Você já ouviu falar do Kickboxing? Esse é um esporte que faz parte do grupo das Artes Marciais. Com ataques dinâmicos, cotoveladas, joelhadas, chutes e socos é uma ótima alternativa para quem busca motivação para a prática de uma atividade física diferente.

Essa modalidade, que se popularizou bastante no Brasil — principalmente entre as mulheres —, oferece uma série de benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente.

Ficou interessado? Se você quer conhecer mais sobre essa atividade e os motivos para praticá-la, continue a leitura!

O que é Kickboxing

O Kickboxing pode ser descrito como uma mistura de Karatê, Boxe e muitos exercícios aeróbicos. Uma espécie de precursor desse esporte já era praticado no continente asiático desde o século 19. No entanto, modalidades bastante semelhantes surgiram na região há aproximadamente 2 mil anos.

O nome Kickboxing só foi atribuído a essa atividade por volta de 1950 no Japão e trazia a ideia da junção do Boxe e do Karatê em um único esporte. Já em 1970, tornou-se popular nos Estados Unidos. Anos mais tarde, chegou ao Brasil. Hoje, essa modalidade é praticada em escolas de Artes Marciais e em academias de todo o país.

Durante as aulas, o esporte é praticado em grupo ou de forma individual, com o auxílio de um saco de pancadas para cada aluno. Também conta com aquecimento e exercícios que visam melhorar o condicionamento físico.

Apesar de ser bastante intenso, o esporte é indicado para qualquer idade, desde que os limites individuais sejam respeitados.

Benefícios do esporte

Assim como qualquer outra atividade física, o Kickboxing promove uma série de benefíciostanto mentais quanto físicos — e, por isso, está cada dia mais popular.

Quer conhecer alguns deles? Então continue a leitura!

Auxilia no emagrecimento

Para emagrecer com saúde é preciso ter um alto gasto calórico, certo? E nada melhor do que uma aula de 1 hora que chega a consumir até 800 calorias. No entanto, esse valor depende do esforço empreendido para os movimentos e o rendimento de cada aluno.

Se pensarmos que as aulas de Kickboxing são feitas cerca de 3 vezes por semana, estamos diante de um alto gasto energético que vai contribuir significativamente para a perda de gordura corporal.  Além disso, ao promover o ganho de massa magra (principalmente quando aliado a atividades de musculação), o metabolismo tende a acelerar e gastar ainda mais calorias, tornando o processo mais rápido e eficiente.

Promove tonificação muscular

O esporte movimenta todas as partes do corpo, e o ato de chutar, saltar e dar socos durante as aulas ajuda na tonificação dos músculos, o que melhora o aspecto geral do corpo.

Ensina técnicas de defesa pessoal

Com sessões que ensinam a dar socos, chutes e ataques, o Kickboxing ajuda a melhorar a defesa pessoal. No entanto, é importante destacar que a ideia dessa modalidade não é ensinar a brigar e bater nas pessoas, mas sim o que pode ser feito em casos de ataques.

Apesar de muitas pessoas procurarem essa atividade pelo benefício aeróbico, existem aulas especializadas em defesa pessoal.

O Kickboxing pode ser descrito como uma mistura de Karatê, Boxe e muitos exercícios aeróbicos.

Alivia o estresse

Pense naquele dia bem estressante, seja no trabalho, no trânsito ou em casa. Agora imagine poder descontar sua raiva em algo e não sofrer consequências por isso.

Esse é mais um dos benefícios promovidos pela prática do Kickboxing, pois dar socos e chutes durante mais ou menos 1 hora ajuda a liberar todo estresse, raiva ou frustração acumulada ao longo do dia.

Além disso, como qualquer outro esporte, ativa a produção de endorfina, um hormônio neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar e prazer.

Aumento da flexibilidade

Graças aos movimentos rápidos e intensos, as aulas promovem um aumento da flexibilidade corporal. Isso se reflete em benefícios para outros exercícios físicos e até atividades do dia a dia, já que os músculos ficam mais flexíveis e alongados e desenvolvem uma maior amplitude de movimentos.

Melhora a circulação sanguínea

Com o aumento da frequência cardiorrespiratória promovida pela atividade de alta intensidade, há também uma significativa melhora na circulação sanguínea, que tende a ser maior.

Promove o equilíbrio

Durante as aulas é preciso dar chutes com um dos pés e se apoiar no outro. Isso desenvolve consciência corporal, concentração e, consequentemente, equilíbrio.

Melhora a coordenação motora

Essa atividade exige que o praticante saiba o momento certo para dar socos e chutes, além de alternar entre o lado esquerdo e o direito durante os movimentos, o que exige uma maior coordenação motora.

Aumenta a confiança

À medida que a pessoa vai desenvolvendo suas habilidades com o Kickboxing, dominando a execução dos movimentos e melhorando o nível de condicionamento físico, ela se sente mais confiante com o próprio corpo.

Além disso, sua autoestima aumenta, bem como sua segurança para continuar praticando o esporte.

Ganho de força e resistência

Com a prática constante de movimentos que envolvem todo o corpo, a pessoa fica mais resistente, forte e disposta a superar os próprios limites.

Promove a diversão

Com aulas que misturam Artes Marciais e exercícios aeróbicos, a modalidade oferece muita diversão durante os treinos, o que evita a monotonia. Além disso, isso se torna um incentivo para que as pessoas não desistam do esporte.

Por ser uma aula praticada normalmente em grupo e com música, ela se torna ainda mais atrativa.

Como começar a praticar

Antes de começar a praticar uma atividade física é muito importante fazer uma avaliação médica e conhecer o próprio corpo. Ciente de suas limitações e do seu potencial, você pode procurar uma academia que ofereça a modalidade e investigar se os professores são realmente capacitados para ministrar as aulas.

É muito importante ter o acompanhamento de uma profissional. Ele ajudará o praticante a corrigir a postura, evitar lesões e motivará os alunos durante os treinos.

Se o seu objetivo é emagrecer, lembre-se de aliar a prática a uma dieta equilibrada recomendada por um nutricionista e mesclar as aulas com outras atividades para potencializar os benefícios.

Como vimos, o Kickboxing é um esporte extremamente benéfico para o corpo e para a mente e pode ser praticado por qualquer pessoa! Então, vale a pena dar uma pesquisada e experimentar a modalidade!