Bem-Estar Pessoal

Termogênicos: entenda quais alimentos são seus aliados!

29 de jan. de 2020
Última alteração 1 de jun. de 2023

Você já ouviu falar que determinado alimento é “termogênico”? Conceito cada vez mais popular no mundo fitness, ele pode dizer muito sobre as propriedades nutricionais e a funcionalidade de uma refeição em nosso dia a dia.

Levando a importância do tema em consideração, preparamos este artigo. Ao longo do texto, você vai entender o que são os termogênicos, as vantagens que eles trazem para o corpo e qual é a melhor maneira de inseri-los em sua rotina. Boa leitura!

O que são termogênicos?

Alimentos ou suplementos termogênicos têm como principal propriedade a função de acelerar o metabolismo. Por conta dessa aceleração, perdemos um número maior de calorias durante a lipólise — processo no qual ocorre a quebra de gordura para obter energia.

Alguns deles agem sobre o sistema nervoso central, impedindo ou adiando a liberação de leptina no sangue. Esse hormônio interage com nossos receptores, promovendo a sensação de saciedade e diminuindo aquela fome fora de hora.

Resumidamente, eles atuam como “queimadores de gordura” e inibidores de apetite. Não por acaso, são procurados por pessoas que desejam emagrecer e perder gordura localizada — efeitos que são potencializados pela prática regular de exercícios físicos e hábitos alimentares balanceados.

Eles estimulam o sistema nervoso de modo sistêmico. Ou seja, é como se o organismo se mantivesse “ligado” e em estado de alerta por mais tempo. Consequentemente, a queima de calorias ao longo do dia é facilitada, já que há uma demanda maior de energia para que essa condição persista. A temperatura corporal também se eleva, assim como os batimentos cardíacos.

A nutricionista funcional Luciana Harfenist, em entrevista ao portal Minha Vida, esclarece o funcionamento deles. “A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso (…) que pode ajudar no controle de emagrecimento e obesidade”, aponta a especialista.

Quais são as vantagens proporcionadas por esses alimentos?

Antes de tudo, é importante ressaltar que não há uma solução milagrosa para emagrecer com saúde. Para que os termogênicos proporcionem vantagens efetivas, é fundamental combiná-los a uma dieta bem-pensada e à prática frequente de exercícios físicos.

Não deixe de também procurar o apoio de um profissional de nutrição. Apenas um especialista pode indicar cardápios precisos, capazes de atender às suas necessidades energéticas e nutricionais diárias.

Ajuda no emagrecimento

A termogênese é um processo que acontece mesmo quando estamos em repouso. Ela também é estimulada por outras atividades, como um simples movimento ou o ato de se alimentar.

Recorrer aos termogênicos como medida para perder peso é algo que deve ser feito com bastante consciência. Afinal, existem alimentos que, durante o processo de digestão, levam a maior queima de calorias. Por outro lado, há aqueles que conferem maior resistência ao longo do treino, possibilitando uma queima calórica mais intensa.

Nenhuma pesquisa sobre alimentos ou suplementações que aceleram o metabolismo concluiu que era possível alcançar o emagrecimento sem atividades físicas regulares. Portanto, é imprescindível praticar algum esporte ou exercício para aproveitar essa vantagem.

Melhora o foco

O estresse e as distrações cotidianas podem atrapalhar a nossa concentração facilmente, não é mesmo? Em compensação, alimentos com boas quantidades de cafeína — que tem ação termogênica — ajudam a manter o foco.

Esse composto químico tem um conhecido efeito estimulante, que auxilia a nossa mente a se concentrar em algo específico. Por consequência, a capacidade de aprendizado nos estudos e a produtividade no trabalho tendem a melhorar com a ingestão dessa substância.

Elimina toxinas

Como elevam a temperatura corporal e a produção de suor, eles propiciam a remoção de toxinas por meio da transpiração, deixando o organismo mais “limpo”.

Enfim, cada alimento termogênico pode estar ligado a um benefício específico, dependendo de sua composição. Em geral, essas são as principais vantagens que eles proporcionam. Mais adiante você vai ver como eles impactam positivamente os treinos.

Como os termogênicos influenciam no treino?

Aqueles que desejam perder alguns quilinhos ou até mesmo ganhar massa magra encontram nos termogênicos poderosos aliados. A falta de tempo, a preguiça e até mesmo o inverno são desculpas clássicas para não ir à academia. Contudo, todas elas se associam à falta de disposição, problema que pode ser ajustado com a inserção consciente de termogênicos na dieta.

Os alimentos ricos em cafeína, por exemplo, podem aumentar a sua resistência e fazer com que você aguente treinar por mais tempo e com maior intensidade. Não se esqueça, porém, de contar com a supervisão de um profissional para não exagerar na dose.

Com um desempenho melhor e mais vontade de treinar, é bem provável que seus exercícios levem você aos resultados esperados em menos tempo.

Como deve ser uma alimentação com termogênico?

A alimentação com termogênicos pressupõe uma boa quantidade de cautela. Evite misturar suplementos com ingredientes que aceleram o metabolismo naturalmente. O consumo também pode ser contraindicado caso você sofra de problemas cardiovasculares ou de insônia. Sendo assim, lembre-se de conversar com o seu médico antes de iniciar alguma prática física e/ou dieta.

Confira abaixo algumas recomendações de alimentos que podem fazer com que seu metabolismo deixe o cansaço de lado.

Café

Consuma entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia. Evite beber o líquido até 6 horas antes de se deitar e, se possível, não utilize açúcar ou adoçante.

Pimenta

Dê preferência às pimentas naturais, de coloração avermelhada e sem tanta ardência. Coma o fruto em pequenas porções, como tempero em suas refeições principais, no máximo duas vezes por dia.

Gengibre

Pode parecer loucura, mas o gengibre combina bem com muitos pratos comuns do dia a dia, como o arroz integral. Coma de 2 a 4 gramas por dia para tirar proveito dos inúmeros benefícios que ele oferece.

Canela

A canela em pó é uma boa maneira de consumir sobremesas sem açúcar. Também é possível fazer chá com a canela em pau. Tome cuidado com os excessos, pois eles podem levar à irritação intestinal e à intoxicação.

O termogênico tende a ocupar um papel de destaque na vida de quem faz exercícios com frequência. Aproveite os benefícios que esses alimentos e suplementos podem trazer para a sua rotina!

Agora que você já sabe de que forma os termogênicos podem ajudar, aproveite para conferir os planos do Gympass para treinar onde e como quiser!


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.