O treino intervalado de alta intensidade, HIIT, sigla que significa High Intensity Interval Training, ganhou notoriedade por sua eficácia na queima de calorias e aumento da capacidade física e respiratória.

No entanto, uma outra descoberta está fazendo com que a técnica seja cada vez mais aclamada por seus adeptos: um estudo publicado pela Mayo Clinic aponta que o HIIT combinado com treino de resistência é capaz de reverter o processo de envelhecimento.

O estudo

O objetivo do estudo foi encontrar evidências que contribuam com a melhoria da qualidade de vida de pessoas de todas as idades.

Conduzido por pesquisadores na cidade de Rochester, Minnesota, nos Estados Unidos, o trabalho teve duas faixas etárias como objeto de estudo: jovens adultos com idades entre 18 a 30 anos e idosos de 65 a 85 anos.

Os pesquisadores acompanharam as mudanças moleculares e metabólicas dos grupos por 12 semanas, coletando dados aleatoriamente 72 horas depois de completarem cada tipo de exercício.

Todos os tipos de treino aumentam o volume de massa magra e a sensibilidade à insulina, mas apenas os treinos intervalados de alta intensidade são capazes de aprimorar a capacidade cardiorrespiratória e a função mitocondrial dos músculos.

O HIIT também melhora os níveis de proteína muscular que não apenas melhoram as funções energéticas como resultam no aumento do volume dos músculos.

Obviamente, a reversão do processo de envelhecimento não acontece em apenas 12 semanas, mas o estudo pode provar o que todos nós já sabíamos: a atividade física é importante para garantir a saúde e, especificamente o treino intervalado de alta intensidade e o treino de resistência, pode resultar em benefícios ainda maiores, principalmente para os idosos.

Toda atividade física traz benefícios à saúde, principalmente aos idosos

Perdemos massa muscular conforme vamos envelhecendo e os pesquisadores verificaram que esta combinação de treinos aumenta a massa muscular em nível celular e reverte alguns dos efeitos do envelhecimento.

VEJA TAMBÉM  Passo a passo: como descobrir o tipo de esporte perfeito para o seu perfil

Para as pessoas mais velhas, o treino combinado permite que elas passem a ser mais funcionais e independentes. Foi observado que em apenas 4 dias de treino intervalado, pessoas com mais de 70 anos aumentaram a força muscular de forma significativa.

No entanto, para essa faixa etária, os treinos deverão ser acompanhados por profissionais qualificados e há a necessidade de liberação médica para que idosos possam realizá-los. Embora sejam incentivados a superar suas limitações, todos os treinos são realizados dentre das capacidades físicas de cada participante, o que confere total segurança nos treinos.

Respeito aos limites de cada indivíduo

Se você está começando a praticar exercícios físicos agora, antes de iniciar o treino combinado de HIIT e resistência, procure saber como eles são realizados. A melhor maneira é procurar um local que possua profissionais altamente capacitados e habilitados para aplicar os treinos.

Tire todas as suas dúvidas sobre a prática e, se possível, faça uma aula experimental para que conheça os seus limites, os quais devem ser respeitados, principalmente nos primeiros meses.

Treine de um jeito novo, com Gympass, além de você encontrar aulas de HIIT e outras 500 modalidades, você pode frequentar mais 12.000 academias para treinar do seu jeito, onde e como quiser pagando 1 única mensalidade!

Sobre BootcampCity: O exclusivo estúdio Bootcamp City conta com diversos recursos tecnológicos, embasamento científico, e um espaço contagiante para que você dê do seu melhor e queime até 1000 calorias por treino.

Matéria: enviada pelo estúdio Bootcamp City, parceira do Gympass.