Falar sobre saúde e bem-estar nunca esteve tão em alta e não é difícil entender o porquê. Fugir do sedentarismo é um dos principais objetivos de muitas pessoas que se veem presas a uma rotina acelerada e cansativa.

A musculação é um dos caminhos mais procurados para quem busca uma vida mais saudável, um momento de bem-estar no dia a dia e uma forma eficiente de levar uma vida saudável.

Os benefícios da musculação vão muito além da estética de um corpo com músculos maiores e tonificados. Quer saber mais sobre esse tema? Confira, neste post, 7 deles:

1. Acelera o metabolismo

Apesar do foco de muitos adoradores de academias ser o aumento dos músculos por questões de estética e autoestima, existem outros benefícios da musculação que podem ser vistos com pouco tempo de treino. Um metabolismo mais acelerado é um exemplo disso.

Um estudo realizado pela Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, mostrou que pessoas que fazem exercícios físicos com regularidade têm o metabolismo mais acelerado. Isso porque a prática de atividades como a musculação minimiza a diminuição do gasto energético, muito comum com o avançar da idade.

Ou seja, a musculação é uma das principais formas de manter o metabolismo acelerado e trabalhando com mais intensidade.

2. Ajuda a emagrecer

Muitos procuram a musculação como uma forma de perder aqueles quilinhos a mais — e não estão errados. Você sabia que, dependendo da intensidade e da frequência dos treinos, a musculação pode queimar mais calorias que exercícios aeróbicos? O emagrecimento está muito relacionado ao que foi dito acima sobre o metabolismo.

A melhora no metabolismo está diretamente ligada à queima de gorduras que, por consequência, ajuda aemagrecer de forma saudável, perdendo peso e fortalecendo a musculatura.

Os músculos precisam de energia para realizar infinitas atividades ao longo do dia. Quando você os desenvolve com maior intensidade, eles precisam consumir mais energia ainda, o que significa que você queima mais calorias e, consequentemente, perde mais peso.

3. Melhora a postura

Quem passa horas sentado durante o trabalho ou no carro, curvado sobre computadores e volantes, pode acabar com uma postura incorreta. E é aí que entra outro benefício da musculação.

VEJA TAMBÉM  Atividade física no combate a ansiedade

Uma boa postura está relacionada ao alinhamento simétrico e proporcional do corpo. Com alongamentos feitos durante a atividade física, você desenvolve os músculos e trabalha articulações que atuam no controle da postura. Assim, com o tempo, a coluna se torna mais flexível e alinhada.

Além disso, existem diversos exercícios para fortalecer a musculatura das costas e lombar e que contribuem para uma postura correta.

4. Fortalece os músculos

Ter músculos grandes e aparentes não significa ter mais força que alguém com um corpo mais magro. O tamanho dos músculos não está necessariamente ligado à força muscular.

Ao contrário da hipertrofia, que está relacionada ao ganho e crescimento de massa muscular, o fortalecimento dos músculos é uma forma de trabalhar as fibras que já existem.

Levantar pesos não se baseia apenas em se tornar uma pessoa extremamente musculosa. Fortalecer os músculos é essencial para quem deseja um corpo mais saudável e em forma.

Isso porque músculos mais fortes previnem lesões, melhoram a postura e o condicionamento físico, criam resistência e melhoram a capacidade cardiorrespiratória.

5. Protege os ossos

Você sabia que os músculos servem como uma capa de proteção para os ossos? Isso significa que aqueles que são trabalhados diminuem as chances de lesões como fraturas ósseas.

A osteoporose, doença que ataca a massa óssea do corpo, também pode ser evitada com a musculação. Isso porque, durante os exercícios, os ossos absorvem minerais, como o cálcio, que fortalecem essa musculatura.

Ou seja, a musculação aumenta a densidade óssea do corpo e auxilia a prevenir doenças muito comuns naterceira idade. Ao praticar a musculação desde cedo você está se precavendo contra possíveis problemas futuros e se torna uma pessoa mais ativa e saudável.

6. Diminui as chances de problemas cardiovasculares

Ao contrário do que muita gente pensa, exercícios aeróbicos não são os únicos responsáveis pela melhora da condição cardiovascular.

Muitos exercícios feitos durante a musculação estimulam várias partes do corpo ao mesmo tempo, o que faz com que o coração precise trabalhar mais para fazer o sangue circular por todo o corpo.

Além de controlar a pressão do sangue e combater o colesterol ruim, “puxar ferro” aumenta o fluxo de sangue no corpo, pois melhora a contração dos vasos sanguíneos, o que ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

VEJA TAMBÉM  Treino HIIT pode reverter o envelhecimento!

Com mais capacidade cardiovascular, a respiração também é potencializada. O que isso significa? Que os tecidos do corpo serão oxigenados de forma mais eficiente e que este é mais um dos benefícios da musculação!

Além disso, como a musculação promove a queima de gorduras que entopem artérias e geram o excesso de peso. Ou seja, é uma atividade física que melhora a saúde do corpo como um todo e traz resultados que podem ser facilmente vistos em quem pratica.

7. Promove a sensação de bem-estar

Atividades físicas são responsáveis por liberar no sangue os famosos hormônios do prazer, como a endorfina. Em um mundo com pessoas cada vez mais ansiosas e depressivas, a prática de exercícios físicos pode ser uma ótima aliada no combate a essas doenças.

A musculação pode ajudar nesses casos, porque melhora a estabilidade emocional e o humor, gera uma interação social necessária para combater a sensação de solidão, uma vez que é preciso se deslocar para ir até a academia, reduz a insônia, a tensão e os níveis de estresse.

Ela ajuda a reduzir desequilíbrios químicos no cérebro e é uma ótima desculpa para sair de casa e fazer alguma atividade voltada 100% para você mesmo. Além de ser uma atividade física com ganhos físicos visíveis, a musculação é uma excelente aliada para a saúde mental e emocional de quem pratica.

Viu como a musculação é uma atividade física extremamente positiva mesmo para quem não tem interesse em se tornar um fisiculturista? Ao contrário do que muitos pensam, levantar peso é benéfico para pessoas de diversas idades e atende a vários objetivos, basta encontrar os exercícios certos para você!

Gostou do post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos estes benefícios da musculação!

Com o Gympass, você faz musculação e diversas outras modalidades por uma única mensalidade. Quer saber mais? Clique aqui e escolha seu plano, ou consulte o RH de sua empresa caso tenha o benefício Gympass Corporativo.