A terapia holística é uma abordagem terapêutica que tem sido cada vez mais procurada, pois a compreensão sobre a nossa saúde mudou!

Hoje entendemos que além da saúde física, a saúde mental e emocional também são muito importantes. E que todas as áreas da nossa vida estão conectadas, portanto, quando uma não está em equilíbrio, pode afetar a outra.

Os números crescentes de casos de ansiedade e depressão em nossa sociedade, nos apontam sobre a importância de falar sobre esse tema, que muitas vezes ainda é um tabu!

Por isso, neste artigo você vai entender mais sobre o que é terapia holística, quais seus benefícios. Também vamos falar sobre como funcionam alguns dos principais tipos de terapias holísticas online.

Gratidão por estar aqui 🙂 Este artigo é uma parceria com o Guia da Alma, plataforma de terapias holísticas disponível nos benefícios Gympass Wellness!

Gympass Brasil

O que é terapia holística?

Primeiro vamos entender a palavra “holística”, que tem origem do termo grego “holos” e significa “todo” ou “inteiro”.

Esta palavra é usada não apenas na área das terapias, para descrever uma visão ampla e completa sobre algo. É quando passamos a compreender fenômenos na sua totalidade.

Na área empresarial, por exemplo, ter uma visão holística, é conseguir enxergar a empresa com todos seus elementos, atividades, estratégias e pessoas. Todas as partes igualmente importantes e trabalhando em conjunto para formar uma grande corporação. O oposto disso seria visualizar a empresa como partes e blocos separados.

A natureza é um grande organismo que vive de maneira holística: todas suas partes são importantes e trabalham em conjunto para estar em equilíbrio.

O que é terapia holística?

Imagem: @dianasimumpande

Nós também funcionamos assim. Nossa saúde é um resultado da soma dos aspectos físicos, mentais, emocionais, ambientais, sociais, espirituais e energéticos.

E para nossa saúde estar em harmonia, é preciso cuidar dela como um todo: é aqui que entra a abordagem da terapia holística, que nos compreende de forma integral e não separadamente.

Nossa saúde e realidade é composta por um conjunto de memórias, emoções, crenças e pensamentos, que podem nos ajudar ou limitar.

A terapia holística busca compreender não apenas como está sua saúde hoje para tratar os sintomas, mas sim cuidar dela desde sua raiz de maneira preventiva, considerando o que você vivenciou até aqui: seu histórico, traumas, conquistas, visões de mundo… todos esses elementos são importantes para cuidar do seu ser de maneira completa.

Dois exemplos simples para deixar mais palpável essa explicação:

  • Para muitas pessoas o estresse excessivo causa fadiga e dores de cabeça. É um exemplo de como mente e físico estão conectados. Então não basta apenas cuidar da dor, mas ter práticas para desestressar. Ter orientações sobre como ter uma rotina mais saudável, sem prejudicar sua saúde.
  • Muitas pessoas que tem ansiedade sobre o futuro, tem relacionado a isso uma grande insegurança que pode ter sido gerada por derrotas, frustrações, traumas ou mesmo frases ouvidas na infância que moldaram sua personalidade, como por exemplo: “você nunca faz nada direito”, “você só me causa decepções”. Essas crenças precisam ser ressignificadas, junto a orientações e suporte emocional.

Elementos da Terapia Holística

Para nos conduzir ao bem-estar e saúde, as Terapias Holísticas trabalham com alguns elementos fundamentais!

Um deles é o autoconhecimento, ou seja, um olhar para nosso interior, uma investigação sobre nós mesmos.

É através do autoconhecimento que podemos entender melhor como nossa personalidade foi construída, quais são os traumas que estão registrados em nosso subconsciente (e corpo) e precisam de atenção, quais são nossas virtudes.

O autoconhecimento sempre vem acompanhado de muitas descobertas, pois hoje muitos de nós estamos voltados apenas para os estímulos exteriores: os outros, a sociedade, as novidades. É preciso ter um equilíbrio entre estes dois mundos.

Por isso, o autoconhecimento é uma reconexão com seu interior, com você. É através do autoconhecimento que podemos trabalhar a saúde mental e emocional, pois passamos a compreender nossas emoções e pensamentos, quais são os sinais que o seu corpo está transmitindo, o que traz bem-estar para sua vida.

A terapia holística também trabalha com a espiritualidade, que neste caso não tem ligação com a religião. A espiritualidade pode ser descrita com a visão que você tem sobre o mundo que traz sentido para sua existência. A parte intangível da vida, que nos impulsiona a ter alegria em viver.

Algumas terapias holísticas também abordam o tema do propósito, que é sobre reconhecer quais os seus papéis nas diferentes áreas da sua vida e como vivenciar isso de maneira equilibrada. Todos nós temos propósitos em nossa família, trabalho, grupo de amigos e com nós mesmos. Você já parou para pensar sobre tudo isso? 🙂

Elementos da Terapia Holística

Imagem: @andreapiacquadio_

Benefícios da Terapia Holística

A Terapia Holística considera que cada indivíduo é único, portanto cada pessoa percebe sua melhora e resultados de forma diferente.

Também existem diversos tipos de Terapias Holísticas e cada uma tem focos específicos, como veremos a seguir. Mas podemos citar como os principais benefícios:

  • Entender, acolher e ressignificar nossas emoções e saúde emocional;
  • Cuidar da saúde mental e prevenir questões de ansiedade, fobias, insônia, etc;
  • Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
  • Melhorar relacionamento pessoal e interpessoal;
  • Ressignificar pensamentos e crenças limitantes;
  • Melhorar sintomas relacionados a tristeza, desmotivação, entre outros;

Lembrando que a terapia holística é vista como complementar e integrativa, e não realiza curas milagrosas. Também não substitui qualquer orientação médica, elas devem caminhar em conjunto trazendo mais bem-estar para você! Procure sempre por profissionais éticos e habilitados.

Tipos de Terapias Holísticas Online

Atualmente existem diversas técnicas e tipos de Terapias Holísticas!

Vamos listar aqui alguns dos principais tipos que podem ser feitos online, para você conhecer melhor como funciona, seus benefícios e como é realizada a sessão!

Lembrando que se você é usuário Gympass, estas terapias estão disponíveis no seu plano! Basta acessar seu login e na área de parceiros, procurar por Guia da Alma.

1. Terapia Thetahealing: como funciona?

O Thetahealing é uma terapia holística utilizada no mundo todo. Ela utiliza várias técnicas, mas a principal delas é a ressignificação de nossas crenças.

Mas o que são crenças? É tudo aquilo que tomamos como verdades para nossa vida. Essas crenças podem nos fortalecer ou limitar.

Se, por exemplo, eu acredito que “sou uma pessoa próspera e feliz” crio situações mais favoráveis de vivenciar isso no meu dia a dia.

Mas se eu acredito que “sou infeliz e ninguém gosta de mim”, tomo isso como realidade, trazendo insatisfação e infelicidade em minha vida.

Muitas frases que ouvimos durante nossa vida (seja na infância, na família, ou no trabalho), tem influência sobre o que somos e acreditamos ser.

Se vivenciamos situações dolorosas ou ouvimos repetidamente “você é feia”, “você não presta”, “você não é capaz”, “não se pode confiar em ninguém”, “amor traz sofrimento”, isso cria feridas profundas.

Para nos proteger, escondemos e esquecemos essas situações em nosso subconsciente, sem saber o quanto elas continuam rodando dentro de nós.

É aqui que entra o Thetahealing como terapia holística, investigando o que você vivenciou, ressignificando isso e trazendo novas perspectivas com crenças fortalecedoras.

A sessão de Thetahealing

Você pode levar até a sessão praticamente qualquer tema que você sinta que esteja bloqueando em sua vida ou precisando de atenção: relacionamentos, vida profissional, autoestima, autoconfiança, fobias, ansiedade, prosperidade, saúde.

A sessão de Thetahealing online é realizada por videochamada junto a um(a) terapeuta certificado(a) na técnica.

A consulta é iniciada por uma conversa e em seguida o(a) Terapeuta conduzirá você em uma Meditação para entrar no estado mental Theta. Você fica acordado(a) e totalmente consciente, mas sentindo-se com mais tranquilidade para acessar o subconsciente e trabalhar as questões necessárias, em uma conversa.

O número de sessões recomendadas varia conforme as questões que você deseja trabalhar. Se você é usuário Gympass pode agendar mensalmente até 4 sessões. Basta acessar seu login e na área de parceiros, procurar por Guia da Alma.

Gympass Brasil

2. Terapia Reiki: como funciona?

O Reiki é uma técnica de reequilíbrio energético, que traz bem-estar e relaxamento para nosso corpo e mente.

Como assim energético? Vamos entender com exemplos práticos:

Você já esteve perto de pessoas e ambientes das quais preferiu se afastar pois sentia algo “ruim” vindo delas? Ou então já vivenciou um dia onde parecia que carregava o mundo em suas costas, com muito cansaço e desânimo?

Isso não é invenção da sua cabeça. Todas emoções, palavras, pensamentos, ambientes e pessoas tem uma carga energética.

Se você já passou por uma situação desafiadora, seja emocional ou profissional, que exigiu bastante da sua capacidade e responsabilidade, provavelmente já sentiu a sensação de sobrecarga! Ou quando passou por uma situação triste e de importância, um desânimo que parecia te puxar para baixo e diminuir.

Ao contrário, quando você se sentiu alegre, a energia parece contagiar e expandir!

O Reiki trabalha no equilíbrio dos nossos centros energéticos, compreendendo que muitas vezes acumulamos energias que geram desequilíbrio para nossa saúde mental, emocional e corporal.

No Brasil o Reiki é reconhecido pelo Ministério da Saúde como uma prática integrativa e complementar de saúde, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também já é amplamente utilizada em clínicas e hospitais particulares.

A sessão de Reiki

Ela é indicada principalmente para pessoas que precisam de relaxamento. Ideal para insônia, estresse, ansiedade, tristeza, pessoas com rotinas agitadas e mal-estar físico.

Diferente do Thetahealing, o Reiki é uma terapia onde você não tem a necessidade da falar.

O(a) Terapeuta combina dia e horário para fazer a sessão de Reiki à distância ou por videochamada, e também passa relatório e indicações de como manter a energia equilibrada após a sessão (podendo variar conforme método de trabalho de cada profissional, que precisa ser certificado).

O número de sessões recomendadas varia conforme o seu nível de desequilíbrio e rotina. Se você é usuário Gympass pode agendar mensalmente até 4 sessões. Basta acessar seu login e na área de parceiros, procurar por Guia da Alma.

Sessão de terapia holística com meditação

Imagem: @cookie-studio

3. Meditação

A Meditação por si só não é considerada uma terapia (apesar de ser terapêutica), e sim uma ferramenta.

Mas muitos Terapeutas utilizam ela como parte da Terapia, e também como sugestão de prática para pessoas que buscam se autoconhecer e trabalhar questões como a ansiedade.

A Meditação é uma prática milenar, com muitos benefícios para a saúde reconhecidos pela ciência.

Existem diversos tipos de Meditação. Algumas são associadas junto ao processo terapêutico para facilitar o acesso ao subconsciente, como vimos no Thetahealing, e também em práticas como o Ho’oponopono, EFT e Hipnose.

Outras práticas de Meditação, como o Mindfulness, estão focadas na atenção plena e no aprendizado de conexão com o momento presente. Esse tipo de Meditação não quer “esvaziar sua mente”, mas sim compreender o que está se passando dentro de você para desapegar de tudo aquilo que não é necessário e sobrecarrega sua mente

A sessão de Meditação

É ideal para pessoas que buscam autoconhecimento, melhorar concentração, expandir criatividade, diminuir ansiedade e ter conexão consigo.

A aula ou sessão online de Meditação é realizada por videochamada.

Não é necessário saber meditar para fazer sessões de terapia ou aulas de Meditação. O terapeuta ou instrutor te guiará neste processo.

No início pode parecer desafiador, mas com a prática os resultados são satisfatório. O ideal é ter um ritmo constante.

Se você é usuário Gympass pode agendar mensalmente até 4 sessões. Basta acessar seu login e na área de parceiros, procurar por Guia da Alma.

Como eu sei que preciso de Terapia Holística?

Durante o artigo, falamos sobre como funcionam as Terapias Holísticas e a cada exemplo mostramos em que situações é recomendado você recorrer a elas!

Você se identificou com alguma? Já fez alguma dessas Terapias? Compartilha nos comentários com a gente 🙂

A dica final que queremos compartilhar é que, independente de qual seja seu momento de vida ou desafio hoje, a terapia é sempre bem-vinda, pois ajuda a deixar o processo mais leve!

Todo mundo precisa de terapia. E precisamos desconstruir o tabu de que “terapia não é para mim, é para loucos” ou deve ser feita quando chegamos a um limite ou crise. Ou então que meditação é só para pessoas zens e monges.

Fazer Terapia é uma porta que você abre para trazer mais autoconhecimento e equilíbrio para sua vida, com ajuda de um profissional especializado que te orientará nesta jornada.

Abra-se para o novo em sua vida 🙂 Estamos te esperando!

Se você é usuário Gympass pode agendar até 4 sessões por mês de Terapia Holística no Guia da Alma.

Basta acessar a área do Gympass Wellness em sua conta Gympass e procurar por Guia da Alma.

Gympass Brasil

Imagem destaque: @freepik