Personal trainer online: como funciona e como posso encontrar um?

Entenda as vantagens e benefícios de ter um personal trainer online dedicado a garantir um treino exclusivo e personalizado de acordo com o seu perfil

Personal trainer online: como funciona e como posso encontrar um?

O personal trainer é um profissional que ajuda seus alunos a atingirem seus objetivos, sem se limitar a perda de perda de peso, musculação ou uma atividade física em específico. Cada aluno pode ter um nível totalmente diferente do outro, e por isso o personal trainer deve identificar o perfil de cada um e aplicar as atividades e rotinas de treino que mais fazem sentido de acordo com cada aluno.

Para ser um instrutor pessoal e exercer a função, o profissional precisa possuir ensino superior completo em Educação Física, mas também é possível obter diversos certificados e realizar cursos para aprimorar seus conhecimentos e oferecer um suporte ainda mais completo para seus alunos.

O que um personal trainer faz?

Ele irá trabalhar junto com seus alunos para atingir metas e objetivos, incluindo o ganho de músculos, fortalecimento das capacidades cardiovasculares, melhorar condicionamento físico, flexibilidade e muito mais.

Outra tarefa comum para um personal trainer é criar ou revisar a rotina de treinos de seus alunos. Em muitos casos, o personal trainer também tem capacidade de ajudar com recomendações de alimentos para garantir a saúde e performance do aluno de acordo com a rotina planejada de exercícios físicos.

Algumas das principais capacidades esperadas de um personal trainer

  • Conhecimentos avançados da anatomia do corpo humano
  • Nutrição básica
  • Princípios fundamentais de exercícios físicos
  • Habilidade de criar e revisar um plano individual de treinos
  • Garantir uma rotina de treinos segura e eficiente
  • Entender a necessidade e limitação de seus alunos, garantindo evolução constante
  • Habilidade em motivar
  • Dedicação em manter a integridade pessoal e confidencialidade de seus alunos

Quando custa ter meu próprio instrutor individual?

O valor de um personal trainer pode variar muito de acordo com sua capacitação, tempo de experiência e público atendido, partindo de aproximadamente R$ 60 por hora aula para esse profissional.

Com a evolução da tecnologia, novas plataformas virtuais, aplicativos de celular, ter um personal trainer ficou ainda mais acessível e prático.

Como funciona ter um personal trainer online?

Com o Gympass, por exemplo, você tem acesso a 8 sessões mensais com personal trainers com planos a partir de apenas R$ 29,90 por mês, além de poder desfrutar de todas os outros benefícios que a plataforma oferece, como aulas virtuais ao vivo (yoga, pilates, alongamento, treinamento funcional, etc), treinar em milhares de academias ou estúdios em todo o país e até mesmo ter sessões virtuais de terapia.

Personal trainer online?

O modelo mais conhecido de personal trainer é aquele que te acompanha na academia para indicar os tipos de exercícios, garantir as posturas corretas, dar algumas dicas e responder eventuais dúvidas que você possa ter.

No entanto, você também pode ter o acompanhamento de um personal trainer online. Calma, isso não quer dizer que seja um robô ou aplicativo que substitua essa interação humana. Nada mais é do que um profissional que vai acompanhar o seu desenvolvimento à distância, via chamadas virtuais e mensagens de texto.

Esse modelo também pode ser super eficiente, pois você garante a liberdade de treinar onde quiser e não precisa ficar “preso” à mesma academia. Ou até mesmo praticar o seu exercício físico em parques, praças ou até mesmo em casa.

Perguntas que você pode fazer ao seu personal?

Brunno Rocha - Personal Trainer online do Gympass

Convidamos o personal trainer Brunno Rocha, profissional parceiro do Gympass com uma das melhores avaliações da plataforma, para esclarecer as dúvidas mais comuns entre os usuários e ajudar a entender como funciona ter um personal trainer, além de já responder algumas perguntas que os usuários normalmente fazem aos seus instrutores pessoais. Confira abaixo o que o Brunno preparou pra você:

Quanto tempo aproximadamente eu vou levar para atingir meus objetivos?

Depende do seu perfil, objetivo, quantas vezes treinar e quais serão as atividades praticadas para que alcance sua meta. No primeiro encontro com seu personal, ele irá entender seus objetivos, perfil e orientar sobre sua rotina de treinos.

Quantos dias por semana eu preciso treinar e por quanto tempo?

Recomenda-se que pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana por pelo menos 30 minutos para que tenha algum resultado, mas o volume ideal depende do seu objetivo. Converse com o personal no primeiro treino e juntos irão programar a melhor estratégia de acordo com seu perfil, disponibilidade e objetivo.

Posso fazer meu exercício aeróbico antes ou depois do treino?

Fazer o exercício aeróbico antes da treino é o ideal para quem deseja aumentar a resistência cardiovascular e aperfeiçoar a resistência para práticas esportivas de longa duração. Se seu objetivo for emagrecimento ou aumentar a sua massa muscular, o indicado é que realize após o treino.

Quais exercícios eu tenho que evitar fazer para não me machucar?

Cada indivíduo possui sua especificidade, não existe receita de bolo quando o assunto é atividade física. Por isso é muito importante ter um profissional de educação física para programar e acompanhar seu treino. Ele irá saber quais exercícios irão de acordo com seu objetivo e individualidade.

Consigo fazer meus exercícios de casa ou do parque, sem precisar ir na academia?

Local não é desculpa para ser sedentário. Com o personal do Gympass você pode treinar com orientação de um profissional de educação física na varanda do apartamento, sala, quarto, praças ou parques. Basta ter um celular com internet disponível.

As roupas que eu tenho são adequadas ou preciso de outras?

Sempre escolha roupas com tecido leve e de fácil respiração para o seu treino proporcionando conforto e segurança para você. Você também poderá tirar essas dúvidas com seu personal e pegar algumas dicas exclusivas.

Como devo me alimentar antes do treino?

Não é recomendável que se exercite em jejum. Antes dos treinos, consuma alimentos leves e que são fontes de energia. Sempre tenha água por perto, pois a hidratação é fator fundamental durante o treino.

As aulas são individuais e interativas?

Sim, as aulas serão realizadas somente com você e o personal através de plataformas de vídeo que permitem a visualização e interação entre aluno e o profissional de educação física. Dessa forma, o personal poderá orientar, acompanhar e avaliar a execução dos exercícios. 

Preciso ter algum material em casa?

Não é necessário. O programa de exercícios pode ser feito sem o uso de acessórios, mas caso você já possua alguns objetos de treino como halteres, blocos ou pesos, informe ao seu personal que ele irá programar seu treino de acordo com o que tiver.

Sua empresa ainda não oferece o Gympass?

Com o Gympass você vai poder encontrar o seu personal trainer, além de acessar mais de 50 mil academias e estúdios, fazer aulas virtuais ao vivo e acessar diversos apps de saúde, bem-estar e até mesmo terapia online com uma única mensalidade.