Nas academias brasileiras, a procura por treinos para emagrecer aumenta cada dia mais. Afinal, a maioria das pessoas deseja perder alguns quilinhos extras, não é mesmo?

No entanto, um hábito bastante comum — e extremamente prejudicial — é recorrer às dietas e aos exercícios ditos “milagrosos”. Além de prejudicar a saúde, certas atividades, quando feitas sem supervisão, favorecem o surgimento do temido efeito sanfona.

A boa notícia, contudo, é que existem treinos capazes de fazer você emagrecer de forma saudável. Vale lembrar que as atividades devem ser acompanhadas de um cardápio balanceado, pobre em gorduras e rico em verduras, legumes e cereais integrais.

A seguir, conheça 7 treinos para emagrecer e continuar em dia com a saúde!

Treinos para emagrecer com saúde

1. Treino HIIT

Sem dúvidas, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é um dos melhores programas de exercícios para quem deseja emagrecer. Durante o treino, o aluno precisa realizar atividades aeróbicas (corrida, bike, pular corda etc.) em um curto tempo.

No decorrer da sequência de exercícios há pequenos intervalos de descanso (30 a 60 segundos). Como o treinamento é muito intenso, o praticante consegue queimar calorias em pouco tempo, sendo uma excelente alternativa para quem deseja resultados rápidos.

No entanto, é extremamente importante praticar as atividades com o auxílio de um profissional. Dessa forma, você evita lesões e garante um emagrecimento saudável.

2. Treinos combinados

Recentemente, descobriu-se que combinar o treino aeróbico com a musculação é uma das formas mais eficientes de perder gordura. Mas, afinal, por que isso acontece?

Bom, como você deve imaginar, as atividades aeróbicas queimam mais calorias do que as de musculação. Entretanto, essa perda de gordura ocorre somente no momento da realização do exercício.

Já a musculação age de uma forma um pouco diferente. Embora queime poucas calorias durante o treino em si (afinal, aqui o objetivo principal é ganhar massa magra), ela permite que o organismo continue trabalhando mesmo após ao final da atividade.

Isso ocorre porque esse tipo de exercício exige um maior tempo de recuperação. Sendo assim, o corpo pode continuar queimando calorias até 15 horas depois do final do treino.

VEJA TAMBÉM  Treino HIIT pode reverter o envelhecimento!

Para emagrecer de forma saudável e eficiente, portanto, o ideal é alinhar os dois tipos de atividades. Você pode iniciar a sua rotina com uma corrida, por exemplo, e finalizá-la com um exercício de musculação. Nesse caso, só tome cuidado para não sobrecarregar demais o corpo.

3. Treino funcional

Treino Funcional para emagrecer

O treino funcional é outra excelente alternativa entre os treinos para emagrecer de maneira saudável. Isso porque ele é desenvolvido levando em consideração as limitações e objetivos pessoais de cada aluno.

Assim, é possível criar sessões para quem deseja perder peso e tonificar os músculos ao mesmo tempo, por exemplo. Tudo vai depender do que o praticante almeja para ele.

Geralmente, os treinos funcionais são compostos por circuitos, que podem unir tanto exercícios de resistência (agachamento, levantamento de peso etc.) quanto estímulos aeróbicos (saltos, giros etc.)

4. Pilates

Embora queime menos calorias do que os treinos de alta intensidade, o pilates é uma das melhores formas de emagrecer com saúde. A quantidade de calorias perdida, contudo, vai depender da intensidade do treino e do tempo que é dedicado a ele.

Além de enxugar as gordurinhas extras, o pilates é um exercício que traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. Afinal, ele melhora a flexibilidade e a postura, alivia dores (principalmente as lombares), tonifica os músculos, entre outras vantagens.

Além disso, ele é considerado um treino de baixo impacto, sendo indicado para praticamente todas as pessoas — incluindo idosos, gestantes e crianças.

5. Dança

A dança é um dos treinos para emagrecer

A dança é uma forma eficiente, divertida e prazerosa de emagrecer. Além de mandar os quilos extras embora, ela melhora a autoestima, fortalece a musculatura, aumenta o condicionamento físico e muito mais.

É claro, porém, que a quantidade de calorias eliminada vai depender do estilo de dança que você escolher. Se você deseja resultados rápidos, recomendamos a fit dance.

A modalidade mistura ritmos dançantes (como a zumba) com exercícios aeróbicos. Em média, o aluno consegue perder cerca de 600 a 1.000 calorias por aula!

Além dela, existem outras danças bastante intensas, como:
• ballet fitness;
• salsa;
• zumba;
• dança do ventre;
• hip-hop.​

VEJA TAMBÉM  Conheça 18 alternativas para quem não gosta de treinos de musculação

 

 

6. Muay Thai

O Muay Thai é uma luta marcial extremamente intensa e que, por conta disso, está entre os principais treinos para emagrecer. Para praticar os golpes ensinados pelo professor, os alunos precisam gastar muita energia, o que possibilita uma queima de gorduras significativa — é possível eliminar até 1.500 calorias em uma hora!

Além do emagrecimento, o Muay Thai define e tonifica diversos agrupamentos musculares, principalmente nas regiões do glúteo e abdômen.

Se você não se identificar com a luta, no entanto, saiba que existem muitas outras capazes de emagrecer. O MMA, o judô e o jiu-jitsu são alguns exemplos.

7. Esportes

Os esportes — futebol, vôlei, basquete, tênis etc. — também merecem destaque quando o assunto é emagrecimento saudável. Isso ocorre porque, além de queimar calorias, eles trazem benefícios incontáveis para a saúde e o bem-estar do praticante.

Além disso, as atividades em grupo possibilitam uma motivação a mais para se alcançar determinado resultado. Afinal, elas promovem uma competição saudável, aumentam o comprometimento e costumam ser extremamente divertidas.

Jogar vôlei emagrece

Existem diversos esportes que proporcionam esses benefícios. Cabe a você, portanto, procurar aquele que mais se adéqua aos seus gostos e objetivos pessoais.

Como podemos ver, o que não faltam são opções de treinos para emagrecer. É importante salientar, contudo, que nenhum exercício sozinho faz milagre.

Para perder peso de forma saudável é necessário procurar um educador físico a fim de montar uma planilha de treinos personalizada para você. Além disso, adotar um cardápio balanceado é essencial.

Sendo assim, aumente o seu consumo de verduras, frutas e legumes, diminua as frituras, troque a massa branca pela integral, beba muita água e adote um estilo de vida saudável — evitando o consumo de álcool e outras substâncias nocivas, por exemplo.

Com a ajuda profissional adequada, foco e bastante responsabilidade, é possível perder peso em pouco tempo e com saúde. Vale lembrar que, após realizar os treinos para emagrecer, é essencial respeitar o tempo de descanso que o corpo necessita.

Quer saber mais detalhes? Então, confira 5 dicas sobre recuperação muscular!