Terapia online: tudo que você precisa saber

Confira mais detalhes e benefícios sobre a terapia online, entenda como funciona e veja como cuidar de sua saúde emocional sem precisar sair de casa

Terapia online: tudo que você precisa saber

Com maior interesse das pessoas de se fazer sessões de casa, muitos têm se perguntado como fazer terapia online. A terapia virtual chegou ao Brasil em 2018 depois de ser regulamentada em diversos países, como Canadá, Austrália e Reino Unido.

Desde então, o Conselho Federal de Psicologia autorizou que psicólogos realizem sessões de psicoterapia online, o que passou a nos permitir cuidar da saúde emocional mesmo de casa ou através de empresas.

O Zenklub, uma das plataformas parceiras do Gympass e que tem hoje mais de 450 profissionais ativos, nos ajudou a separar as perguntas mais frequentes sobre terapia online. Vem ver com a gente:

Por que fazer terapia é importante?

São muitos os benefícios da terapia. Como um importante recurso no cuidado com a saúde emocional, nos ajuda a descobrir quem somos; a tomar consciência de nossos pensamentos, emoções e comportamentos; a compreender a forma de funcionamento geral (físico e mental); e, sobretudo, nos auxilia no caminho do autoconhecimento, fundamental para nos posicionarmos melhor diante das adversidades da vida – e para melhorar os relacionamentos com nós mesmos e com os outros.

Esse estado de autoconhecimento é o que te permite tomar decisões para a sua vida que estejam muito mais de acordo com quem você realmente é em todos os âmbitos da vida, como construir uma carreira com a maturidade necessária para guiar-se pelos caminhos que mais fazem sentido para você. As abordagens do tratamento são feitas a partir de conversas e técnicas que irão identificar a motivação dos comportamentos, atitudes disfuncionais ou de adoecimento mental.

Quem precisa de terapia?

Terapia é para todo mundo e, felizmente, o tabu atrelado está ficando para trás. Mesmo quem não tem muitas queixas pode se beneficiar ao ganhar autoconhecimento por meio das sessões. De qualquer maneira, pontuamos os principais motivos de alguém que precisa do apoio de um especialista:

  • Você passou por um trauma e não consegue parar de pensar no assunto;
  • Você possui dores de cabeça muito fortes e recorrentes, sem explicação;
  • Você possui dificuldade de manter atenção ou foco;
  • Você está muito estressado ou anda muito estressado no seu dia a dia;
  • Seus relacionamentos estão desgastados;
  • Você se sente desconectado do resto do mundo;
  • Você não vê propósito em questões chave da vida.

Em geral, a terapia é uma forma de expressão que nos dá a chance de identificar áreas problemáticas e preocupações.

Como é fazer terapia online?

A terapia online dispõe de um ambiente completamente seguro, de onde você quiser e estiver, para conversar com um especialista. A facilidade e praticidade das sessões online se tornaram uma parte importante da rotina, principalmente agora.

A terapia online, assim como a presencial, te permite criar ferramentas de compreensão, aceitação pelos momentos difíceis e coragem para empoderar-se de você mesmo, por meio do autoconhecimento conquistado nas sessões.

Nela, você se abre a descobertas, inspiração e orientação. E esse é o primeiro passo rumo à prosperidade, que nos leva ao significado de cuidar de nossa saúde emocional: começamos a ouvir soluções. Soluções para problemas difíceis que antes não víamos podem emergir com mais facilidade com a ajuda da terapia.

O psicólogo Murilo Togni reforça alguns pontos de atenção para você ter sessões bem construtivas:

“A terapia é marcada por detalhes. Ao escolher uma terapia online, opte por fazê-la através de áudio e vídeo. Entonação de voz e os movimentos faciais são ferramentas importantes que auxiliam os profissionais a detectarem a verdadeira causa da sua ‘dor’. Você pode preferir o chat, mas tenha consciência de que perderá parte do seu tempo digitando e as palavras não carregarão a devida emoção para que possamos ajudá-lo.”

Como a terapia online pode ajudar?

O acompanhamento psicológico pode ser muito mais do que um tratamento isolado. Em vez disso, ao se comprometer consigo mesmo através das sessões semanais, é possível experimentar um novo nível de autoconhecimento.

Aproveitando-se, então, das facilidades da terapia online (por exemplo: você faz do conforto da sua casa), você consegue incluir esse acompanhamento com mais facilidade na sua rotina.

Conseguir se engajar com encontros semanais pode ser mais fácil, especialmente para quem tem pouco tempo ou mora longe de bons profissionais.

Qual terapia online fazer?

Você pode encontrar diferentes tipos de abordagem terapêutica online. O ideal é entender mais a fundo o que cada uma delas significa e qual será a mais apropriada para seu momento de vida e jeito de ser. Separamos os quatro segmentos mais conhecidos:

Psicanálise:

A famosa terapia desenvolvida por Freud traz, a partir do estímulo da fala e da conexão com o subconsciente, as respostas e insights para a compreensão e construção de melhorias.

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental:

Foca em modificar pensamentos negativos e destrutivos que não ajudam na evolução, compreensão e entendimento das emoções e atitudes do paciente.

Terapia Behaviorista:

Existem vários braços que derivam da psicologia behaviorista – ou comportamental. Para os profissionais desta linha, o comportamento humano é produto de uma série de fatores e, portanto, nada que fazemos é por acaso. O meio tem influência grande na maneira como agimos.

Mindfulness (Atenção Plena):

O Mindfulness, ou Psicologia da Atenção Plena, é uma forma de disciplinar a mente que tem como objetivo aumentar o foco, te colocar no presente e relaxar.

Além dessas existem muitas outras vertentes. Por isso é importante ler sobre todos os tipos de abordagem com profundidade, e você pode fazer isso aqui.

Como fazer uma boa sessão de terapia online?

Cuidados que garantem uma boa consulta:

  • Pesquise muito bem o melhor especialista para você;
  • Use, se possível, computador ou celular pessoal;
  • No dia e horário marcados, procure um ambiente privado e tranquilo para evitar ser interrompido durante a sessão;
  • Garanta um bom wi-fi para não ter problemas de conexão.

A psicóloga Beatriz Zanetti também reforça:

É essencial estar em um local no qual não será interrompido. Observe a rotina das pessoas da sua casa para decidir qual o horário e local podem ser os mais adequados. Além disso, se possível, faça um combinado com os outros moradores da sua casa para que esse seja um horário em que você não será interrompido e terá privacidade. Caso tenha filhos pequenos, idealmente, haveria um outro responsável por eles durante o momento da sua sessão. Caso isso não seja possível, converse com o psicólogo sobre esse fator.

Ela conclui:Sente para o início da sessão com 05 minutos de antecedência. Tire esses minutinhos antes da sessão para “chegar” na sua terapia. Busque esvaziar sua mente e estar presente por inteiro. Algumas respirações profundas e calmas podem te ajudar com isso.

E o psicólogo Igor Carvalho destaca: Esteja sempre com fone de ouvido e procure um ambiente com o mínimo de estímulos, para que a atenção psíquica possa estar voltada para o trabalho a ser realizado em terapia.

Conheça mais sobre terapia online com o Zenklub

O Zenklub é uma plataforma que disponibiliza consultas online com especialistas em saúde emocional, além de oferecer conteúdos exclusivos que te ajudam a iniciar sua jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

O Gympass é um benefício corporativo que oferece diferentes planos para você fazer até 4 sessões mensais de terapia utilizando o Zenklub, assim como explorar diversos outros benefícios de saúde e bem-estar oferecidos aos usuários.

Válido para a primeira compra. Se sua empresa ainda não oferece Gympass, clique aqui.

Sua empresa ainda não oferece o Gympass?

Com o Gympass você vai poder fazer consultas de terapia online, além de ter sessões virtuais com personal trainer, acessar mais de 50 mil academias e estúdios, fazer aulas ao vivo e acessar diversos apps de saúde e bem-estar com uma única mensalidade.