Evitar lesões é tão importante para o seu bem-estar e sua saúde quanto cuidar do corpo, afinal, não é possível treinar com dores e com algum machucado, não é mesmo? É o que afirma o Doutor Doc, especialista em medicina integrativa e sócio da clínica Premium Life, que trouxe algumas dicas essenciais para você treinar sem medo e prevenir lesões durante os exercícios.

Veja agora 8 dicas importantes para evitar lesões durante os exercícios físicos

Por Doutor Doc

1. Perceba os sinais que seu corpo dá

Doeu? Não force mais. Tente saber de onde veio a dor. Se foi uma pequena contração, alongue-se. Se parecer mais sério, não se arrisque e converse com seu personal trainer. Ele irá fazer uma pequena análise de sua situação e caso seja grave, deverá recomendar que você visite um especialista.

2. Use os tênis apropriados

Cada modalidade de exercício pede um tipo de tênis diferente. Corridas necessitam de um bom amortecimento, futebol pede mais sustentação e assim por diante. Vale a pena fazer também o teste da pisada e ver se o calçado se adaptou bem a seu pé, ficou confortável e firme.

8 dicas para evitar lesões durante os exercícios

3. Alongue também ao final do exercício

Alongue até os músculos que você acha que não usou para evitar lesões. Após o exercício os músculos se desgastam como um todo, o que pode levar inclusive a estiramentos.

4. Beba bastante água

Essa dica é clássica, mas sempre vale lembrar sua importância. Manter-se hidratado é fundamental para manter nutrientes indispensáveis na corrente sanguínea durante a malhação e para eliminar o dióxido de carbono por meio da respiração.

5. Atenção ao que você come

Malhar é só a metade do processo para atingir sua meta na atividade física. A outra metade está na sua nutrição, por isso escolha bem o que você vai ingerir, optando sempre por alimentos saudáveis e de preferência não industrializados. Para quem pratica exercícios físicos com regularidade, o ideal é contar com uma supervisão nutricional.

8 dicas para evitar lesões durante os exercícios - Blog Gympass - Gympass

6. Descanso é fundamental

Seu corpo precisa de um tempo não só para evitar lesões, mas também para crescer em massa muscular. Não é recomendado executar os mesmos exercícios todos os dias da semana, pois aumenta razoavelmente as chances de causar alguma lesão.

VEJA TAMBÉM  Abdominal: 9 exercícios para definir a barriga

7. Varie os exercícios

É fundamental variar os exercícios, assim você não solicita sempre os mesmos grupos musculares e evita lesões como microfraturas por estresse.

8. Consulte seu médico e educador físico

Mesmo com a enxurrada de informações nas redes sociais (muitas vezes contraditórias) é indispensável buscar orientação profissional antes de começar qualquer exercício. Sua saúde agradece!

Já conhece o Gympass?

Você pode fazer Pilates, Musculação, Yoga, Natação, Crossfit, Escalada e mais de 500 modalidades com uma única mensalidade. Escolha seu plano Gympass ou consulte seu RH caso sua empresa ofereça o benefício.

Sobre o autor: O Doutor Doc (Romualdo Lima) possui Certificação Internacional em Medicina do Esporte pela A4M (American Academy of Anti-Aging Medicine) e é sócio na Clínica Premium Life.