divertida. No entanto, muitas vezes colocamos algo mais urgente na frente e deixamos as atividades físicas de lado.

A maioria de nós já ouviu ou usou uma desculpa para explicar por quê não podíamos nos exercitar naquele dia. Algumas das desculpas mais extravagantes que clientes deram aos seus personal trainers para não se exercitar incluem ter cortado o dedo, não querer estragar a massagem que haviam recebido no dia anterior e estar muito cansado para praticar qualquer exercício.

Cá entre nós, sabemos que esses clientes muito provavelmente poderiam se exercitar um pouco mais e dedicar pelo menos alguns minutos a mais para sua qualidade de vida e bem-estar e deixar de lado as famosas desculpas mais comuns para não ir à academia.

Listamos aqui as desculpas mais comuns do porquê você provavelmente não vai para a academia treinar hoje e damos algumas dicas para te ajudar e superá-las. Confira:

As desculpas mais normais que as pessoas para não ir às academias

# 1 Eu não tenho tempo

Quantas vezes você disse isso? Em muitos casos, é uma desculpa perfeitamente razoável, já que estamos todos ocupados fazendo outras coisas importantes em boa parte do dia.

Quando se trata de atividade física, o ponto principal é que você tem que criar tempo para ela. Torná-la parte do seu dia assim como escovar os dentes ou tomar banho. Há algumas maneiras para criar tempo no seu dia com o intuito de se exercitar e, provavelmente, você vai descobrir que tem mais tempo do que pensa. Experimente um treino rápido e o encaixe em intervalos regulares ao longo da semana.

Se não conseguir encontrar tempo para uma sessão de alta intensidade, como uma corrida curta ou para andar de bicicleta, você pode dar uma caminhada de 20 minutos no parque. Esses 20 minutos podem queimar até 100 calorias de acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, e aumentar sua expectativa de vida, assim como reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O segredo é adotar medidas para gerenciar melhor seu tempo. Você pode tentar criar listas de tarefas em seu celular e provavelmente você vai encontrar lacunas ao longo de seu dia e conseguir encaixar ao menos um treino de 45 minutos em uma academia ou estúdio perto de onde você estiver.

# 2 Estou muito cansado

Pode ser difícil encontrar a motivação para qualquer coisa além de tirar um tempo para descansar após um árduo dia de trabalho. Adotar a desculpa de estar muito cansado para ir à academia é uma das mais frequentes.

Para citar apenas um dos muitos benefícios físicos dos exercícios é que eles contribuem para o bom funcionamento do coração e seus pulmões, fornecendo oxigênio e nutrientes para seus tecidos.

O resultado é garantido: mais energia para enfrentar a rotina diária! Então, quando você estiver cansado demais para se exercitar, vale a pena fazer esse esforço extra para se recompor. No início pode parecer um pouco mais difícil, mas quando você conseguir praticar atividades físicas regularmente, vai sentir que seu corpo não se cansa tão facilmente e você vai ter mais energia tanto para trabalhar, quanto para fazer uma aula de Crossfit após o expediente ou até mesmo uma aula de Yoga para relaxar a mente.

# 3 Eu não quero ser visto suando na academia

Muitas pessoas realmente não gostam de ser vistas suadas na academia, exceto aquelas que possuem um corpo tonificado e que já estão acostumadas com a exibição pública. Não deixe seu orgulho ditar sua vida com a desculpa de que você precisa perder alguns quilinhos antes de ser visto na academia.

Fuja das 5 desculpas mais comuns para não ir à academia

Muitas pessoas são tímidas quando se trata de ir às academias e ficar em forma. Vale lembrar que todas as pessoas,
com algumas exceções , possuem travas e não conseguem manter um estilo exibicionista enquanto estão se exercitando. Então, antes de usar a velha desculpa “Eu quero entrar em forma primeiro”, tente convencer um amigo a te fazer companhia ou até mesmo juntar um time de pessoas para se exercitarem em grupo. Sentimos mais segurança em grupo e você pode até fazer novos amigos. Ter uma pessoa treinando ao seu lado pode ser um motivador crucial quando você perceber que está dando alguma desculpa para não se exercitar.

# 4 É muito difícil

Combata doenças crônicas, supere o estilo de vida sedentário e incorpore o estilo de vida que pode reduzir as chances de doenças crônicas. O exercício não precisa ser como uma punição, mas pode ser desagradável quando você sabe que fazer aquela simples caminhada em grupo ou um curto passeio de bicicleta podem realmente te deixar dolorido.

Se um treino está muito difícil para você, reduza o tempo que você está praticando ou experimente outra atividade mais leve inicialmente até que você esteja preparado fisicamente para aumentar o ritmo. Há muitas maneiras de modificar seu plano de exercícios e cada pessoa possui um ritmo e estilo de treino diferentes: não há motivos para se envergonhar disso.

# 5 Vou começar na semana que vem

A procrastinação é uma desculpa comum para não se exercitar e deixar o treino ou a aula da academia de lado. Você pode ter toda a intenção de se manter em forma, mas se deixar sempre para o futuro, provavelmente não conseguirá mudar o dia de hoje.

Esta é uma desculpa difícil de superar e afeta uma grande parte das pessoas. Você já sabe o quanto se exercitar faz bem para você e está ansioso para experimentar aquele treino novo na academia. Amanhã, talvez. A maneira mais eficiente de combater essa desculpa é programar os dias e horários para sua atividade física e definir metas que você sabe que pode alcançar. Uma vez que você consiga ver sua agenda de treino em seu calendário, com metas para alcançar, é menos provável que continue empurrando seu plano de exercícios para o futuro.

Lembre-se: praticar exercícios pode ser muito divertido!

Pode ser divertido - desculpas mais comuns para não ir à academia

É muito fácil encontrar uma desculpa para não se exercitar. É importante lembrar que, se você não está animado para praticar alguma atividade física, sua mente tentará todos os tipos de truques para evitar que você chegue lá. Para “enganar seu cérebro”, tente ser criativo sobre o tipo de atividade que você faz, como aprender um estilo novo de dança ou tentar um esporte em equipe, caso você goste de competições. O truque é tornar a atividade física como algo divertido.

Vale a pena lembrar alguns dos ótimos benefícios que você pode ganhar com um estilo de vida ativo e saudável, deixando de lado as famosas desculpas mais comuns para não ir à academia hoje, amanhã ou semana que vem:

  • Você vai se sentir feliz
    Logo depois do treino, vai se sentir ótimo. Quando nos exercitamos, o cérebro libera químicas “do bem estar” que fazem você se sentir mais positivo e também podem ajudar a diminuir pensamentos negativos.
  • Vai ganhar uma dose extra de energia
    Quem não precisa de uma dose extra de adrenalina de vez em quando? Quando você está cansado, mas não pode se dar ao luxo parar por completo, a atividade física pode ser aquele impulso que você precisa para seguir adiante.
  • Irá melhorar seu sono
    Consiga finalmente ter a boa noite de sono que você precisa. Quando você se exercita regularmente isso pode ajudá-lo a adormecer mais rápido e melhorar a qualidade do seu sono. Não se exercitar muito perto da hora de dormir também é importante para garantir uma boa noite de sono, pois você pode ganhar uma dose extra de energia!

Hoje mesmo você pode dar início a uma nova etapa e dar fins às tais desculpas para deixar os treinos de lado. Com o Gympass você pode experimentar diversas modalidades esportivas, cada dia em uma academia diferente (ou todo dia na mesma, se preferir) e em mais de 1000 cidades espalhadas pelo Brasil.

Agora, mais do que nunca, as desculpas acabaram!

Comments