O Krav Maga é uma atividade física de origem militar voltada para a defesa pessoal. Essa modalidade começou a se popularizar não apenas pelo fato de ser uma eficiente técnica de autodefesa, mas também por seus benefícios para o corpo.

Muito semelhante às Artes Marciais, o Krav Maga promove a evolução da técnica por meio da mudança de faixa — cada cor simboliza uma graduação.

Mas isso não exclui ninguém! Esse exercício pode ser praticado por qualquer pessoa que queira usufruir de seus benefícios. Conheça alguns deles a seguir e comece a treinar agora mesmo!

1. O Krav Maga melhora o condicionamento físico

O condicionamento físico está relacionado à capacidade do corpo de trabalhar com esforço mínimo, característica adquirida com a prática do Krav Maga.

Essa é uma atividade física com foco voltado para a defesa pessoal. Isso significa que é preciso estimular o corpo para que ele esteja preparado para lidar com momentos de estresse extremo.

Suas técnicas de defesa simulam situações de perigo real, o que exige que o corpo adquira velocidade, melhore os reflexos, ganhe força e funcione de forma eficiente para lidar com esses momentos, melhorando, assim, o condicionamento físico.

2. Aumenta a autoestima

Como o Krav Maga é uma atividade física voltada para a autodefesa, a pessoa que o pratica se sente mais segura para sair de casa e lidar com situações inesperadas — o que é muito importante para mulheres, por exemplo.

Tomando consciência do nosso corpo e das nossas capacidades, é possível desenvolver um aumento de autoestima e uma sensação de empoderamento, que se reflete não apenas em momentos extremos, mas no dia a dia também.

3. Alivia o estresse

Como toda atividade física, o Krav Maga ajuda a liberar no sangue os famosos hormônios do prazer. Essas substâncias são responsáveis pela sensação de bem-estar, muito comum após a prática de esportes ou exercícios intensos.

VEJA TAMBÉM  Conheça os 6 benefícios de uma assessoria de corridas

Além disso, por simular ataque e defesa e se tratar de um tipo de luta, é uma oportunidade para descarregar as energias e as tensões acumuladas ao longo do dia de uma forma saudável e estimulante.

O Krav Maga alivia o estresse e melhora o condicionamento físico

4. Emagrece

Por causa da dinâmica da aula, que envolve alongamentos, aquecimentos e as técnicas de defesa, o Krav Maga é muito eficiente para quem quer emagrecer.

Estima-se que uma pessoa consegue queimar até 800 calorias em pouco mais de uma hora de aula! Tornando isso um exercício semanal, é possível diminuir medidas e fortalecer o corpo.

Exercícios como saltos, picos de velocidade, posturas que exigem equilíbrio e a força exercida pelos músculos ao longo da prática trabalham tanto como exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos, o que torna o Krav Maga uma alternativa excelente para quem busca uma modalidade além da musculação, por exemplo.

5. Promove a consciência corporal

A consciência corporal está relacionada à capacidade de entender o funcionamento do corpo e saber trabalhar com suas limitações. Com o tempo, o praticante de Krav Maga aprende a lidar melhor com o próprio corpo e desenvolve a coordenação motora, a flexibilidade e o autocontrole.

Esse benefício pode ser percebido tanto no aumento da sensação de segurança quanto na qualidade de vida. Ao entender melhor o próprio corpo é mais fácil se alimentar bem, praticar exercícios regularmente e se sentir bem consigo mesmo.

Entendeu como o Krav Maga pode ser uma atividade física extremamente benéfica? Ele pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre o próprio corpo, desenvolver a coordenação motora, fortalecer os músculos e ganhar segurança.

Gostou do post? Então confira as academias parceiras do Gympass onde você pode praticar Krav Maga e assine nossa newsletter para receber conteúdos grátis em seu e-mail: