Se repararmos a rotina de uma grande academia vamos constatar que ela possui mais de um horário de pico. Mas, afinal, será que existe um melhor horário para treinar?

Bom, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não há uma regra que valha para todos. O horário ideal para um, pode ser péssimo para outro. Isso ocorre porque cada organismo apresenta um desempenho melhor em determinado momento do dia.

Além disso, o recomendado é seguir uma rotina. Se você só pode malhar pela manhã, portanto, este é o período indicado para você. Ficou interessado pelo tema? Então, continue com a gente e confira as vantagens e desvantagens de cada horário do dia!

Conheça qual o melhor horário para treinar:

Conheça as vantagens de malhar de manhã

Sem dúvidas, há muitas vantagens em malhar de manhã. Uma delas é o fato das pessoas ficarem mais dispostas e bem-humoradas ao longo do dia. Isso acontece porque, ao se exercitar, o organismo libera serotonina e outras substâncias responsáveis pelo bem-estar. Como consequência, você tende a ficar mais energizado e feliz.

Além disso, alguns educadores físicos sugerem que malhar de manhã contribui para o ganho de massa muscular. A explicação é que, neste período, o organismo apresenta altos níveis de insulina e cortisol, o que favorece a inclusão de proteínas nos músculos.

Entretanto, é preciso ficar atento. Para realizar exercícios pela manhã, é necessário caprichar no alongamento, já que os músculos e articulações tendem a se enrijecer. Por isso, tenha em mente que você precisará acordar mais cedo para preparar o corpo.

Além disso, é preciso que o café da manhã seja completo, leve e consumido, preferencialmente, uma hora antes dos exercícios. Se você já acorda muito cedo para trabalhar, portanto, talvez os períodos posteriores sejam os mais adequados.

Qual o melhor horário para treinar? Entenda aqui!

Vantagens

  • favorece o ganho de massa muscular;
  • facilita a criação de uma rotina;
  • o corpo ganha mais energia e disposição ao longo do dia;
  • melhora a qualidade do sono.

Desvantagens

Entenda o que acontece com o corpo quando você malha à tarde

Apesar de ser um horário menos comum, a tarde possui inúmeras vantagens para quem gosta de malhar. É neste período em que o corpo une todos os fatores que contribuem para o crescimento muscular: descanso, alimentação, temperatura e síntese metabólica.

VEJA TAMBÉM  Fique por dentro das 9 maiores tendências fitness do momento

Isso ocorre porque no horário da tarde os níveis de insulina e cortisol ainda estão altos, fator que garante a força necessária durante os treinos. Além disso, no fim do dia — entre 17h e 18h — o nosso organismo alcança o auge da temperatura corporal, sendo um excelente período para quem deseja fazer atividades que foquem na perda de peso.

A principal desvantagem da tarde é o tempo. Como a maioria das pessoas trabalha, fica difícil ir para a academia neste período. Uma solução é utilizar o horário de almoço para se exercitar. Entretanto, é preciso que a alimentação seja leve para evitar mal-estar e refluxo gástrico durante as atividades.

Vantagens

  • temperatura mais alta no fim da tarde;
  • favorece a perda de peso e o ganho de massa magra;
  • equilíbrio máximo das funções físicas e mentais;
  • mais força durante os exercícios (maiores níveis de cortisol e testosterona).

Desvantagens

  • menos energia e disposição após o almoço (perto de 12h);
  • pouca disponibilidade para a maioria das pessoas.

Saiba quando é indicado malhar à noite

Ao contrário da tarde, o horário da noite é um dos preferidos das pessoas. Para alguns, este período favorece o relaxamento e o descanso do corpo, possibilitando uma noite de sono tranquila. Entretanto, para outros indivíduos a malhação pode causar insônia.

Se este é o seu caso, o ideal é malhar de duas a três horas antes de dormir. Além disso, é necessário fazer exercícios de alongamento e respiração para relaxar o corpo.

O recomendado, portanto, é conhecer o próprio organismo. Se as atividades noturnas estiverem atrapalhando o seu sono, tente malhar em outro horário. Em contrapartida, se os exercícios o ajudam a relaxar e desestressar, este pode ser um ótimo período!

Uma das principais vantagens de malhar à noite é o tempo. Normalmente, as pessoas têm mais condição de se dedicar às atividades físicas ao final do dia. Isso é muito positivo, pois é preciso consistência nos treinos para que os exercícios deem resultado.

VEJA TAMBÉM  7 exercícios para detonar o estresse

Além disso, a malhação noturna aumenta as horas livres pela manhã — o que, para muita gente, é motivo de comemoração. Assim, você não precisará se preocupar em trocar de roupa, tomar café, se exercitar, ir para o chuveiro e ainda chegar a tempo no trabalho.

Por outro lado, o período da noite é o menos recomendado quando o assunto é hipertrofia muscular, já que o corpo está se preparando para descansar. No entanto, tudo depende do seu organismo e da sua memória genética. Se você está acostumado a praticar atividades no horário noturno, dificilmente isso prejudicará o seu rendimento.

Vantagens

  • para muitas pessoas, o melhor horário para treinar é na parte da noite, melhora a qualidade do sono;
  • mais tempo livre para se dedicar aos exercícios;
  • depois de um dia estressante, a mente tende a relaxar com as atividades;
  • manhãs mais livres e calmas;
  • músculos e articulações mais flexíveis, o que diminui o risco de lesões.

Desvantagens

  • possibilidade de desencadear a insônia;
  • geralmente, as academias estão muito cheias neste período;
  • a partir das 21h, o corpo aumenta a produção de melatonina, preparando-se para dormir;
  • metabolismo desacelerado.

Como vocês viram, cada horário tem as suas vantagens e desvantagens. Além disso, os organismos reagem de formas diferentes. Assim, de nada adianta falar que de manhã, por exemplo, é o melhor período se você fica estressado com o fato de acordar cedo.

O melhor horário para treinar, portanto, é aquele que você se adapta melhor. O ideal é criar uma rotina de exercícios, seguindo dias e horários específicos. Dessa forma, as chances de você alcançar os resultados desejados (emagrecer, ganhar massa etc.) aumentam significativamente.

E aí, gostou do nosso artigo sobre o melhor horário para treinar? Então, siga-nos em nossas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro de outras dicas sobre exercícios, saúde, alimentação e bem-estar!

Com o Gympass, você faz spinning, crossfit, assessoria de corrida, natação, Muay Thai e diversas outras modalidades por uma única mensalidade. Quer saber mais? Clique aqui e escolha seu plano, ou consulte o RH de sua empresa, caso tenha o benefício do Gympass Corporate.