Bem-Estar Pessoal

Treinamento funcional e Crossfit: conheça as diferenças e benefícios

6 de set. de 2017
Última alteração 1 de jun. de 2023

Treinamento funcional e Crossfit estão na moda nas academias, por isso, a cada dia, mais pessoas procuram por essas modalidades para se exercitar! Diferentemente da musculação, esses métodos são realizados a partir dos movimentos naturais do nosso corpo. Assim, trabalham os músculos de forma integrada, trazendo benefícios estéticos e de saúde.

Mas quais as diferenças entre treinamento funcional e Crossfit? Qual resultado é possível obter com cada um dos tipos de treino? Quem pode praticar? Esclareça todas as suas dúvidas acompanhando este artigo, que vai detalhar como é realizada cada uma dessas atividades!

Saiba mais sobre o que é um treino funcional

Se você pensa que o treinamento funcional é uma novidade, está muito enganado! Isso porque a prática se baseia na funcionalidade do corpo humano, ou seja, é um treino que explora nossos movimentos naturais, que utilizamos para realizar qualquer tarefa no nosso dia a dia.

O homem sempre utilizou o corpo para sobreviver e para melhorar a performance nos esportes. Foi nos Estados Unidos que o método passou a ter a forma que conhecemos hoje e a se difundir pelas academias.

No Brasil, o treinamento funcional ganhou força no final da década de 1990, em São Paulo, inicialmente entre os praticantes de esportes de luta. Hoje, está bem popularizado nas academias do país e ganha cada vez mais adeptos.

Muita gente que estava cansada das sessões com aparelhos de musculação na academia encontra motivação realizando esses exercícios.

O treinamento funcional ganhou espaço também na mídia, visto que é a receita usada por muitas celebridades para emagrecer com saúde. É o caso das cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte e da apresentadora Sabrina Sato.

Benefícios

Mas, afinal, por que tanta gente procura essa forma de se exercitar? Porque ela trabalha o corpo como um todo, melhorando a aptidão física e prevenindo lesões. Dessa forma, ajusta a postura e melhora o condicionamento físico, agilidade, velocidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, força e resistência.

O principal objetivo do treino funcional é trabalhar o chamado core, o centro de gravidade do corpo, que abrange os músculos do abdômen, quadril e lombar, sendo responsável pela estabilização da coluna. Dessa forma, o diferencial desse método é usar essa musculatura em todas as atividades.

Benefícios treinamento funcional e crossfit

Um princípio do treinamento funcional é a propriocepção, ou seja, a sensibilidade para receber estímulos oriundos do próprio corpo. É a noção de consciência corporal, que traz benefícios para a capacidade funcional do corpo com um todo.

Tudo isso melhora o desempenho em atividades que realizamos rotineiramente. A prática define o corpo de forma harmônica, ajuda a emagrecer, reduz o percentual de gordura e traz ganhos cardiovasculares.

O que se valoriza com essa prática física é, portanto, a qualidade do movimento, e não somente ganho muscular e queima calórica.

Como é praticado

No treino, o aluno corre, agacha, pula, puxa, gira e empurra, ou seja, é tudo muito dinâmico, desafiante e motivador, visto que combina diferentes habilidades. Dessa forma, é uma atividade física que oferece uma gama de variações, bastante diferente das sessões tradicionais com aparelho de musculação.

Muitos exercícios são realizados com o peso do próprio corpo, como a prancha abdominal, que promove a isometria, ou seja, sustentação do corpo sem que haja movimento. Na prancha de quatro apoios o aluno deita de barriga para baixo e apoia os cotovelos e a pontas dos pés no solo.

Deve elevar o corpo até alinhá-lo completamente. Para os iniciantes, o apoio pode ser os joelhos. É possível trabalhar os músculos mais profundos do abdômen com esse exercício.

Um exercício do treino funcional que também utiliza o peso do próprio corpo é o agachamento, que trabalha a musculatura da perna e glúteos e fortalece a musculatura do core.

Acessórios

O treino funcional também pode ser realizado com o uso de acessórios como cordas, bolas, cones, elásticos e discos, que ajudam a exercitar a musculatura profunda, ou seja, trazer uma maior complexidade à atividade.

Em um dos exercícios com a bola, por exemplo, a pessoa deita-se de costas sobre o acessório, mantém os pés apoiados no chão e deve flexionar o tronco, voltando à posição inicial. Com isso, exercita os músculos abdominais e o equilíbrio, visto que precisa se equilibrar sobre a bola.

Com a corda, o aluno, em pé e com as pernas paralelas, segura o acessório com as duas mãos e o movimenta para cima e para baixo (ondulação de corda). Pode variar o movimento, movendo a corda para a esquerda e para a direita ou em diagonal. É possível ainda fazer o movimento com a corda e, ao mesmo tempo, agachar ou alternar as pernas.

Viu como um único acessório permite uma série de atividades? Ao fazer esse exercício, o aluno melhora o condicionamento físico, a coordenação motora, a musculatura dos membros superiores, trabalha a região do core e o equilíbrio.

Por conta disso, essa forma de treinar tem atraído homens e mulheres de diferentes faixas etárias, que buscam um exercício físico diferenciado.

Quem pode fazer

Como o treinamento funcional mexe o corpo de forma global, pessoas que já praticaram esportes diversos e outras atividades físicas vão se sentir bem à vontade com esse método.

Mas não desanime! Todo mundo pode praticar o funcional, mesmo os mais sedentários. O planejamento dessa prática leva em conta as características individuais, o histórico do aluno e as atividades que realiza no dia a dia, independentemente de seu nível de condição física.

É só começar devagar, para ir condicionando o corpo, sempre respeitando os próprios limites, para evitar lesões. Um dos princípios desse método é a progressão, ou seja, há a evolução gradativa do aluno.

Em todas as situações, é recomendado que o praticante tenha a autorização do médico para realizar a atividade e faça o treinamento acompanhado por um profissional de educação física. Assim, você se exercita com segurança, evitando lesões.

Para obter melhores resultados, o ideal é realizar o treinamento funcional três vezes por semana.

Diferença entre o treino funcional e a musculação

Como dissemos acima, o treinamento funcional trabalha os movimentos do corpo e grupos musculares de forma global. Por isso, desenvolve a aptidão física e a consciência corporal e define o corpo.

Na musculação, há ganho de massa muscular, perda de gorduras e melhora do sistema cardio-respiratório, porém a dinâmica de exercícios é diferente da realizada no treinamento funcional.

Ambas as modalidades trazem benefícios para a saúde, por isso, quem puder e quiser pode agregar as duas. Dessa forma, o aluno treina movimentos e músculos, realiza uma atividade física dinâmica (funcional) e consegue ter resultados estéticos mais rápidos (musculação).

Entenda o que é o Crossfit

Treinamento Funcional e Crossfit

O Crossfit foi criado na década de 1990, na Califórnia (Estados Unidos), pelo ex-ginasta Greg Glassman. Cansado das formas tradicionais de treinamento, sua ideia foi desenvolver um método desafiador baseado em exercícios funcionais de alta intensidade.

A criação do Crossfit tem a ver com sua história, já que ele foi vítima de poliomielite e usou a ginástica para superar seus limites, com o ganho de força.

Glassman tinha o objetivo de desenvolver o condicionamento físico integral do corpo, e não trabalhar apenas uma habilidade. Sua ideia era propor um programa com atividades simples como agachar, pular e correr, fundamentais para a manutenção da capacidade física de qualquer pessoa. Ou seja, nesse ponto, o treinamento funcional e Crossfit possuem um objetivo comum: exercitar o corpo todo!

O ex-ginasta inaugurou sua primeira academia em 1995, porém o Crossfit só se tornou uma marca registrada em 2000. Como o método apresenta bons resultados, várias academias (chamadas de boxes) passaram a segui-lo, afiliando-se à CrossFit Inc. Hoje, já são mais de 10 mil academias afiliadas em 97 países.

Em 2007, foi realizada a primeira competição oficial de CrossFit na Califórnia. O vencedor seria “a pessoa com o melhor condicionamento do mundo”, segundo os organizadores. A partir daí, passou a ser realizado todos os anos o Reebok CrossFit, uma competição de esportes bastante diferente.

Isso porque os participantes só sabem quais desafios vão encarar no dia da prova, ou seja, precisam ter força e fôlego em diferentes atividades.

Necessidade de credenciamento

Então, a marca não pode ser utilizada por qualquer academia por aí. É preciso que ela seja certificada (é necessário fazer uma prova e estar com a anuidade em dia). Só assim o treino oferecido será eficaz e seguro, já que seguirá o que foi desenvolvido por Glassman.

O que é o Crossfit

É um programa realizado em equipe que utiliza movimentos funcionais variados e de alta intensidade. São movimentos que se dividem em três modalidades: levantamento de peso, atividades de ginastas e condicionamento metabólico (aeróbico/cárdio).

Em resumo, podemos dizer que o Crossfit se divide em três pilares: movimentos funcionais, treinos/atividades de alta intensidade e variação constante.

Um treino de Crossfit visa o desenvolvimento de 10 capacidades físicas: resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, velocidade, agilidade, potência e precisão. Por isso, pode ser considerado um treino completo para militares.

Para os atletas, essa prática pode ajudar bastante, já que é um excelente treino preparatório seja para qual for o esporte. Tudo isso porque é um teste e tanto de resistência física.

O Crossfit também é o queridinho de muitas celebridades que esbanjam um corpo bem definido. Os famosos que aderiram a essa atividade de alta intensidade são: Bruno Gagliasso, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli e Bruna Marquezine.

Esporte do fitness

Segundo Glassman, “Crossfit é, simplesmente, um esporte. O esporte do fitness”. Isso porque é realizado em grupo, ou seja, incentiva uma competição saudável, espírito de equipe e a diversão, visto que há a definição de regras e padrões de desempenho.

Os exercícios propostos pelo método têm alto impacto e intensidade, por isso, a não ser que você seja um atleta com um condicionamento físico altíssimo, não é recomendável que o seu treino ocorra todos os dias.

Benefícios do Método Crossfit

Quem pode praticar

Como detalhamos acima, o Crossfit é um treinamento único, completo e eficiente de força e condicionamento físico. Tem como diferencial ser totalmente adaptável ao aluno, independentemente de seu preparo físico ou faixa etária.

O treino é recomendado inclusive para quem é sedentário e quer começar a se exercitar, para idosos — para que envelheçam com mais autonomia e qualidade de vida — e até para portadores de necessidades especiais.

Porém, é preciso ter ânimo para encarar um treino “mais pesado” e estar disposto a superar limites. O importante é que a atividade seja realizada após uma avaliação médica e com a supervisão de um instrutor habilitado e em uma academia credenciada à marca.

Como é praticado

Para o iniciante, as primeiras aulas serão voltadas para o aprendizado dos movimentos funcionais. Só depois ele parte para o treino em grupo, em que os movimentos serão aprimorados e corrigidos.

Para começar, o praticante faz o aquecimento, realiza um segmento do treinamento de força e depois faz o WOD (workout of the day), que, traduzindo, significa “treino do dia”. No WOD, o aluno realiza os exercícios que foram passados na etapa anterior em um tempo menor,com intensidade mais alta e maior número de repetições em um período de tempo.

As aulas permitem que o aluno esteja bem preparado para realizar qualquer tipo de movimento do cotidiano e para praticar qualquer modalidade esportiva.

Atividades do Crossfit

Se você já viu pessoas na academia tendo que virar um pneu de caminhão e achou inusitado, certamente ela estava praticando Crossfit. Como já destacamos, o método inclui uma gama variada de atividades desafiadoras — e por isso atrai tanta gente. Conheça abaixo algumas delas:

  • fazer abdominais;
  • agachar;
  • fazer flexões;
  • saltar de uma caixa;
  • correr;
  • balançar cordas;
  • erguer e virar um pneu de caminhão;
  • erguer outros pesos.

Para a realização dos exercícios, é utilizado o próprio corpo ou equipamentos específicos, que permitem uma variação maior das atividades propostas. Conheça alguns acessórios utilizados no Crossfit:

  • Wall Ball: são bolas pesadas, com carga, e o praticante deve arremessá-las à parede. Com isso, realiza um exercício para aprimorar a força dos membros superiores;
  • Corda naval: com ela, é realizado o treino rope. A corda é grossa e pesada, e, quando o aluno balança o acessório (ondulação), trabalha os membros superiores e a região do core. Vários grupos musculares ficam contraídos para que ao aluno mantenha a força e o equilíbrio;
  • Box: são, na verdade, caixas de madeira utilizadas para treinar saltos. O treino é chamado de pliométrico;
  • Abmat: utilizado pelo aluno para auxiliar a região lombar no momento dos exercícios abdominais;
  • Barras olímpicas: com elas, o praticante realiza o movimento do LPO (Levantamento de Peso Olímpico). São exercícios para aumento de força de todo o corpo;
  • Kettlebell: trata-se de uma bola bem pesada de ferro fundido com uma alça que permite variados exercícios para a melhora da força e potência muscular.

Benefícios

Praticar o Crossfit regularmente traz uma série de benefícios para corpo e mente e no desempenho das atividades diárias, prevenindo lesões. São eles:

  • melhora da força e resistência muscular;
  • melhora do equilíbrio, coordenação e flexibilidade;
  • aumento da velocidade: melhora da performance em corridas;
  • redução do percentual de gordura corporal e, consequente, redução de peso e medidas;
  • alto gasto calórico;
  • definição da musculatura;
  • aumento da capacidade cardiorrespiratória;
  • redução do estresse;
  • melhora da autoestima e confiança;
  • incentivo ao espírito de equipe.

Conheça as semelhanças e diferenças entre o Treinamento Funcional e Crossfit

Conheça as semelhanças e diferenças entre o Treinamento Funcional e Crossfit

Neste artigo, procuramos detalhar o que é treinamento funcional e o que é Crossfit. É importante saber quais os princípios de cada uma dessas práticas, porque muitas pessoas acham que são a mesma atividade física.

Semelhanças

O treinamento funcional e Crossfit se baseiam nos movimentos funcionais para a realização do programa de atividades, que, na verdade, são os exercícios básicos que realizamos diariamente para o desempenho normal de atividades rotineiras, como: levantar uma sacola de supermercado pesada, agachar-se para pegar uma criança do chão, erguer os braços para ensaboar os cabelos etc.

Para isso, as atividades propõem exercícios que vão trabalhar os grupos musculares de forma integral, ou seja, o corpo como um todo. Isso proporciona melhora da força, equilíbrio, condicionamento físico, agilidade, velocidade e resistência.

São movimentos realizados com o peso do próprio corpo ou com o auxílio de acessórios específicos. Os resultados: perda de peso, melhora da saúde em geral e corpo definido.

Então, dá para perceber que tanto o treino funcional quanto o Crossfit trabalham o corpo de forma global e, por isso, são uma opção diferenciada do treino tradicional da academia. As conhecidas séries repetitivas de musculação trabalham grupos musculares isolados.

Os programas dos dois métodos permitem aulas diferentes a cada dia, o que motiva os alunos a se exercitarem. Esse é um dos motivos pelos quais o treino funcional e o Crossfit estão na moda e ganham tantos adeptos.

Diferenças entre treinamento funcional e crossfit

Bom, até aqui, você pode estar pensando que não há muita diferença entre eles. Mas é aí você se engana! Pode-se afirmar que são parecidos, entretanto, se baseiam em metodologias diferentes.

No treinamento funcional, as aulas propõem uma rotina de exercícios, como puxar, empurrar, agachar e saltar, trabalhando com o peso do próprio corpo ou com o auxílio de acessórios. Como resultado, consegue-se melhorar a aptidão física, deixando o corpo mais forte e definido de forma natural (sem excesso de músculos).

Pode-se dizer que o Crossfit é um tipo de treinamento funcional. Foi desenvolvido nos Estados Unidos nos anos 90 e virou uma marca registrada, difundida no mundo inteiro. A prática, também chamada de esporte do fitness, se vale dos movimentos funcionais, mas, ao contrário de qualquer treinamento funcional, busca os resultados.

Visa aprimorar ao máximo a força e condicionamento físico do praticante, e por isso propõe exercícios “mais pesados”, de alta intensidade, com ou sem acessórios e com uma variação constante das atividades propostas. Cada aula apresenta um desafio novo, por isso, dá para dizer que não há rotina no Crossfit.

Um diferencial dessa prática é que os exercícios são feitos em equipe com aulas coletivas, o que traz motivação e uma competição sadia.

Por isso,apesar de a proposta indicar que o Crossfit pode ser feito por qualquer um, é necessário que o aluno esteja disposto a enfrentar desafios e superar limites. O praticante vai se preocupar com o tempo e carga utilizada, movimentos e técnicas corretos em cada exercício, buscando resultados cada vez melhores. Há regras e padrões de desempenho para serem seguidos.

Como já frisamos, é um treinamento completo para militares e um treino preparatório para atletas de qualquer tipo de esporte. Dessa forma, se você está pronto para testar sua resistência, não gosta do treino tradicional da academia, busca perder peso e quer ter uma maior definição muscular, talvez o Crossfit seja para você.

Em resumo, com o treinamento funcional, você realizará uma rotina de exercícios que visam à melhora da capacidade física com um todo, ideal para quem busca um corpo atlético.

O Crossfit tem uma metodologia própria, com exercícios baseados nos movimentos funcionais, porém de alta intensidade e com uma variação constante. É a melhor opção para quem busca se superar, atingindo resultados mais altos a cada treino.

Tenha em mente que o importante é se exercitar

Seja qual for a modalidade que você escolher, o importante é realizar uma atividade física regularmente — sempre supervisionada por um profissional de educação física.

Além dos ganhos estéticos, se exercitar faz bem para a saúde em geral e para a mente. Você terá qualidade de vida, vai prevenir uma série de doenças e ficará bem-disposto para enfrentar a correria do dia a dia. Reserve um tempinho todos os dias para cuidar de você mesmo!

Como você pôde acompanhar neste artigo, há opções de atividade física para todos os gostos, mesmo para quem não conseguiu ir adiante com o treino de musculação. Treinamento funcional e Crossfit estão aí para qualquer um que busque uma motivação a mais para começar a se mexer. Vá conhecer! Quem começa se anima, vê os resultados e não consegue mais parar!

Ficou com vontade de começar a treinar? Não perca tempo e mude agora o seu estilo de vida! Com o Gympass, você pode fazer Crossfit, treinamento funcional, musculação e diversas outras atividades para se preparar para uma trilha! Escolha seu plano, ou consulte o RH de sua empresa, caso tenha o benefício do Gympass Corporate.


Categoria

Compartilhe


Gympass Editorial Team

A Equipe Editorial do Gympass traz aos líderes de RH as informações necessárias para promover o bem-estar dos colaboradores. Em um cenário profissional em rápida evolução, nossas pesquisas, análises de tendências e guias práticos são ferramentas importantes para levar cada vez mais satisfação e saúde ao ambiente de trabalho.