Todo ano é a mesma coisa: o Dia dos Namorados chega e, com ele, chocolates e jantares fartos para comemorar a data. Porém, por que não fazer diferente? Que tal usar essa motivação romântica e fazer um treino a dois para melhorar saúde em casal?

Pensando nisso, elaboramos este texto com várias dicas de exercícios ótimos para um treino a dois. Também mostraremos como vocês podem se ajudar a emagrecer e conquistar bons resultados.

Continue lendo o conteúdo até o fim para saber mais!

As necessidades e vantagens do treino a dois

Há um senso comum tradicional de que as pessoas engordam e caem no sedentarismo quando entram em um relacionamento: o aconchego do lar, a comodidade de assistir séries e filmes com uma companhia, as refeições prolongadas pela boa conversa etc.

Essa teoria, aliás, é comprovada pela própria ciência. De acordo com uma matéria publicada pela revista Superinteressante, existem pesquisas que mostram essa tendência a engordar nos casais que são felizes.

Outro estudo, divulgado por um artigo da Folha de S.Paulo, atesta que os casados geralmente ganham alguns quilinhos porque passam a se preocupar bem menos com a aparência em relação aos solteiros.

No entanto, a história do treino em casal não acaba por aí e tem um final feliz. Segundo esta pequisa, os parceiros que treinam juntos podem desenvolver maior cumplicidade e afeto, melhorando o relacionamento como um todo. Ou seja, esse pode ser um incentivo e tanto para contrariar as estatísticas, deixar o visual em dia e fazer um programa a dois ótimo para saúde.

Os melhores exercícios para treinar em casal

Os melhores exercícios para treinar em casal

Nem toda atividade física tem a ver com a prática em dupla. Levando isso em consideração, preparamos uma lista com excelentes opções. Confira:

HIIT

HIIT é a abreviação de High-intensity interval training, isto é, treinos intervalados de alta intensidade. Eles são, há algum tempo, os queridinhos nas academias. O motivo? Ajudam a perder muito peso em pouco tempo.

Não existe nenhuma fórmula milagrosa para isso, é claro. Um treino de HIIT requer bastante esforço e dedicação dos praticantes. A melhor parte disso tudo é que as séries variam muito. Assim, é quase impossível que você ou o seu amor se sintam desmotivados.

VEJA TAMBÉM  Conheça 5 motivos para fazer pilates

Além de serem rápidos e se encaixarem até na mais ocupada das agendas, esses treinos podem:

  • aumentar a massa muscular;
  • melhorar a capacidade respiratória;
  • fortalecer os ossos;
  • queimar gordura mesmo após o fim do treino.

Corrida e caminhada

Corrida ou caminhada são ótimas escolhas para treinar em casal. Nos momentos mais leves do treinamento, é possível até colocar o papo em dia e dar boas risadas juntos. Além disso, vocês podem praticar ambas ao ar livre e aproveitar a beleza de uma praça ou um parque juntos enquanto se livram das calorias. É ou não é um ótimo programa?

Corrida ou caminhada são atividades indicadas para um treino a dois

Pilates

O pilates trabalha toda a extensão corpórea e ajuda na tonificação muscular de várias partes do corpo. Com duas ou três aulas por semana, você e seu par podem:

  • aumentar a flexibilidade;
  • corrigir a postura;
  • prevenir lesões;
  • fortalecer os músculos e articulações;
  • diminuir a sensação de cansaço;
  • melhorar a circulação sanguínea.

Abdominais

As abdominais são um clássico entre os exercícios, e isso não é por acaso. Elas são ótimas para definir a musculatura do abdômen e fortalecer a região do core, que é importante para manter as costas eretas e, assim, ficar longe daquelas dores tão incômodas.

Quando combinadas a uma alimentação saudável, elas também se tornam bastante eficazes para perder barriga. Existem inúmeras formas de fazer abdominal e isso é bom para variar os treinos. Lembre-se de não forçar o pescoço durante os movimentos, OK?

Agachamentos

Os agachamentos são boas alternativas para um treino a dois, principalmente porque podem ser feitos de diferentes maneiras. Existe uma variação, aliás, que é ideal para ser feita em dupla:

  1. posicione os pés paralelamente na largura dos ombros;
  2. fique de braços cruzados e dê as mãos para a outra pessoa;
  3. dê um passo para trás com uma das pernas, de frente para o seu parceiro;
  4. deixe todo o peso do corpo em cima da outra perna, que deve ficar firme no chão com o pé totalmente apoiado;
  5. desça o máximo que puder e utilize o apoio;
  6. repita o movimento com a mesma perna por até 10 repetições e troque de lado.
VEJA TAMBÉM  6 dicas para te ajudar a melhorar o desempenho na academia!

Casal de mulheres fazendo alongamento na academia

Exercícios com bola

Aquelas bolas grandes, utilizadas geralmente em exercícios de recuperação ou no pilates, funcionam muito bem em um treino a dois. Vocês podem se ajudar e encontrar o equilíbrio adequado nas posições que fizerem juntos.

Danças

Pode parecer loucura, mas dançar para emagrecer é uma ótima escolha. A prática ajuda a adquirir consciência corporal e é bastante divertida. Além disso, os pombinhos podem treinar em casa o que aprenderam durante as aulas.

Crossfit

O crossfit vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. É uma atividade desafiadora, que sempre motiva os praticantes a superar seus limites e a buscar os resultados desejados. Os treinos nunca caem na mesmice, fortalecem a musculatura, melhoram o condicionamento físico e detonam o estresse.

Yoga

Se vocês andam muito atarefados e preocupados com as obrigações rotineiras, fazer Yoga é uma saída e tanto. Ótima para o corpo e para a mente, essa atividade também é benéfica porque vocês podem se ajudar e relaxar juntos.

Ciclismo

Pedalar é bom por vários motivos: fortalecimento dos membros inferiores, aprimoramento da resistência física, ganho de condicionamento e a possibilidade de passear enquanto se cuida da saúde.

Andar de bicicleta em casal pode ser ainda mais divertido

Dicas para unir o casal

Siga estas dicas valiosas para ter ainda mais união na busca por uma vida mais saudável:

  • motivem-se mutuamente;
  • compartilhem metas;
  • desenvolvam o espírito de equipe;
  • evitem desculpas e cobrem disciplina um do outro;
  • passem confiança nos treinos mais difíceis;
  • busquem inspirações para manter hábitos sudáveis juntos.

Enfim, o treino a dois tem uma série de benefícios para o casal e pode unir vocês ainda mais. A tendência é que o cansaço vá embora e o vínculo amoroso que há entre vocês seja ainda mais fortalecido.

Se achou as dicas deste conteúdo úteis, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e marque os outros pombinhos que você conhece!