Sempre que estamos gripados ou resfriados vem aquela dúvida: é melhor manter a rotina de treinos ou parar e repousar? Para tirar essa dúvida, convidamos o Dr. Romualdo Lima (@doutordoc), especialista em medicina do esporte. Veja as recomendações do médico:

Dois estudos Publicados no Medicine & Science in Sports & Exercise (MSSE) mostraram resultados à saúde favoráveis à prática de atividade física durante os resfriados.

Os pesquisadores não encontraram diferenças nos sintomas da gripe entre o grupo que praticou atividade física e o que não praticou. Ou seja, o esforço físico não piorou o resfriado! Ao contrário, nos estudos, alguns voluntários relataram melhora no estado geral e maior disposição, quando mantiveram a atividade física habitual.

Mantenha a rotina de treinos

Segundo os pesquisadores, as pessoas devem ser encorajadas a manter a rotina de treino mesmo estando gripadas ou resfriadas, pois, apesar do esforço consistir em um tipo de estresse orgânico, o que poderia alterar os níveis de cortisol, por outro lado o aumento da temperatura corporal durante a prática de exercícios pode auxiliar no combate ao vírus causador da gripe; além de melhorar a resposta imunológica.

Esta última dependerá de inúmeros fatores, incluindo os níveis de vitamina D no sangue, o que poderia explicar as diferenças encontradas nas respostas orgânicas individuais. A dica é: mantendo as taxas hormonais e de vitaminas adequadas, o organismo só terá benefícios com a prática de atividade física em períodos de gripes e resfriados!

Não force seus limites

Continue seu treino, mas sempre com bom senso, claro, para não forçar os seus limites quando está resfriado(a). Não se exercite se estiver com febre, fadiga, ou dores musculares generalizadas. Consulte seu médico para mais orientações.

VEJA TAMBÉM  Conheça 5 tipos de exercícios que prometem queimar mais calorias!

Sobre o autor: O Douto Romualdo Lima, @doutordoc,  é especialista em em Medicina do Esporte pela A4M (American Academy of Anti-Aging Medicine) e é médico-responsável e fundador da Premium Life, focada em consultoria de bem-estar e qualidade de vida.

Com Gympass você pode treinar do seu jeito, quando e onde quiser! Faça natação, crossfit, musculação, danças, lutas e muito mais pagando uma única mensalidade!