O mês de outubro chegou e com ele a campanha do Outubro Rosa. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Para prevenir o câncer, a campanha enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, assim como recomenda a realização de mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.

O número de mortes no Brasil por conta do câncer aumentou 31% desde 2000. Hoje, o câncer é a segunda causa de morte no país, superado apenas por doenças cardiovasculares e se estima que apenas 5 a 10% possuem causa genética, sendo em 90 a 95% relacionados a outros fatores ambientais e ao estilo de vida. Um estilo de vida saudável pode prevenir o câncer em até 40% dos casos e os exercícios físicos são o maior aliado para combater a doença.

Conheça agora as 7 atividades físicas que ajudam a prevenir o câncer

Contribuição exclusiva da Médica Oncologista Ana Carolina Nobre de Mello

1. Musculação

A Musculação ajuda a prevenir o câncer

Fota da Gympasser @nikh.c

Com o avanço da idade tendemos a perder massa muscular e ganhar gordura. A musculação evita essa perda natural de massa muscular, previne a osteoporose e protege as articulações. Em pacientes que tiveram câncer e usam hormonoterapia, a musculação é um grande aliado em prevenir o câncer e amenizar os efeitos colaterais do tratamento na perda de massa muscular e óssea.

2. Yoga

7 atividades físicas que ajudam a prevenir o câncer - Outubro Rosa Gympass

O Yoga, através dos seus três componentes principais (posturas, respiração e meditação), pode ajudar a promover vários parâmetros da saúde física (aptidão, equilíbrio, flexibilidade e força), saúde mental (estresse e ansiedade) e uma série de sintomas relacionados à saúde (por exemplo, dor) e um número de outras condições relacionadas a saúde. Além de prevenir o câncer, fazer Yoga se torna um grande aliado no combate aos sintomas relacionados ao tratamento.

VEJA TAMBÉM  Saiba o que comer antes e depois do treino para melhorar seus resultados

3. Natação

A Natação contribui na prevenção do câncer

Foto da Gympasser @mariana_giorgi

Muitas atividades físicas podem ajudar a prevenir o câncer. A natação oferece uma vantagem única, pois associa o exercício cardiovascular com o desenvolvimento muscular em um ambiente de pouco impacto. Outro dado importante é que a vitamina D previne o câncer e pessoas que fazem natação ao ar libre tem valores maiores de vitamina D devido a exposição solar.

4. Corrida

A Corrida é uma das 7 atividades físicas que ajudam a prevenir o câncer

Foto da Gympasser @renatalunardi

A prática de exercícios aeróbicos regulares de moderada a alta intensidade diminuem significativamente o risco da formação de pólipos no intestino, do câncer de intestino e rim. Estudos também evidenciaram que mulheres que praticavam exercícios aeróbicos como a corrida, tinham menos de 25% de chance para desenvolver câncer de mama. A corrida ajuda a manter um peso adequado prevenindo assim o excesso do hormônio estrogênio produzido também pelo tecido adiposo. O excesso de estrogênio pode aumentar o risco de câncer de mama ou de sua recidiva.

5. Pedalar

7 atividades físicas que ajudam a prevenir o câncer - Pedalar

Andar de bicicleta está entre as melhores atividades que podem ser feitas diariamente e também uma das melhores para os membros inferiores. Pedalar previne o câncer por ajudar a controlar o peso. Em comparação aos sedentários, quem anda de bike com frequência apresenta menor probabilidade de ter câncer e 46% menos chances de desenvolver males cardiovasculares. Se você prefere o conforto da academia, as aulas de spinning podem ser um grande aliado para combater a doença e se manter ativo.

6. Hidroginástica

A hidroginástica contribui para prevenir o câncer

Uma boa opção de atividade física para pacientes que estão tratando de câncer é a hidroginástica, que além de trazer bem-estar, promove o condicionamento cardiovascular e muscular, trabalha a coordenação motora, estimula a agilidade e traz a sensação de relaxamento. A hidroginástica é uma atividade que não gera impactos, por esse motivo, não existe uma restrição para quem deseja praticá-la.

VEJA TAMBÉM  A importância da atividade física para a saúde física e mental

7. Lutas

7 atividades físicas que ajudam a prevenir o câncer - Lutas

Foto do Gympasser @navarrotv

A atividades físicas como luta tem a vantagem de associar o treinamento muscular aeróbico a um ambiente com bastante descontração. Dessa forma, atividades como judô, karatê e box ajudam a manter um peso saudável, contribuem para prevenir o câncer e auxiliam no tratamento de doenças como a depressão e insônia.

O câncer de mama e o Outubro Rosa

O câncer de mama é uma doença extremante curável, por isso o diagnóstico precoce e sua prevenção são muito importantes. A atividade física tem grande valor na prevenção e no tratamento de pessoas já diagnosticadas. Após o diagnóstico, a prática de esportes está ligada ao aumento da expectativa de vida e amenização dos sintomas relacionados ao tratamento, tais como fadiga, perda muscular e diminuição do risco do câncer retornar.

Neste outubro, não fique de fora! Faça seus exames preventivos e pratique regulamente algumas das atividades físicas que ajudam a prevenir o câncer

Contribuição especial da médica Ana Carolina Nobre de Mello para o Outubro Rosa.

Foto de destaque do artigo: Gympasser @vanessa.aud