Bem-Estar Pessoal

Quem pode fazer spinning? Confira nosso guia sobre o assunto!

19 de out. de 2018
Última alteração 1 de jun. de 2023

Há um bom tempo, o spinning tem ganhado muitos adeptos nas academias no Brasil e em outros países. Isso não é à toa, pois ele é um dos exercícios aeróbicos com maior número de benefícios para o corpo. Por ser uma opção de menor impacto, é uma ótima alternativa para substituir a corrida e também para complementar o treino de musculação.

Afinal, quem pode fazer aula de spinning? Por ser uma atividade bastante intensa, muitas pessoas ficam com essa dúvida e acabam perdendo a chance de conhecer melhor esse tipo de exercício.

Pensando nisso, trouxemos as principais informações sobre o tema para esclarecer alguns detalhes. Confira!

O que é o spinning?

O spinning é uma modalidade oferecida em diversas academias. Em termos bem resumidos, ele simula um treino de ciclismo indoor — ou seja, as bicicletas são estáticas e o aluno consegue fazer todo o treinamento dentro de uma sala.

A técnica teve origem com o ciclista sul-africano Jonathan Goldberg, que ao final dos anos 80 criou em sua garagem uma bicicleta estacionária semelhante à que usava para os treinos depois de quase ter sido atropelado andando pela estrada de madrugada.

Assim, ele conseguiria reproduzir seu treino dentro de casa, escutando música em alto e bom som, o que acabou virando um programa para os seus amigos. Em pouco tempo, abriu sua primeira academia e passou a oferecer sua experiência em aulas de 40 minutos.

Portanto, o spinning pode ser entendido como uma atividade aeróbica que realmente tem como objetivo simular as dificuldades de uma pedalada ao ar livre, inclusive com subidas, descidas e alterações de carga e velocidade.

É uma atividade completa eideal para quem gosta de pedalar e ainda não tem tanta experiência com os circuitos externos. Também é uma excelente escolha para aqueles que não querem ficar dependentes das condições climáticas ou sujeitos aos perigos das ruas.

Como funciona uma aula?

As bicicletas ergométricas dos alunos costumam ser posicionadas para ficar de frente para o instrutor. Ele é o responsável pela intensidade do treino e por apresentar os exercícios que devem ser reproduzidos.

O guidom pode ser ajustado para diferenciar os movimentos, permitindo pegadas diferentes e que as pessoas pedalem tanto sentadas quanto em pé. Em alguns momentos, a carga é aumentada, o que vai exigir bastante força ao pedalar; em outros, é possível pedalar de forma bem acelerada.

A aulaconsiste em uma combinação de exercícios que variam as cargas, velocidades e posições, diversificando os estímulos e garantindo um treinamento ativo e exigente. Tudo isso acontece com um repertório musical que serve para motivar os alunos, deixar as aulas mais dinâmicas e ainda servir como referência da intensidade de cada situação.

Normalmente, uma aula dura em torno de 40 a 60 minutos e é preciso apenas vestir uma roupa adequada para a prática de atividades físicas. As pessoas mais experientes costumam investir em calçados apropriados e em capas de gel para que o assento da bicicleta fique mais confortável.

É recomendável ainda levar uma garrafa de água para manter a hidratação durante os intervalos e uma toalha de rosto para conter o suor e impedir que a mão fique deslizando no guidom.

Outro detalhe importante, sobretudo se você é iniciante, é que antes de começar a aula vale a pena pedir para o professor ajustar a bicicleta de acordo com as suas características para que possa pedalar com segurança. Assim, você se mantém longe das lesões — incrível, concorda?

Quais acessórios são utilizados?

Há uma série de aparelhos e acessórios que podem deixar sua experiência com o spinning mais agradável. Vale ressaltar que eles não são obrigatórios para a realização das aulas, mas auxiliam em vários aspectos.

O exemplo mais clássico disso é o frequencímetro. Bastante conhecido de quem pratica corrida ou ciclismo, ele ajuda a monitorar a frequência cardíaca — o que é ótimo para saber se você está pedalando na intensidade ideal para atingir seus objetivos.

Uma sapatilha especial, como aquelas usadas pelos ciclistas, também pode ser muito útil. Ela consiste em um solado duro, capaz de garantir a transferência da força da perna direto para o pedal. Assim, você não perde energia e melhora a sua performance. O vestuário, em geral, merece atenção, já que calças largas podem atrapalhar a movimentação. O indicado é utilizar peças mais apertadas, que dão maior sustentação ao corpo.

Como mencionado, o banco de gel ou uma bermuda acolchoada são bem-vindos por proporcionar mais conforto para a prática. A toalha para secar o suor também é uma boa pedida.

Quem pode fazer aula de spinning?

De maneira geral, não existem muitas contraindicações para quem deseja incluir o spinning no cotidiano. O principal pré-requisito é que a pessoa apresente boas condições de saúde, o que pode ser avaliado por um preparador físico ou, preferencialmente, por um médico.

É preciso, ainda, ter um cuidado especial com as articulações (especialmente com o joelho) e com a coluna. Portanto, vale procurar um profissional que entende do assunto para saber se há algum problema que impeça a sua prática. Geralmente, quem cuida desse tema são os especialistas em ortopedia.

Fazer aula de spinning com Gympass

Isso não significa que uma pessoa que tenha um problema no joelho, por exemplo, não pode fazer spinning. Muitas vezes, ela talvez sinta dores no início, mas o próprio fortalecimento muscular decorrente do exercício é capaz de amenizar e melhorar a situação.

Contudo, é sempre bom contar com a orientação de um profissional da saúde e com a supervisão do professor para que o excesso de cargas não seja perigoso e prejudicial.

Enfim, se não houver nenhum tipo de restrição, o spinning é recomendado para homens e mulheres que querem manter o corpo em movimento e usufruir dos seus benefícios para a saúde.

Apesar de ser um exercício intenso, quem começou a praticá-lo não deve desconsiderá-lo por ainda não apresentar uma capacidade física. O começo pode ser difícil, mas o condicionamento vai melhorando com o tempo e é perfeitamente possível acompanhar as aulas. Basta persistir e você chegará aonde deseja!

Quais benefícios ele é capaz de proporcionar?

Por fim, é interessante saber quais vantagens o spinning oferece para quem investe nesse tipo de atividade. Afinal de contas, não dá para negar que a prática não envolve apenas o prazer como também a busca pelos benefícios para a saúde, certo?

Dessa forma, veja a seguir as principais melhorias que podem ser alcançadas quando se pratica o spinning de maneira saudável e regular.

Queima gordura e calorias

Em uma hora é possível queimar aproximadamente 600 calorias (dependendo da intensidade do treino), o que enquadra o spinning em uma das atividades que mais promove a queima calórica.

Consequentemente, a pessoa consegue queimar a gordura estocada, perder peso e manter a boa forma física — sem contar que afasta o risco da obesidade e dos seus prejuízos. Lembrando que para potencializar os resultados, é importante manter uma boa alimentação!

Tonifica os músculos

O trabalho realizado nas aulas permite fortalecer os músculos principalmente de regiões como abdômen, glúteos e pernas. Somado à queima da camada de gordura, a estrutura muscular fica mais definida e aparente.

Em muitas ocasiões, ao longo dos treinos de spinning, é feita uma simulação de uma pedalada em um terreno inclinado. Nesses casos, os músculos inferiores trabalham de modo mais intenso em relação à força e à potência. Em médio e longo prazo, essa recorrência contribui para que as pernas e as coxas ganhem uma aparência mais evidente, isto é, é possível notar a definição dos músculos presentes nessas regiões.

Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória

Ter uma boa resistência física é um benefício não apenas para praticar esportes, mas também para a realização das atividades do dia a dia. As pessoas sedentárias tendem a apresentar um rendimento mais baixo em suas rotinas, sentindo dificuldade em tarefas simples, como subir escadas ou caminhar alguns metros.

Isso significa que a sua capacidade cardíaca, vascular e respiratória pode não estar muito bem, o que faz com que elas se sintam cansadas, ofegantes e indispostas com frequência.

Portanto, nada melhor do que exercitar-se para ganhar maior condicionamento e diminuir as chances de sofrer com problemas cardiovasculares, como a hipertensão e o infarto.

Alivia o estresse cotidiano

Manter uma rotina de exercícios trabalha não só a saúde física, mas também a mental, aprimorando a sua qualidade de vida como um todo. Ao estimular a produção de hormônios que proporcionam maior sensação de bem-estar, é possível aliviar a ansiedade, a tensão e o estresse  acumulados.

Além disso, a música e o ambiente das aulas garantem um momento de descontração na rotina, servindo, inclusive, para conhecer outras pessoas, socializar e ter uma hora do dia dedicada a cuidar de si mesmo — o que muitas vezes acaba passando despercebido.

Enfim,a aula de spinning é indicada para um grande grupo de pessoas. Entre suas vantagens, afora os ganhos físicos, vale destacar que ela não depende de condições climáticas, porque é praticada em ambientes fechados. Além disso, por oferecer nenhum impacto, ela tem baixo um risco de lesão, tornando-se convidativa até para quem está em recuperação  muscular.

E aí, gostou de saber mais sobre esse tipo de exercício? Então, aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais e marque seus amigos e familiares.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.