A prática de atividade física é benéfica tanto do ponto de vista físico quanto mental. É justamente por isso que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que façamos exercícios físicos moderados pelo menos três vezes por semana para garantir mais saúde e o bem-estar geral do nosso corpo.

Recentemente, com o aumento da preocupação com o corpo e com a saúde, muitas pessoas têm adotado a prática regular de atividades físicas como estilo de vida e, em grande parte das vezes, preferem realizá-las em uma academia. Consequentemente, houve uma expansão dos empreendimentos dedicados a esse segmento, e optar por um deles pode não ser uma tarefa tão simples. Por essa razão, neste artigo vamos ajudar você a escolher a melhor academia para seu perfil!

Então, se você quer saber todos os fatores que influenciam na qualidade de uma academia, leia com atenção este texto. Aqui, vamos listar fatores que podem ser decisivos na hora de optar por um estabelecimento e que vão influenciar diretamente na sua motivação. Vamos lá? Boa leitura!

Por que fazer academia?

Segundo dados da ACAD (Associação Brasileira de Academias), o Brasil é o segundo país em número de academias no mundo, com cerca de 33 mil estabelecimentos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Com um total de alunos que passa dos 8 milhões, o setor movimenta mais de R$ 2,5 bilhões por ano. E esse número elevado não é por acaso, já que muitos adeptos de uma vida saudável optam por uma academia por poder contar com o acompanhamento profissional adequado.

Além disso, se exercitar em uma academia pode oferecer diversos benefícios, como mostramos abaixo.

Aumento na disposição

Já reparou que quanto mais parados ficamos, mais vontade de ficarmos parados temos? Apesar de ser uma tendência natural do corpo, você pode ganhar disposição para se movimentar começando os exercícios físicos.

No início, pode parecer difícil vencer a preguiça ou o cansaço depois de um longo dia de trabalho ou estudos para se exercitar. No entanto, ao dar o primeiro passo e vencer essa dificuldade inicial, você vai ver que, com a regularidade, vai ter cada vez mais disposição para sair de casa, ganhando fôlego e motivação para superar cada vez mais os seus limites.

Se você tem dificuldade em acordar cedo ou se sente desanimado durante o dia, certamente vai perceber que, após se adaptar aos exercícios físicos, se sentirá mais disposto para desenvolver outras atividades cotidianas, tanto em casa quanto no trabalho.

Maior qualidade de vida

Melhor qualidade de vida com uma rotina de exercícios físicos

Ir à academia e desenvolver os exercícios físicos propostos pode deixar você mais feliz! Isso porque, de modo geral, movimentar-se regularmente causa reações químicas que geram uma explosão de substâncias no corpo, como a endorfina — um dos hormônios ligados ao prazer e à satisfação. Esses hormônios têm efeito no combate a problemas como a depressão, além de proporcionar maior bem-estar aos praticantes.

Tudo isso vai proporcionar uma melhora significativa na sua qualidade de vida, aumentando também sua agilidade, atenção e capacidade cognitiva, bem como os seus relacionamentos interpessoais.

Melhora na vida social

Diferentemente de treinar sozinho, em casa por exemplo, as academias proporcionam interação com diferentes pessoas, o que pode influenciar diretamente na sua saúde mental e no seu humor.

Nas academias, além dos professores que, por diversas vezes, acabam nutrindo uma relação mais próxima com os alunos, você pode conhecer pessoas com objetivos semelhantes aos seus e encontrar um parceiro de treinos, criando um ambiente amigável e de companheirismo.

Mesmo que você seja uma pessoa mais introvertida ou que goste de se exercitar totalmente focado na execução do movimento, o simples ato de dar um bom dia a diferentes pessoas ou conversar com um personal proporciona uma mudança na vida social.

Ganho de saúde

O exercício físico apresenta diversos benefícios para a saúde, além de ser um importante aliado no combate da obesidade, que traz diversas complicações. Ao se excitar regularmente, o corpo se torna mais resistente e imune, evitando doenças infecciosas (como resfriado ou gripe) e, até mesmo, atuando na melhora de quadros de bronquite ou asma.

Além da questão estética, já que frequentar academia contribui para o emagrecimento e o ganho de massa magra, as atividades físicas também:

  • atuam melhorando o condicionamento físico;
  • aumentam a capacidade cardiovascular;
  • combatem problemas relacionados ao diabetes;
  • reduzem o colesterol e a hipertensão, o que reflete em menor risco de problemas no coração;
  • aumentam a mobilidade corporal;
  • evitam a osteoporose;
  • melhoram as articulações;
  • combatem a depressão, o estresse e a ansiedade;
  • regulam a produção de alguns hormônios;
  • estimulam hábitos saudáveis de vida, como se alimentar melhor e evitar bebidas alcoólicas.

Ou seja, ao se exercitar você está investindo em você mesmo, na sua saúde e qualidade de vida.

Aumento da confiança e da autoestima

Aumento da confiança e autoestima

Além de todos os benefícios listados até aqui, se exercitar em uma academia contribui para a melhora da confiança e da autoestima, já que, quando levamos a sério a atividade física, estabelecemos um objetivo e vamos em busca de conquistá-lo.

Ao alcançar a meta, a sensação é de dever cumprido, aumentando a confiança em nossa própria capacidade. A melhora da autoestima vem como resultado desse processo e de estar de bem consigo mesmo.

O que considerar na hora de escolher a melhor academia de ginástica?

Agora que você já sabe por que é importante se exercitar, pode estar se perguntando como saber qual é a melhor academia para atender aos seus objetivos, certo? Não se preocupe, a seguir, listamos seis dos principais fatores que devem ser considerados no momento de escolher um estabelecimento. Acompanhe!

Localização

Imagine pegar uma hora de trânsito para chegar na academia, isso tudo após um dia cansativo. Você acha que vai se sentir motivado a praticar atividades físicas regularmente? Nem é preciso pensar muito para dizer que esse é, sem dúvida, um fator que pode fazer com que você abandone a rotina saudável.

Por essa razão, quando for procurar por um estabelecimento para realizar seus treinos, opte por aqueles que estejam próximos da sua casa ou do seu trabalho, de preferência até um raio de 2 km. Isso fará com que sobre mais tempo para os exercícios e será uma desculpa a menos para não ir à academia.

VEJA TAMBÉM  A importância da atividade física para a saúde física e mental

Com o Gympass, você sempre vai poder treinar na academia que estiver mais perto de onde você estiver, já que são milhares em todo o Brasil.

Horário de Funcionamento

As academias têm um horário de funcionamento bem variado e algumas oferecem serviços que vão das seis da manhã até meia-noite, ou até mesmo 24h. Como nem todas têm essa flexibilidade, é importante observar em qual horário você se sente mais motivado a se exercitar, qual é o seu horário disponível e encontrar um estabelecimento que se adapte às suas necessidades.

Caso você tenha mais flexibilidade, pode observar o horário de pico da academia (horário com o maior fluxo de pessoas, normalmente no início da noite) e tentar fugir dele para evitar perder tempo revezando aparelhos.

Profissionais da academia

Outro fator fundamental na hora de escolher a melhor academia é saber da existência de profissionais capacitados. No Brasil, para trabalhar como instrutor em academias é preciso ter a formação em educação física, além de ser registrado no Conselho Federal da área. Entretanto, mais do que um diploma de graduação, procure saber se os profissionais têm experiência, especialização, referências ou mesmo se são solícitos para dar informações e orientar os alunos.

O instrutor da academia é diretamente responsável pela sua segurança na execução dos exercícios, por prescrever estratégias que estejam de acordo com as suas metas e de estabelecer uma relação de confiança com os alunos.

Limpeza da academia

Limpeza da academia

Antes de escolher uma academia você deve se certificar de que todas as suas áreas — incluindo os banheiros, os vestiários, as salas e a recepção — e todos os aparelhos estão higienizados da forma correta.

Isso porque, nesses espaços, há a circulação de um grande número de pessoas, e se a limpeza não for feita corretamente, os aparelhos podem ficar sujos devido ao acúmulo de suor. Além disso, os banheiros e as outras áreas úmidas podem acumular bactérias, aumentando o risco de contaminação.

Por isso, observe a frequência da limpeza e se existem funcionários capacitados para tal função. Você também pode perceber se o cheiro da academia é agradável e se há ventilação suficiente.

Equipamentos de ginástica

Boa parte das atividades realizadas dentro de uma academia necessitam de aparelhos específicos, que são imprescindíveis para realizar os movimentos com segurança e precisão. Um bom estabelecimento deve conter equipamentos básicos, que proporcionem ao aluno qualidade no movimento e na realização de atividades aeróbicas, como correr na esteira ou pedalar em uma bike. Eles também precisam estar em boas condições de uso, sem ferrugem ou partes pontiagudas que ofereçam algum risco, e com a manutenção em dia.

Por isso, na hora de pesquisar observe a qualidade dos aparelhos, se eles atendem aos seus objetivos e se a manutenção é feita constantemente. Existem academias que oferecem as mais avançadas tecnologias em equipamentos de ginástica e outras que disponibilizam o básico, mas com qualidade. Então, vale a pena dar uma pesquisada e ver qual se encaixa mais nas suas necessidades.

Diversidade na oferta de aulas

Nem todo mundo gosta de praticar a mesma atividade todos os dias. Por isso, contar com treinos diferentes pode ser um fator bem importante na hora de decidir pela melhor academia, pois as aulas, além de oferecem diferentes estímulos, muitas vezes são em grupos, garantindo mais bem-estar e motivação.

Então, se você está meio perdido em relação a esse assunto, conheça algumas aulas diferentes e cheias de benefícios que podem pesar na hora da sua decisão!

Pilates

Criado por Joseph Pilates, essa modalidade alia condicionamento físico e mental. O pilates conta com movimentos baseados em alongamentos e exercícios de baixo impacto, que misturam força, resistência e flexibilidade.

Além de poder ser praticado por qualquer pessoa, seus principais benefícios são: correção e melhora da postura, fortalecimento dos músculos, aumento de força, diminuição do estresse, melhora da qualidade do sono e ajuda na prevenção da osteoporose.

Musculação

Os exercícios de musculação têm como principal função estimular as células musculares, gerando a hipertrofia, ou crescimento muscular, e costuma ser um dos caminhos mais procurados na busca pelo corpo perfeito.

Mais do que uma questão estética, a prática da musculação acelera o metabolismo, fazendo com que a queima de gordura seja mais rápida. Consequentemente, ajuda no emagrecimento, melhora a postura, fortalece os músculos e os ossos, previne problemas cardiovasculares e promove a sensação de satisfação.

Natação

A natação é um esporte bastante completo e é indicado para qualquer pessoa. É uma atividade alternativa para quem busca os benefícios físicos e o relaxamento.

Como principais vantagens da natação temos: desenvolvimento da musculatura e emagrecimento, melhora da capacidade cardiorrespiratória, da memória e da concentração nas tarefas do dia a dia, aumento da longevidade, redução do estresse e da ansiedade e melhora da autoestima.

Yoga

Com origem na cultura oriental e com mais de 2 mil anos de existência, o Yoga é uma atividade que trabalha corpo, mente e emoções. Mais do que apenas uma modalidade de exercício físico, essa prática pode ser considerada uma filosofia de vida, e seus adeptos vivenciam diversos benefícios, como a melhora da respiração, maior flexibilidade, aumento da concentração, redução do estresse e maior consciência corporal.

Além de tudo isso, também é uma atividade inclusiva, ou seja, não exige do praticamente nenhum preparo físico inicial.

Dança

Aula de dança na academia

A dança pode ser praticada das mais diversas formas, seja por diversão, por profissão, como forma de expressão artística e, até mesmo, dançar para emagrecer. Por ser uma atividade leve e relaxante, essa é uma opção bastante procurada quando a ideia é ter um estilo de vida saudável, aliando o convívio social e muita música agitada.

Mais do que momentos de diversão e descontração, as aulas de dança proporcionam aos praticantes emagrecimento saudável, tonificação dos músculos, aumento do bem-estar, da confiança e da autoestima e melhora da vida social, pois, na maioria das vezes, as aulas são realizadas em grupo, o que acaba se tornando um incentivo.

Corrida

A corrida na esteira e na rua é uma das modalidades de exercício aeróbico mais populares, já que não são raras as pessoas que adentram no mundo fitness por meio dela. Apesar de a maioria das pessoas acharem que é só colocar um par de tênis e uma roupa confortável, quem quer praticar essa atividade com segurança ou, até mesmo, investir em competições, deve procurar uma assessoria em corridas.

VEJA TAMBÉM  Passo a passo: como descobrir o tipo de esporte perfeito para o seu perfil

Se feita corretamente, a corrida também proporciona diversos benefícios físicos e mentais, e é indicada para pessoas que não têm limitações nos membros inferiores e que respeitam os seus limites.

O preço da academia de ginástica deve influenciar na escolha?

O valor da mensalidade pode influenciar na hora de você escolher a melhor academia. Em geral, é possível encontrar estabelecimentos que ofereçam preços para todos os bolsos, desde aqueles mais acessíveis, custando menos de R$ 100 por mês, até planos mais completos, que podem ultrapassar a quantia de R$ 1.000.

Normalmente, os preços variam de acordo com a localização da academia, as modalidades oferecidas, a quantidade de aulas existentes, a disponibilidade de professores (alguns estabelecimentos oferecem a possibilidade de treinar com um personal), a infraestrutura do local e a quantidade de outros serviços agregados, como massagistas, nutricionistas e outros profissionais que possam agregar ao treinamento.

Algumas empresas oferecem preços especiais para alunos que contratam o serviço por vários meses. Outra alternativa é usar serviços que permitam o acesso a diferentes academias em todo país por uma única mensalidade preestabelecida, como o Gympass.

É importante destacar que nem sempre a academia mais cara oferece o melhor serviço e vai possibilitar que você alcance os resultados esperados. Nesse caso, vale a pena ponderar as suas expectativas, seus objetivos e o que o estabelecimento tem a ofertar. Muitas vezes, uma academia estilosa, que forneça um ambiente único e uma experiência agradável, pode ser um diferencial na hora de prosseguir com as suas metas e o estilo de vida fitness.

Quais são os tipos de academia de ginástica?

Com a quantidade e a diversidade de adeptos de um estilo de vida saudável e ativo e com o consequente número elevado de estabelecimentos que se dedicam a oferecer atividades físicas, a concorrência tende a ser mais acirrada. Por isso, diversas empresas têm diversificado o público-alvo, o que pode facilitar na hora de tomar a decisão quanto à melhor academia.

A seguir, conheça alguns tipos de academia de ginástica e veja qual (ou quais) se encaixa melhor no seu perfil.

Academia de musculação

A história das academias de musculação começa no século passado, no entanto, elas só se popularizaram no Brasil por volta dos anos 90 e teve seu boom nos anos 2000. Nesse tipo de estabelecimento temos, basicamente, a possibilidade dos treinos voltados para a hipertrofia, o emagrecimento, a resistência e a força. Como vimos, algumas podem oferecer aulas complementares, dependendo do público que pretende atingir.

Academia para treino funcional

O treino funcional é uma tendência recente, que consiste em oferecer atividades que simulem tarefas do dia a dia, como pegar objetos, subir degraus, agachar, esticar etc. Esse tipo de treino reúne os benefícios da musculação e pode ser uma alternativa ao formato tradicional já que, nesses casos, os exercícios são realizados com a orientação de um professor o tempo todo.

Outra vantagem das academias voltadas para essa modalidade é a possibilidade de diversificação das aulas, dependendo do objetivo do dia, e a interação resultante do convívio com os demais alunos.

Academia para mulheres

As academias voltadas exclusivamente para mulheres surgiram nos Estados Unidos na década de 90 e chegaram ao Brasil como uma alternativa para as mulheres que fogem da musculação convencional. Com a proposta de oferecer atividades específicas para o corpo feminino, com o enfoque sobretudo nos membros inferiores (que normalmente são os preferidos na hora do treino), esse tipo de estabelecimento disponibiliza ainda treinos rápidos, que mesclam exercícios aeróbicos e de hipertrofia com duração de cerca de 30 minutos.

Além disso, muitas mulheres buscam esse tipo serviço para se sentirem mais à vontade em relação ao próprio corpo e à execução dos exercícios, já que não tem homens por perto, nem como alunos nem como instrutores.

Academias para terceira idade

Academias para terceira idade

Outra segmentação bastante procurada são as academias direcionadas para o público da terceira idade. Com a proposta de oferecer um atendimento mais individualizado, mesclando fisioterapia e ortopedia, nesse tipo de estabelecimento os idosos desenvolvem atividades que visam o fortalecimento da musculatura (principalmente para evitar quedas e lesões), a tonificação óssea (prevenindo a osteoporose) e movimentos que simulam as ações do dia a dia. Todos esses benefícios ainda se aliam ao bem-estar proporcionado pelo convívio social.

Academia ao ar livre

Uma opção bastante interessante para quem busca a prática de atividade física, mas não gosta do ambiente fechado das salas de musculação ou estúdios são as academias ao ar livre. Com a possibilidade de trabalhar a musculatura, garantindo o seu tônus, esse tipo de serviço proporciona satisfação física e mental a partir de movimentos que, na maioria das vezes, utilizam o peso do próprio corpo.

No entanto, é importante ter atenção para a presença de um profissional de educação física capaz de garantir a segurança e a execução correta dos movimentos.

Academia especializada

Existem ainda as academias especializadas em uma ou mais modalidades, que oferecem aulas a um público mais restrito. A vantagem desse tipo de estúdio é que você paga apenas por uma atividade que realmente gosta e as chances de não conseguir vaga em uma aula é bem menor, devido ao número reduzido de alunos.

Podem ser consideradas academias especializadas aquelas voltadas para dança, treino funcional, lutas, pilates, natação, Yoga, pole dance etc.

Escolher a melhor academia afeta diretamente na sua motivação, nos seus resultados e na forma com a qual você vai lidar com a atividade física. Se você quer ter um bom desempenho na academia, leve em consideração todos esses fatores que elencamos aqui e escolha a alternativa que oferece o melhor custo-benefício e se encaixa nas suas necessidades.

Quer facilitar a sua vida? Conheça os planos Gympass disponíveis e pratique atividade física quando e onde você quiser por uma única mensalidade!