Uma postura incorreta vai muito além da aparência física. Ela está diretamente ligada a problemas de saúde, como dores na região lombar, nas costas e no pescoço, fadiga e até mesmo hérnia de disco. Pode ser causada tanto por fatores genéticos quanto pelo descuido diário. Entretanto, existem alguns exercícios capazes de melhorar a postura corporal para promover a qualidade de vida e o bem-estar.

Vale lembrar que a boa postura elimina as famosas dores nas costas, melhora a digestão — porque descomprime o intestino —, ajuda a oxigenar melhor o corpo e diminui o risco de lesões na coluna. As atividades físicas são grandes aliadas e os resultados de uma vida ativa e saudável podem ser percebidos no dia a dia.

Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal e a tornar possível todos esses benefícios:

1. Yoga

Uma das atividades mais eficazes para melhorar a postura é, sem dúvidas, a prática de yoga. Essa modalidade é muito conhecida pelos alongamentos, posturas que prezam o equilíbrio, o alinhamento perfeito do corpo e as técnicas de respiração para ajudar a criar consciência corporal. Isso auxilia a prestar atenção no cotidiano — você pode corrigir a sua postura enquanto está sentado no carro, por exemplo.

É comum ficar tenso depois de muitas horas na mesma posição e acabar por retrair e enrijecer os músculos de forma involuntária. Por meio de exercícios de respiração e das posturas praticadas ao longo das aulas, é possível relaxar o corpo e aliviar tensões nos músculos e nas articulações.

Isso é bom para diminuir as dores nas costas e permitir o alinhamento do corpo com mais naturalidade. Além de melhorar a postura, a prática de yoga promove a flexibilidade, aprimora o alinhamento do corpo, reduz o estresse, alivia dores nas articulações e aumenta o equilíbrio do corpo.

2. Pilates

Com alguns princípios da yoga, o pilates também é uma ótima alternativa para quem quer melhorar a postura. O método faz uso de aparelhos para auxiliar o aluno a executar os movimentos da forma correta, sem lesionar ou exigir demais do corpo.

Pilates ajuda a trabalhar toda a estrutura corporal e a torná-la mais forte, equilibrada, flexível e capaz de realizar os exercícios de maneira natural e saudável. Ao trabalhar todos os membros, é possível melhorar a postura e o alinhamento dos pés, joelhos e pernas.

A tonificação de músculos também faz parte da lista de benefícios da prática de pilates. Ao fortalecer a região do diafragma, por exemplo, é possível dar mais espaço para os pulmões respirarem e, assim, aumentar a capacidade respiratória e oxigenar o corpo da melhor forma.

O fortalecimento dos músculos das costas oferece sustentação para a coluna e a deixa ereta. Dessa forma, evitam-se posturas incorretas que podem causar dores e desconfortos de curto e longo prazo.

Praticar Pilates pode melhorar a postura corporal

3. Musculação

Movimentos que muitas vezes passam despercebidos e contribuem para uma postura ruim são executados da forma correta por meio da musculação. Para potencializar resultados, é preciso realizar todos os exercícios com precisão. Não deixe de prestar atenção ao alinhamento e, principalmente, à postura. Lembre-se de que isso vai além do tempo gasto na academia.

Ao se exercitar com frequência, o corpo passa a naturalizar alguns desses movimentos e os torna parte do cotidiano. Sentar com a coluna ereta, distribuir o peso do corpo de maneira equilibrada e atentar para a posição dos joelhos são apenas alguns exemplos de hábitos que se tornam comuns ao praticante da musculação.

Além disso, o uso de aparelhos para o ganho de força garante músculos e ossos capazes de sustentar o corpo. Para aqueles com problemas de postura anteriores, é possível montar fichas com sequências de exercícios próprios para corrigir essa situação. Afinal, a musculação é uma atividade física popular justamente porque garante dinamicidade e sequências personalizadas.

VEJA TAMBÉM  Saiba como planejar o seu projeto verão de acordo com a atividade física

4. Ballet

Uma das características mais marcantes do ballet é a postura perfeita dos praticantes. Essa correção está associada não apenas à beleza das performances, mas à leveza dos movimentos e à força do corpo para executá-los com maestria.

Além disso, a postura correta é essencial para que os bailarinos previnam lesões e dores. Ela também está diretamente relacionada ao alinhamento admirável dos praticantes. Isso porque uma boa postura garante uma boa distribuição do peso do corpo e o alinhamento de todos os membros.

Para quem não gosta do tipo clássico, existem diferentes estilos como o ballet fitness, ballet flex, ballet fly e ballet pilates, por exemplo. São variadas linhas para atender a diversos gostos, mas todos com a garantia de uma postura melhor e saudável.

 

5. RPG

RPG significa Reeducação Postural Global e é uma modalidade oferecida cada vez mais por academias de todo o Brasil. Como o próprio nome já diz, esse exercício tem como objetivo revitalizar os músculos responsáveis pela postura e aprimorar seu funcionamento como se estivesse reeducando o corpo e, consequentemente, a postura.

Apesar de o foco estar nas costas, é uma modalidade que busca trabalhar o corpo como um todo, promovendo saúde e bem-estar, que podem ser sentidos todos os dias.

É um método que visa a prevenção de possíveis danos causados pela postura incorreta, e também a manutenção da saúde corporal por meio de sessões com duração média de uma hora cada. Mais do que apenas uma atividade física, a RPG é um método fisioterápico.

6. Alongamento

Alongamento contribui para melhorar a postura

Grande parte das modalidades citadas acima ajudam a melhorar a postura porque fazem uso de alongamentos. Exercícios simples podem ser adaptados para suas necessidades diárias e podem ser feitos em qualquer lugar, incluindo o tempo sentado no trabalho e a espera em filas, por exemplo.

Está cada vez mais comum encontrar academias que oferecem aulas exclusivas de alongamentos por conta de seus valiosos benefícios ao corpo. Eles são responsáveis por descomprimir a coluna, aliviando dores e cargas concentradas nessa região.

Além disso, alongamentos aumentam a flexibilidade, descomprimindo músculos, aliviando tensões nas articulações, alinhando o corpo inteiro e ajudando a melhorar a postura.

Quais exercícios fazer para melhorar a postura corporal?

Agora que você já conhece uma série de modalidades e práticas, que tal conhecer alguns exercícios práticos para deixar sua postura melhor ainda? Listamos logo abaixo alguns alongamentos e exercícios de força eficazes para a sua rotina.

É importante ressaltar que eles trazem resultados mais concretos quando praticados com a ajuda de um profissional. Erros na execução podem prejudicar ainda mais a sua postura — e não é isso que você quer, concorda? Portanto, procure uma academia perto de você!

VEJA TAMBÉM  Os 7 benefícios da musculação que você precisa conhecer!

Abertura de peito

A abertura de peito é um exercício clássico, pois é muito utilizado em academias e estúdios de pilates. Ele ajuda a forçar os ombros para trás e também abrir o peito.

Geralmente, é indicado encaixar as extremidades de um bastão, ou até mesmo um cabo de vassoura, entre os dois braços e as costas. Feito isso, é importante ficar nessa posição por 5 minutos, aproximadamente. Certifique-se de fazer o exercício com o acompanhamento de profissionais qualificados, ok?

Alongamento rente à parede

Se você tem os ombros protusos, isto é, caídos para frente, esse alongamento pode ser muito útil para a sua postura corporal. Para saber se você se encaixa nesse perfil, fique de costas para uma parede. Se os ombros ficarem distantes dela, você deve fazer o exercício indicado.

Para executá-lo, mantenha as costas apoiadas contra a parede e movimente os ombros para trás, deixando a postura ereta. Segure nessa posição por alguns minutos.

Extensão torácica

A extensão torácica pode ser feita de várias maneiras. Uma das mais populares envolve o uso de um rolinho de espuma no chão. Para fazê-lo, é necessário colocar o rolo no chão e posicioná-lo no meio das costas.

Depois, coloque as mãos atrás da cabeça e junte os cotovelos o máximo que puder. Empurre o rolinho para cima e para baixo nas costas, até encontrar os pontos mais doloridos. Feito isso, deixe a cabeça cair até o chão e olhe para cima.

Inclinação em Y

Esse é um alongamento típico das aulas de yoga. Para fazê-lo, deite-se de barriga para baixo, junte os pés e abra os braços com as palmas da mão para baixo, para formar uma posição semelhante à letra Y. Levante o tronco, gire as mãos ao mesmo tempo, de modo que as palmas fiquem frente a frente. Não se esqueça de alinhar a cabeça com o pescoço.

Posição do gato

Esse é outro clássico das sessões de yoga e pilates, no qual os alunos devem apoiar as mãos e os joelhos no chão, manter o alinhamento dos pulsos com os cotovelos e dos cotovelos com os ombros em uma posição de quatro apoios. A ideia é flexionar e estender a coluna vertebral.

Remada curva

A remada curva é feita a partir da utilização de uma barra. É necessário segurá-la com as duas mãos e inclinar o tronco à frente, com os joelhos ligeiramente flexionados. Tome cuidado, pois esse movimento requer muita técnica para ser executado corretamente.

Exercícios para melhorar a postura corporal são essenciais para garantir a saúde física do corpo e promover bem-estar todos os dias. Uma postura incorreta pode desencadear diversos problemas. Ao optar pela prática de atividades físicas, é possível preveni-los e manter a sua qualidade de vida. Lembre-se de comer de forma saudável antes e depois do treino para otimizar seus resultados.

Agora que você sabe quais exercícios podem melhorar a postura, deixe um comentário aqui no post com as suas dúvidas e opiniões!