7 exercícios para peito que não podem faltar nos seus treinos

14 de jun. de 2018
Última alteração 4 de out. de 2023

Frequentes em academias com um bom programa de musculação, os exercícios para peito são procurados por muitas pessoas. Os objetivos para fazê-los são variados: reduzir medidas, desenvolver a musculatura, melhorar a postura e assim por diante.

Levando isso com consideração, elaboramos esta lista com 7 atividades para essa região tão importante do corpo humano. Você encontrará dicas de como executá-las e os principais benefícios trazidos por elas. Leia o texto até o fim e aproveite nossas dicas!

Os melhores exercícios para peito

  1. Pilates

Existem muitos motivos para fazer pilates e os ganhos que ele pode trazer para o peitoral certamente estão entre eles. Há um aparelho, em especial, que permite fortalecer bastante os braços e o peito. Ele deixa o corpo suspenso, com os membros inferiores apoiados em um suporte. A partir disso, a ideia é fazer algo semelhante a uma flexão com os braços segurando em alças com molas.

Parece complexo, certo? Na execução, porém, não tem segredo. A atividade exige consciência corporal e uma boa dose de força do praticante. Por isso, não é tão recomendada para iniciantes.

Além disso, essa prática também é excelente para ganhar força, flexibilidade e resistência em outras partes do corpo. O alongamento ainda melhora de modo significativo. Se você sofre com dores nas costas e má postura, considere procurar um studio de pilates.

  1. Musculação

Como dissemos no início do artigo, a musculação tem ótimas alternativas para exercitar o peito e é repleta de benefícios interessantes, como:

  • ajuda a emagrecer;
  • acelera o metabolismo;
  • fortalece os músculos;
  • melhora a postura;
  • promove a sensação de bem-estar e combate o estresse;
  • diminui a incidência de problemas cardiovasculares.

Alguns exercícios, em especial, podem ajudar a trabalhar mais a região. É o caso do pullover com haltere, do supino com haltere no banco inclinado e de flexão inclinada. O remo seco também é um aparelho bastante indicado nesse contexto. Não se esqueça de montar um treino que esteja de acordo com seus objetivos e conte com o apoio dos instrutores para isso, OK?

  1. Crossfit

É bem provável que você já tenha visto uma academia de crossfit na sua cidade. A modalidade, que é sensação no Brasil e no mundo há um tempo, vem conquistando cada vez mais pessoas, porque é desafiadora e desenvolvida especialmente para motivar quem pratica.

Existem, é claro, alguns mitos sobre crossfit — oferece maior risco de lesão, é voltado apenas a atletas de alta performance etc. — porém, nada disso interfere na extrema eficácia da prática e nas reais vantagens que ela traz.

Alguns treinos com bolas e outros acessórios são especialmente desenvolvidos para o peitoral. Além disso, você ganhará um poderoso aliado para perder peso e ter mais mobilidade muscular.

  1. Natação

Fazer natação é benéfico por uma série de motivos: o esporte trabalha o corpo todo e ainda é útil por aprimorar as funções do sistema respiratório. Não por acaso, ele é indicado para o tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite.

As outras formas de nadar também ajudam, mas uma de suas modalidades merece atenção especial. O nado peito, como sugere o próprio nome, é bastante efetivo para desenvolver a musculatura do peitoral e fortalecer os braços.

A natação também não força as articulações e pode ser praticada por pessoas de diferentes idades e condições físicas. Como se não bastasse, ainda é uma opção muito divertida e relaxante.

Exercícios de peito para mulheres

Para dar continuidade em nossa lista, separamos alguns exercícios pensados especialmente para mulheres. Afinal, podem surgir dúvidas relacionadas à redução das medidas dos seios e quais são as práticas mais indicadas para essa finalidade. Vale ressaltar que as indicações anteriores são válidas tanto para homens quanto para mulheres.

  1. Flexões

Flexões de peito, feitas com ou sem aparelhos, são ótimas alternativas para enrijecer os seios, deixando-os com uma aparência mais firme e menos inchada. Ou seja, quando praticadas regularmente, dão a impressão de que o peito está um pouco menor.

Para executá-la, deite com a barriga para baixo, posicione as suas mãos no chão e fique na ponta dos pés. Depois, suba o corpo, flexionando apenas os braços. No momento de retornar ao chão, mantenha os músculos da barriga contraídos e se abaixe lentamente. Repita o processo novamente para dar continuidade à série.

Lembre-se de não exagerar nas quantidades e respeite seus limites. Afinal, você não quer correr o risco de se lesionar, não é mesmo? Portanto, procure caprichar na técnica do movimento e não se apresse durante a execução.

  1. Isométrico de peitoral

Apesar de simples, o isométrico de peitoral é excelente para trabalhar a região e deixá-la mais fortalecida. Basta manter a postura ereta — sentada ou em pé —, juntar as mãos numa posição central em relação ao peito e pressioná-las uma contra a outra. Lembre-se de deixar uma das mãos relaxadas, recebendo o impacto.

  1. Exercícios com bola

Exercícios com bola suíça ou bola fitness também são boas opções para mulheres. Nesse caso, a modalidade não importa tanto, desde que envolva os membros superiores. Muitas práticas incluem esse tipo de atividade: pilates, crossfit, ginástica e assim por diante.

Um movimento clássico dessa categoria de exercícios para peito consiste em:

  1. apoiar as costas na bola;
  2. deixar ambos os pés firmes no chão, formando um ângulo de 90 graus em relação ao quadril;
  3. segurar um peso em cada mão e manter os braços levantados e retos;
  4. fazer o levantamento dos braços para cima, em um movimento de dez segundos, mais ou menos;
  5. retornar os braços à posição original e repetir quantas vezes julgar necessário.

Tenha em mente que, para reduzir as medidas dos seios, também é válido procurar meios para potencializar o ganho de massa magra. O emagrecimento, se combinado à prática regular dessas atividades, pode gerar resultados muito bacanas para deixar essa parte do corpo mais firme e compacta.

Esses exercícios para peito têm muitos efeitos positivos. Além disso, também são bastante indicados para outras finalidades, como o fortalecimento muscular geral e a perda de peso. Cheque suas condições físicas com um profissional da saúde e experimente alguns deles.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.