Bem-Estar Pessoal

Aos 27 anos, jovem descobre o Crossfit e emagrece 50kg

2 de abr. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

“Hoje estou bem, muito mais saudável, esteticamente melhor e mais feliz”. Essas são palavras do analista de sistemas João Gabriel de 27 anos.

O jovem morador de Niterói relatou a sua experiência com o Gympass e como sua vida mudou após aderir a prática do Crossfit, uma modalidade de treino funcional em grupo em que os exercícios têm como objetivo a melhora do condicionamento físico e o aumento de força.

João, que desde criança teve problemas com excesso de peso, viu sua vida mudar ao iniciar a prática de atividades físicas graças ao acesso a milhares de academias e modalidades com um único plano. Quer conhecer a sua história? Leia este post até o final. Boa leitura!

A batalha contra o peso

João Gabriel começou a ter problemas com excesso de peso aos 10 anos. Desde essa época, até os 16 anos, o jovem se viu em um momento de intenso ganho de gordura e insatisfação corporal, situação que o levou a um quadro de depressão.

</div>

Ele sempre tentou fazer dietas, porém, nunca teve muito sucesso. Também aderiu ao basquete que, apesar de ter ajudado a eliminar algum peso, não era suficiente, pois ele sempre descontava a energia gasta ingerindo uma maior quantidade de alimentos calóricos e pouco saudáveis, como salgados, por exemplo.

E a situação ainda poderia ser pior já que, devido à idade, João teve que abandonar o esporte e, ainda na adolescência, alcançou a marca de 150 quilos.

O caso ficou crítico quando o jovem atingiu 168,7 quilos. Nessa época, em um dia qualquer, João sentou-se para utilizar o computador e percebeu que seu braço doía e, mesmo com suas tentativas de se levantar, acabou ficando sentado por mais um bom tempo, até que a dor passasse, o que não aconteceu imediatamente.

Ele se deitou, e não falou com ninguém sobre o problema, pois ir ao médico significaria ouvir aquilo que já sabia: precisava emagrecer urgentemente.

Mas a situação só começou a mudar quando assistiu a um documentário da plataforma de streaming Netflix no qual pode ver que uma pessoa de 140 kg (menos do que ele) gastava em média dois terços do salário apenas para manter os gastos relativos a problemas de saúde decorrentes da obesidade.

Foi durante esse período de descobertas que a empresa em que João trabalha passou a oferecer o Gympass como benefício aos funcionários, com a opção de treinar várias modalidades diferentes em diversas academias e estúdios parceiros em todo o Brasil

Assustado pela sua condição de saúde e motivado pelo benefício ofertado pela empresa que trabalhava, o jovem conheceu uma das modalidades oferecidas pelas academias parceiras do Gympass: o Crossfit. João relata que encontrou nessa atividade física algo que nunca havia conseguido: se exercitar com maior frequência e gostar disso — pois por diversas vezes tentou praticar musculação sem sucesso.

Aos 27 anos, jovem descobre o Crossfit e emagrece 50kg

Assim, aliando o exercício a uma dieta rígida e orientada por um profissional qualificado, ele começou a ver os resultados esperados.

A vida depois da atividade física

João conta que depois de quatro meses de dieta e atividade física regular, conseguiu emagrecer 30 quilos. Isso foi um incentivo para seguir na busca pelo equilíbrio e, mesmo com os altos e baixos, fez com que ele chegasse à marca dos 50 quilos perdidos.

Pesando hoje 118 quilos, o jovem já percebeu mudanças na forma de se relacionar com o próprio corpo e com as outras pessoas, inclusive no ambiente de trabalho.

A relação com o próprio corpo

Para o analista de sistemas, a principal mudança em relação ao corpo foram as roupas, pois, por muito tempo, se acostumou a escolher as peças do vestuário a partir do que servia e não aquilo que ele gostava.

Com toda essa mudança em seus hábitos de vida, João passou do manequim 64 para o 46 e, de acordo com suas próprias palavras, seu objetivo agora é chegar no tamanho 44, entre 110 e 100 quilos, que é o seu peso ideal, considerando a altura de 1,94m.

Relação com os colegas de trabalho

Uma das mudanças relatadas pelo agora praticante de Crossfit foi a aceitação dentro do ambiente de trabalho. De acordo com o jovem, mesmo que sem perceber, existe um certo preconceito das pessoas em relação às pessoas obesas.

</div>

Essa falta de aceitação se manifestava em comentários no que diz respeito ao seu tamanho em relação às cadeiras da empresa ou mesmo em olhares tortos, por exemplo.

Com a mudança de sua aceitação pessoal, passou a lidar melhor com a equipe, sendo que sua produtividade e disposição para o trabalho aumentaram.

Ele atribui essa nova forma de enxergar a atividade física como a maior maneira de conscientização da importância do cuidado com a saúde dentro da empresa e o engajamento de todos os colaboradores.

Como você pode perceber, encontrar a atividade física ideal pode ser o que faltava para que adotar hábitos saudáveis e se exercitar se tornem práticas frequentes em sua vida.

Ao entrar em contato com novas modalidades e manter a regularidade nas atividades, João se deu conta do bem-estar físico proporcionado. Além disso, passou a conhecer pessoas diferentes, fazer amigos e, também, perder peso e mudar a forma como ele enxerga a vida.

Outro ponto que podemos aprender com ele é que a prática de exercícios físicos deve ser aliada a uma dieta balanceada e de acordo com os nutrientes necessários para a manutenção do seu organismo.

Pare um minuto e reflita sobre como estão os seus hábitos atualmente. Você tem feito algo de diferente para ser mais saudável? Assim como o João, a sua vida também pode passar por uma completa transformação!

E aí, o que achou da história de João Gabriel? Agora que você sabe quais são os benefícios reais do Crossfit e da prática de atividade física em geral para a saúde e para o desenvolvimento pessoal e profissional, conheça mais vantagens em relação ao Gympass!


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.