Não é segredo que o consumo em excesso do açúcar pode colocar a saúde em risco, pois aumenta os níveis de diabetes, prejudica o metabolismo e altera os níveis de saciedade, nos fazendo consumir mais calorias do que necessário. Além desses problemas, ingerir o produto sem moderação contribui para o ganho de peso, jogando por água abaixo a busca pelo corpo ideal. Para evitar tais consequências, o indicado é substituir o açúcar por alternativas mais saudáveis.

Mas como encontrar os melhores substitutos para o açúcar? Não se preocupe! Neste artigo vamos listar 8 produtos que podem deixar sua alimentação mais saudável, sem perder totalmente o sabor adocicado e ainda ajudar no processo de emagrecimento.

Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta

Substituir o açúcar por mel de abelha

1. Mel de abelha

O mel que é produzido pelas abelhas é um adoçante natural que substitui o açúcar. Ele é rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, e apresenta um grande potencial antioxidante. Esse produto também pode melhorar na digestão e ainda manter a flora intestinal, garantindo o bom funcionamento do sistema digestivo como um todo.

Apesar de haver uma grande confusão e falta de consenso em relação ao mel, ele tem médio índice glicêmico e aproximadamente 46 calorias por colher. Isso significa que, em pequenas doses, ele não estimula a produção de gordura, como acontece com o açúcar.

Outra vantagem do mel de abelha é que, como o corpo tende a processá-lo melhor, ele está ligado a um menor nível de produção de grelina (hormônio que regula a fome), quando comparado à sacarose, o que é vantajoso, visto que precisamos ingerir menos alimentos.

Apesar de o mel ser composto por açúcares simples, ele também contém carboidratos complexos, que têm a digestão mais lenta, dependendo da origem das flores que as abelhas usam para fabricação. No entanto, esse produto não é recomendado para crianças menores de 3 anos.

2. Stevia

A Stevia também é um adoçante de origem natural e é obtida a partir de uma planta original do Brasil chamada Stevia Rebaudiana Bertoni. Atualmente, ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou, até mesmo, em supermercados em forma de gotas ou em pó.

VEJA TAMBÉM  12 dicas para emagrecer com saúde!

Com uma capacidade de adoçar que supera 300 vezes o açúcar, esse adoçante tem como uma de suas principais vantagens o fato de não ter calorias.

A Stevia é bastante versátil, já que se adapta bem em alimentos quentes e frios, pois ela se mantém estável em altas temperaturas. Essas características fazem dela uma ótima opção para substituir o açúcar em bolos, biscoitos ou tortas que necessitam de calor durante o preparo.

Também pode ser encontrada com diferentes sabores, como chocolate e baunilha, e na versão orgânica. Apesar de não haver açúcar em sua composição, é preciso consumir o adoçante com moderação, já que, em excesso, é capaz de causar diarreia ou outras contraindicações.

3. Açúcar de coco

Outra opção interessante é o açúcar produzido a partir do coco. Ele tem baixo índice glicêmico e seu uso evita que haja um grande aumento da glicemia na corrente sanguínea, impedindo que o corpo estimule a produção de gordura e ajudando no controle do peso.

O açúcar de coco contém grande quantidade de nutrientes, como potássio, zinco, ferro e cálcio. Ele tem aproximadamente 20 calorias por colher de chá e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Entretanto, vale destacar que, por conter um elevado teor de frutose, deve ser usado com moderação, pois, em excesso, contribui para o acúmulo de gordura no fígado e o ganho de peso.

4. Xilitol

O xilitol é produzido a partir do álcool obtido de frutas, vegetais, cogumelos e, até mesmo, algas marinhas. Tem o índice glicêmico baixo e o potencial para adoçar semelhante ao açúcar tradicional.

Contém cerca de 2,4 calorias por grama e ainda tem como uma de suas grandes vantagens não prejudicar a saúde dos dentes, evitando o desenvolvimento de cáries. Também é seguro para pessoas que têm diabetes e pode ser usado como substituto no dia a dia e em receitas na mesma proporção do açúcar branco.

Além disso, o xilitol atua na melhora do metabolismo de lipídios e de lesões nos rins, previne infecções e a osteoporose.

5. Melado de cana

Substituir o açúcar por melado da cana

O melado de cana é um xarope produzido a partir do caldo de cana, antes que ele se torne rapadura. Tem a cor escura, um alto potencial adoçante e contém diversos minerais e nutrientes.

VEJA TAMBÉM  Saiba o que comer antes e depois do treino para melhorar seus resultados

No entanto, vale destacar que ele deve ser consumido com certa moderação já que, ainda que não seja refinado, é feito do mesmo material do açúcar branco e apresenta grande quantidade de calorias, devendo ser evitado por pessoas que têm problemas renais e diabetes.

6. Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é obtido da cana-de-açúcar, entretanto, trata-se de um estágio anterior do açúcar branco, uma vez que não passa pelo processo de refinamento. Isso faz com que ele mantenha nutrientes e sais minerais em sua composição.

Apesar de mais saudável do ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo ainda tem o mesmo teor calórico que a versão refinada e, por isso, o recomendado é que seu consumo seja moderado e que seja evitado em casos de diabetes.

7. Eritritol

Com a mesma origem do xilitol, esse adoçante tem 70% da capacidade de adoçar da sucralose e apenas 0,2 calorias por grama. Por praticamente não ter calorias, é bastante indicado na hora de substituir o açúcar nas dietas, principalmente para pessoas com diabetes ou que desejam emagrecer. Também tem como vantagem não provocar cáries.

O eritritol pode ser comprado em forma de pó em lojas especializadas em produtos naturais ou suplementos.

8. Maple syrup

Também chamado de ácer ou xarope de bordo, o maple syrup é produzido a partir de uma árvore de origem canadense e oferece benefícios aos usuários graças ao seu alto potencial antioxidante e aos diversos nutrientes. É bastante indicado em preparações que vão ao fogo, mas, por ter alto valor calórico, deve ser consumido em pequenas porções.

E aí, você já conhecia algum desses produtos? Substituir o açúcar por opções saudáveis é um grande passo na busca por mais qualidade de vida, além de facilitar no processo de emagrecimento. Lembre-se de que para obter resultados é preciso aliar uma alimentação balanceada com a prática regular de atividades físicas.

Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro de outras dicas, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram!