O primeiro passo para adotar de vez uma rotina saudável e praticar atividades físicas é encontrar alguma modalidade da qual você goste, que te motive e, de quebra, proporcione diversos benefícios, tanto físicos quanto mentais. Uma opção para quem busca uma atividade aeróbica que mude o seu estilo de vida de uma forma bastante divertida é fazer aulas de jump.

Se você ainda não conhece essa modalidade, não se preocupe! Neste artigo vamos explicar o que é, quais os principais benefícios e se vale a pena ou não colocar esse exercício em sua rotina. Confira!

Como funcionam as aulas de jump?

A ideia precursora do jump surgiu com um experimento da NASA para garantir condicionamento físico aos astronautas que saiam em missão e eram impactados pelos efeitos da gravidade. Depois de alguns anos, a ideia do trampolim se tornou popular nas academias e hoje é uma das atividades aeróbicas favoritas.

As aulas de jump são feitas em cima de um mini trampolim elástico, no qual são executados os movimentos. As aulas costumam ser de 30 a 40 minutos e consistem em exercícios que simulam coreografias, corridas, polichinelos, agachamentos e saltos ao som de músicas animadas.

Antes das aulas é comum ter exercícios de alongamento e, ao final, abdominais e relaxamento. Cada sessão ainda pode variar de acordo com o objetivo das aulas, podendo ser mais leves ou intensas.

Quais são os benefícios dessa atividade? - Jump Aeróbico

Quais são os benefícios dessa atividade?

Os saltos podem trazer uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Auxilia no emagrecimento

Fazer aulas de jump pode ser muito intenso e apresentar um gasto calórico de aproximadamente 500 calorias, dependendo do seu ritmo. Por essa razão, elas estimulam o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e, consequentemente, promovendo o emagrecimento saudável.

VEJA TAMBÉM  5 erros na alimentação pós treino

Exercita todo o corpo

Engana-se quem pensa que, por ser uma atividade de pular, o jump recrute apenas a musculatura das pernas.

As aulas envolvem uma série de movimentos que demandam equilíbrio e força. Dessa forma, há fortalecimento dos braços, ativação dos glúteos etc. Além disso, essa prática exige muito das fibras musculares do abdômen, fazendo com que essa área seja bastante trabalhada.

Fortalece os ossos

A repetição dos pulos sobre o trampolim gera um certo estresse sobre os ossos. Com o tempo, esse estímulo fortalece o sistema ósseo, deixando-o mais resistente, e previne doenças como a osteoporose.

Não impacta nas articulações

O impacto dos saltos recai sobre a cama elástica, fazendo com que a atividade não afete as articulações. Isso faz do exercícios um grande aliado para quem sente dor na região.

Colabora com a saúde mental

Muitas atividades físicas têm a capacidade de melhorar o bem-estar mental, e o jump não é diferente.

A repetição dos movimentos promove uma maior circulação sanguínea no sistema nervoso, melhorando o funcionamento do cérebro. Além disso, libera endorfina, um dos hormônios relacionados ao prazer, à felicidade e também muito importante no combate aos sintomas do estresse e ansiedade.

Melhora a saúde cardiovascular

Uma aula da modalidade aumenta a quantidade de pulsos, fazendo com que o oxigênio circule melhor pelo corpo, o que afeta a saúde cardiovascular e o condicionamento físico geral do corpo.

Vale a pena fazer aulas de jump?

Vale a pena fazer aulas de jump?

Essa modalidade oferece diversos benefícios para o corpo. No entanto, por ser uma atividade que exige muitos movimentos, é importante fazer um acompanhamento médico mais detalhado e descobrir se existem problemas que possam impedir a sua prática. Também é recomendado realizar uma avaliação física detalhada.

As aulas de jump podem ser extremamente vantajosas para sua rotina de treinos, no entanto, procure orientação profissional e não comece a praticar exercícios sem acompanhamento. Se você ficou curioso, vale a pena experimentar!

VEJA TAMBÉM  Conheça 5 tipos de exercícios que prometem queimar mais calorias!

E se você quer saber mais ou experimentar o que essa aula tem de melhor, conheça as academias que oferecem aula de jump bem perto de você!