Com tantas demandas cansativas no dia a dia, é fácil cair na tentação de abrir mão da rotina de treinos. Entretanto, deixar de se exercitar com frequência, mesmo que seja por um breve período, pode prejudicar sua preparação e seu desempenho, além de significar uma perda da qualidade de vida.

Para algumas pessoas, a rotina de treinos pode parecer descartável se comparada com outras tarefas diárias, mas se exercitar com frequência é a chave para melhorar a saúde, manter o bem-estar e buscar ter mais qualidade de vida.

Para aqueles que estão pensando em abandonar os exercícios de sua rotina de treinos, damos 6 motivos para continuar:

O corpo perde o preparo quando você abandona os treinos

1. O corpo perde o preparo

Após algum tempo praticando atividades físicas, nada mais natural do que fortalecer músculos, melhorar o condicionamento físico e tonificar partes do corpo. Isso porque uma rotina de treinos garante que você esteja se movimentando de forma saudável e isso se torna visível.

Quando se deixa de praticar exercícios com frequência, o corpo perde preparo, perde a aptidão para responder a estímulos externos da mesma forma que fazia antes. Isso é perceptível em pessoas sedentárias, por exemplo.

Mesmo que o corpo tenha uma boa memória muscular, é impossível fazer com que ele tenha o mesmo preparo quando não é submetido a atividades físicas frequentes, o que pode fazer com que voltar à ativa, depois de um certo tempo, seja muito mais difícil.

Caso seja extremamente necessário diminuir o ritmo dos treinos, é importante garantir que alguma atividade física continue sendo praticada, como a musculação, por exemplo. Treinos aeróbicos também podem ser feitos com facilidade. Caminhadas com assessoria podem ser praticadas em qualquer lugar e oferecem benefícios importantes.

2. Atividades físicas aumentam a produtividade

Atividades físicas aumentam a produtividade

Manter uma rotina de treinos também pode significar uma vida profissional melhor. Isso porque a prática de atividades físicas reduz consideravelmente o estresse, lesões causadas por movimentos repetitivos e doenças que podem afetar a produtividade no trabalho.

Exercícios como pilates, por exemplo, melhoram a postura, o que ajuda a trabalhar de forma mais confortável mesmo que isso signifique ficar sentado boa parte do dia; o boxe ajuda a reduzir o estresse, que pode prejudicar o desempenho no trabalho e o convívio com colegas; o yoga melhora a concentração, o que ajuda a produzir mais, em menos tempo e com mais qualidade.

VEJA TAMBÉM  Pode treinar resfriado ?

São inúmeros os benefícios que serão perdidos caso você abandone a prática regular de exercícios, incluindo seu dia a dia no trabalho.

3. Existem treinos de curta duração

Treinos de curta duração para quem tem pouco no dia a dia

A falta de tempo é uma das principais desculpas para abandonar a rotina de treinos. Entretanto, existem alternativas que atendem a todas as necessidades, inclusive treinos de curta duração para aqueles que têm o cotidiano mais corrido. Algumas modalidades esportivas podem ser feitas em menos de uma hora e aos finais de semana, por exemplo.

É perfeitamente possível montar treinos de musculação com duração de 40 minutos e é comum intercalar exercícios aeróbicos rápidos, mas extremamente eficientes como o HIIT. Algumas modalidades como natação, crossfit e zumba também podem ser feitas em aulas de uma hora e são excelentes alternativas para queimar calorias, fortalecer músculos e melhorar a saúde.

Caso não haja tempo, não é necessário fazer treinos muito longos em apenas um dia, isso pode, inclusive, ser prejudicial à saúde. Saber dividir bem o tempo ao longo da semana é uma forma de não abandonar a rotina de treinos e garantir todos os benefícios oferecidos pela prática.

4. É mais fácil ficar doente

É mais fácil ficar doente sem praticar esportes com regularidade

Exercitar-se com frequência é importante não apenas para manter o corpo belo esteticamente, mas, também, para garantir que ele continue saudável e forte. Praticar atividades físicas ajuda a melhorar a circulação do sangue, oxigenando os tecidos e evitando desde gripes e resfriados até doenças cardiovasculares.

A prática de exercícios ajuda a fortalecer os músculos e evita a perda óssea, que pode levar à osteoporose. A diabetes também está muito associada à falta de atividades físicas e doenças como hipertensão e obesidade são controladas com uma rotina de treinos constante.

Além disso, ao praticar qualquer exercício físico, o corpo produz hormônios como ocitocina, serotonina e endorfina, conhecidos como hormônios do prazer. Além de proporcionar aquela sensação de bem-estar que sentimos depois de um treino intenso, eles são responsáveis por reduzir o estresse e ajudam a combater a depressão e a ansiedade.

VEJA TAMBÉM  Projeto fitness: 10 tendências que você deve e 2 que não deve seguir

5. Existem modalidades que podem ser praticadas em grupo

A falta de motivação e força de vontade também são razões que levam muitas pessoas a abandonarem os exercícios. Entretanto, existem formas de se comprometer com a prática de atividades físicas e ainda ajudar outra pessoa e se manter motivada.

Para muitos, a prática de atividades físicas é uma forma de quebrar a rotina e interagir com outras pessoas, mesmo que seja durante um curto espaço de tempo. Parar de se exercitar pode significar perder esse benefício, o que pode aumentar a sensação de solidão e o estresse.

Modalidades que podem ser praticadas em grupo

Ao se comprometer com outras pessoas, é mais difícil se sentir desmotivado e a prática de exercícios físicos se torna bem mais divertida, dinâmica e espontânea. Treinar passa a ser uma atividade de lazer e não mais uma obrigação diária. Além de se exercitar com saúde, é uma forma de socializar, melhorar a autoestima e reduzir os níveis de estresse.

6. As suas metas ficarão cada vez mais distantes

Quando nos exercitamos com frequência e mantemos uma rotina de treinos, é mais fácil perceber os resultados vindo cada vez mais rápido e de forma mais aparente. Praticar atividades físicas passa a afetar de forma muito positiva a autoestima e se manter ativo passa a ser um cuidado diário.

Ao abandonar a rotina de treinos, metas e objetivos estabelecidos previamente ficam cada vez mais distantes e chegar naquele corpo dos sonhos começa a parecer uma tarefa árdua. A frequência de exercícios está ligada à manutenção do bem-estar, por isso é importante não deixá-la de lado.

Viu como a sua rotina de treinos é essencial para manter seu corpo ativo e sua mente saudável? Exercitar-se com frequência significa cuidar de si mesmo, tornar-se cada vez mais produtivo e dedicado a um estilo de vida sadio.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro do melhor conteúdo que a Gympass oferece!