Bem-Estar Pessoal

Emagrecer sem dietas restritivas: é possível?

19 de jun. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Diante de uma rotina agitada, muitas pessoas que precisam emagrecer adotam as dietas restritivas como uma forma de compensar a falta de tempo para malhar e garantir a perda de peso.

Trata-se de um comportamento muito perigoso, que coloca a saúde em risco e compromete a conquista da qualidade de vida e do bem-estar.

Por isso, reunimos 7 hábitos essenciais para o controle do peso corporal baseados na manutenção de um estilo de vida saudável. Confira nossa lista e comece a colocar as nossas dicas em prática hoje mesmo!

  1. Esqueça as dietas restritivas e cultive hábitos alimentares saudáveis

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar e fazemos apenas pequenas refeições ao longo do dia, o nosso corpo entende que está em perigo e começa a se defender estocando energia na forma de gordura.

Isso significa que as dietas restritivas, além de prejudicarem a saúde, não ajudam a emagrecer. Pelo contrário, elas fazem o corpo aumentar a quantidade de tecido adiposo para que possa realizar todas as suas funções mesmo com uma alimentação escassa.

Por isso, é preciso garantir o consumo diário de todos os grupos de nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo, entre carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras e sais minerais.

Quanto mais rica e equilibrada for a dieta, melhor será a resposta do corpo a esses estímulos, sobretudo se você apostar em alimentos sabidamente amigos da boa forma.

  1. Aposte nos alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos recebem esse nome porque possuem a capacidade de fazer com que o corpo gaste mais energia para realizar a digestão e as demais funções do organismo.

E quanto maior o gasto energético, na forma de calorias, mais o organismo usa a gordura acumulada para gerar energia. O resultado? Emagrecimento saudável!

Gengibre, pimenta vermelha, canela, chia, linhaça, aveia e café são alguns dos alimentos termogênicos que podem ser incluídos nas refeições diariamente, como condimento para sucos, vitaminas, sopas e saladas.

Pequenas porções ao longo do dia são suficientes para promover os benefícios dos alimentos termogênicos para o organismo.

Além disso, beba bastante água e procure dar atenção aos intervalos entre as refeições. O ideal é se alimentar a cada três horas, para ajudar no aproveitamento de todos os nutrientes e controlar a fome.

Com uma alimentação saudável, você poderá otimizar os resultados da atividade física e perder peso de maneira mais rápida e definitiva.

  1. Pratique atividades físicas diariamente

Acredite: bastam poucas horas de malhação semanal para que o seu corpo comece a experimentar os efeitos positivos da atividade física!

Uma atividade de trinta minutos, ao menos três vezes por semana, já é o suficiente para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e beneficiar o funcionamento do sistema musculoesquelético.

À medida que você passa a se exercitar com frequência, o percentual de gordura corporal diminui e permanece sob controle.

Isso acontece porque o nosso corpo responde constantemente aos estímulos recebidos, buscando a melhor forma de se adaptar. A velocidade do metabolismo aumenta e o corpo precisa de cada vez mais energia para funcionar, o que garante a manutenção do peso corporal ideal.

Além dos benefícios para a saúde física, a capacidade de concentração aumenta, o estresse e a ansiedade diminuem e até o humor melhora!

Por isso, mesmo diante de uma rotina agitada, quem quer emagrecer deve encontrar uma atividade física que se encaixe perfeitamente em seu estilo de vida. Boas opções não faltam!

  1. Escolha o exercício que mais combina com você

Na atualidade, as modalidades esportivas estão cada vez mais diversificadas e adaptadas às demandas de cada pessoa.

De fato, os profissionais de educação física e os empreendimentos na área esportiva estão bastante conscientes sobre as vantagens do exercício para a saúde e a qualidade de vida, buscando formas de tornar tais benefícios acessíveis para todos.

Corridaciclismomusculação, yogapilatestreinamento funcionaldançanataçãofutebol e judô são apenas algumas das opções possíveis para incluir a atividade física na sua rotina de forma definitiva.

Informe-se sobre as atividades do seu interesse, faça aulas experimentais, busque a opinião de amigos e movimente-se!

Porém, saiba que o repouso adequado é fundamental para a recuperação do corpo depois da malhação. Além do intervalo correto entre os treinos, quem busca o emagrecimento saudável precisa ter boas noites de sono.

  1. Cuide da qualidade do seu sono

O controle do peso corporal está relacionado à atividade hormonal do nosso organismo. É por meio da ação dos hormônios que o corpo tem disposição para a prática de atividades físicas ou encontra os meios necessários para que o metabolismo funcione de maneira equilibrada, garantindo o emagrecimento.

Para que essas reações aconteçam, a qualidade do nosso sono é fundamental, pois é durante as horas de descanso noturno que o sistema endócrino, responsável pela produção hormonal, trabalha.

Assim, sem o repouso adequado, falta disposição para executar todas as atividades do dia, o apetite fica alterado e o corpo responde mal aos estímulos da atividade física. Suas noites mal dormidas podem ser as vilãs das suas dietas.

O ideal é dormir cerca de oito horas a cada noite, sendo que esse intervalo pode variar de acordo com a idade e o sexo de cada indivíduo.

Se por um lado as noites de sono são essenciais para o emagrecimento saudável, a escolha de boas companhias pode ajudar a manter a sua motivação em alta.

  1. Mantenha a motivação em alta com as companhias certas

A promoção da saúde e da longevidade depende, também, da parceria com pessoas que estão em sintonia com nossos objetivos e querem o nosso bem.

Os laços afetivos são importantes para reforçar nossa motivação, pois, com boas companhias é mais fácil manter o foco na dieta e frequentar a academia.

Além disso, contar com o incentivo de amigos, familiares ou namorados pode fazer toda a diferença quando as metas em relação à boa forma parecerem difíceis de alcançar.

Muitas vezes, o incentivo para os cuidados com a boa forma pode vir, até mesmo, da leitura de bons materiais sobre emagrecimento e qualidade de vida

  1. Busque informações confiáveis sobre emagrecimento saudável

Graças à evolução da comunicação digital, o fluxo de informações sobre saúde e qualidade de vida é cada vez maior, colocando à disposição de qualquer pessoa uma infinidade de dicas e orientações.

Em meio a tantas afirmações sobre como conquistar a boa forma, é preciso saber identificar aquelas que realmente trazem conhecimentos verdadeiros, evitando os depoimentos sobre fórmulas mágicas para emagrecer e dietas malucas.

Quando você aposta na manutenção de um estilo de vida baseado na alimentação saudável e na prática da atividade física, é possível alcançar muitos outros benefícios para a sua saúde além do emagrecimento.

Agora, que tal compartilhar nosso artigo nas suas redes sociais e mostrar para os amigos que emagrecer sem dietas restritivas é muito mais simples do que parece?

Com o Gympass você pode fazer natação, pilates, musculação, danças e muito mais pagando apenas uma mensalidade, assim, fica mais fácil emagrecer sem fazer dietas restritivas!


Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.